Programa Alimento Seguro (PAS)

O que é o PAS?

Objetivos

Projetos

Produtos

Fale conosco

www.alimentos.senai.br


O que é o PAS?   |   topo

O Programa Alimentos Seguros (PAS) é realizado pelo Sistema S para evitar possíveis riscos de contaminação a que os alimentos estão expostos desde a produção até a mesa do consumidor. Ele é baseado no Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), que tem o objetivo de identificar os perigos biológicos, químicos e físicos que podem ocorrer na produção de um alimento, em uma determinada linha de processamento, e controlá-los nos Pontos Críticos de Controle (PCC). Dessa maneira, o APPCC é um sistema dinâmico e, quando aplicado corretamente, oferece a garantia de que o alimento não oferecer riscos à saúde humana, considerando que os perigos já foram controlados durante o processo de produção.

Sua relevância para garantir a qualidade e a segurança alimentar é reconhecida por diversos organismos internacionais, que sugerem a sua implantação para detectar e controlar os possíveis riscos de contaminação. Entre as instituições que recomendam sua utilização estão a Organização Mundial do Comércio (OMC), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o MERCOSUL. O sistema APPCC é obrigatório, inclusive, nos países da Comunidade Européia, Estados Unidos e Brasil.

HISTÓRICO - No país, a determinação de utilizá-lo é datada de 1993. O Projeto APPCC foi elaborado, em 1998, através de uma ação conjunta da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Nacional de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). A partir de 2002, o projeto passou a ser chamado Programa Alimentos Seguros (PAS) e atualmente é realizado pelo Sistema S. Buscando atender todas as etapas do processo dos alimentos, foram desenvolvidos seis projetos que contemplam a segurança alimentar desde o campo até a mesa: PAS Campo, PAS Indústria, PAS Distribuição, PAS Mesa, PAS Transportes, PAS Especiais.


Objetivos do PAS   |   topo

Reduzir os riscos dos alimentos à população, atuando no desenvolvimento de tecnologia, metodologia, conteúdos, formação e capacitação de técnicos para disseminar, implantar e certificar ferramentas de controle em segurança de alimentos, como as Boas Práticas e o Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), nas empresas integrantes da cadeia dos alimentos, em todo o país.


Projetos do PAS   |   topo

  • PAS Campo
    O objetivo desse processo é preparar o produtor rural no que concerne às exigências das indústrias que processam os alimentos, das redes de distribuição direta ao consumidor (supermercados e os mais diversos pontos de venda) e do mercado externo. Neste projeto, o produtor deverá saber controlar a contaminação dos alimentos por microrganismos patogênicos, agrotóxicos, produtos veterinários e toxinas microbianas e outros perigos que comprometem a segurança e a qualidade dos produtos produzidos no campo.
  • PAS Indústria
    Este projeto visa promover a segurança, a qualidade e a competitividade de todos os alimentos industrializados, a adequação das indústrias às exigências do mercado externo e da legislação brasileira, auxiliando inclusive na redução de perdas e custos na produção industrial de alimentos.
  • PAS Distribuição
    Busca assegurar tanto a segurança quanto a qualidade dos alimentos durante sua permanência nos centros de distribuição - a exemplo dos supermercados, mercearias, etc. - auxiliando na adequação dos estabelecimentos à legislação, na estocagem e na manipulação dos alimentos.
  • PAS Mesa
    Este projeto procura oferecer às cozinhas industriais, restaurantes, bares, panificadoras, hospitais, hotéis, ambulantes, etc. informações e programas de capacitação direcionados para a minimização dos surtos de intoxicação e infecção alimentar, bem como a adequação dos estabelecimentos à legislação brasileira.
  • PAS Transporte
    Capacita as empresas para promover a segurança e manutenção dos alimentos durante o transporte terrestre, aéreo, ferroviário e marítimo, evitando a deterioração dos alimentos em todos os elos da cadeia de produção.
  • PAS Ações Especiais
    Desenvolve campanhas e materiais específicos para diversos públicos, além de contribuir para pesquisas e atividades acadêmicas ligadas ao tema, tais como o PAS Educação, PAS Universidades/ Escolas técnicas e PAS Ações Especiais de Análise de Risco.

Vale ressaltar, que o Senac Pernambuco trabalha com dois segmentos do PAS: o PAS Mesa e o PAS Distribuição.


Produtos do PAS   |   topo

  • Seminários
  • Clínicas Tecnológicas
    As Clínicas Tecnológicas têm o objetivo de prestar serviços de consultoria coletiva, fornecendo soluções sob medida para problemas específicos de produtos e processos das empresas, bem como para empreendedores com interesses comuns.
  • Curso para técnicos de Empresas
    Esse curso tem o objetivo de capacitar os profissionais de indústrias de alimentos a elaborar e implementar Planos de APPCC/Boas Práticas na Fabricação.
  • Implantações e Boas Práticas (BP) e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC)
    As implantações das Boas Práticas e do Sistema APPCC nas empresas poderão ser feitas através de duas modalidades:

    • Consultoria Individual
      Para implantação em grandes e médias empresas, onde geralmente é formalizado um contrato de prestação de serviço entre a instituição mantenedora e a empresa.
    • Curso de Implantação Orientada (C.I.O.)
      Os C.I.Os constituem uma sistemática proposta para contornar algumas dificuldades, por parte das micro e pequenas empresas, quando da implantação das ferramentas (BPF e Sistema APPCC). O CIO é um curso, com horas teóricas e horas práticas.

Entre em contato conosco   |   topo

Para entrar em contato, envie uma mensagem para a Coordenação Técnica do Senac Pernambuco (Srª. Vívian Damasceno).
E-mail: viviandamasceno@pe.senac.br / Fone: 0800 081 1688.

Na mensagem, devem constar as seguintes informações:

  • Nome da instituição / empresa;
  • Responsável pelo contato;
  • Telefone;
  • E-mail;
  • Cidade para atendimento;
  • Dúvidas e/ou solicitações

Obs.: em breve, disponibilizaremos um formulário de contato.

Redes Sociais

 YouTube Flickr



Programa Senac de Gratuidade

Programa Alimentos Seguros

Cartão BNDES

Faculdade Senac

Pós-graduação Faculdade Senac Pernambuco

Marca Senac
Senac Pernambuco
Av. Visconde de Suassuna, nº 500, CEP 50.050-540 - Santo Amaro - Recife - PE
0800 081 1688 - senac@pe.senac.br - CNPJ: 03.485.324/0001-55
Parceiros