Programa Alimento Seguro (PAS)

O que é o PAS?

Objetivos

Projetos

Produtos

Fale conosco

www.alimentos.senai.br


O que é o PAS?   |   topo

O Programa Alimentos Seguros (PAS) é realizado pelo Sistema S para evitar possíveis riscos de contaminação a que os alimentos estão expostos desde a produção até a mesa do consumidor. Ele é baseado no Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), que tem o objetivo de identificar os perigos biológicos, químicos e físicos que podem ocorrer na produção de um alimento, em uma determinada linha de processamento, e controlá-los nos Pontos Críticos de Controle (PCC). Dessa maneira, o APPCC é um sistema dinâmico e, quando aplicado corretamente, oferece a garantia de que o alimento não oferecer riscos à saúde humana, considerando que os perigos já foram controlados durante o processo de produção.

Sua relevância para garantir a qualidade e a segurança alimentar é reconhecida por diversos organismos internacionais, que sugerem a sua implantação para detectar e controlar os possíveis riscos de contaminação. Entre as instituições que recomendam sua utilização estão a Organização Mundial do Comércio (OMC), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o MERCOSUL. O sistema APPCC é obrigatório, inclusive, nos países da Comunidade Européia, Estados Unidos e Brasil.

HISTÓRICO - No país, a determinação de utilizá-lo é datada de 1993. O Projeto APPCC foi elaborado, em 1998, através de uma ação conjunta da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Nacional de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). A partir de 2002, o projeto passou a ser chamado Programa Alimentos Seguros (PAS) e atualmente é realizado pelo Sistema S. Buscando atender todas as etapas do processo dos alimentos, foram desenvolvidos seis projetos que contemplam a segurança alimentar desde o campo até a mesa: PAS Campo, PAS Indústria, PAS Distribuição, PAS Mesa, PAS Transportes, PAS Especiais.


Objetivos do PAS   |   topo

Reduzir os riscos dos alimentos à população, atuando no desenvolvimento de tecnologia, metodologia, conteúdos, formação e capacitação de técnicos para disseminar, implantar e certificar ferramentas de controle em segurança de alimentos, como as Boas Práticas e o Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), nas empresas integrantes da cadeia dos alimentos, em todo o país.


Projetos do PAS   |   topo

  • PAS Campo
    O objetivo desse processo é preparar o produtor rural no que concerne às exigências das indústrias que processam os alimentos, das redes de distribuição direta ao consumidor (supermercados e os mais diversos pontos de venda) e do mercado externo. Neste projeto, o produtor deverá saber controlar a contaminação dos alimentos por microrganismos patogênicos, agrotóxicos, produtos veterinários e toxinas microbianas e outros perigos que comprometem a segurança e a qualidade dos produtos produzidos no campo.
  • PAS Indústria
    Este projeto visa promover a segurança, a qualidade e a competitividade de todos os alimentos industrializados, a adequação das indústrias às exigências do mercado externo e da legislação brasileira, auxiliando inclusive na redução de perdas e custos na produção industrial de alimentos.
  • PAS Distribuição
    Busca assegurar tanto a segurança quanto a qualidade dos alimentos durante sua permanência nos centros de distribuição - a exemplo dos supermercados, mercearias, etc. - auxiliando na adequação dos estabelecimentos à legislação, na estocagem e na manipulação dos alimentos.
  • PAS Mesa
    Este projeto procura oferecer às cozinhas industriais, restaurantes, bares, panificadoras, hospitais, hotéis, ambulantes, etc. informações e programas de capacitação direcionados para a minimização dos surtos de intoxicação e infecção alimentar, bem como a adequação dos estabelecimentos à legislação brasileira.
  • PAS Transporte
    Capacita as empresas para promover a segurança e manutenção dos alimentos durante o transporte terrestre, aéreo, ferroviário e marítimo, evitando a deterioração dos alimentos em todos os elos da cadeia de produção.
  • PAS Ações Especiais
    Desenvolve campanhas e materiais específicos para diversos públicos, além de contribuir para pesquisas e atividades acadêmicas ligadas ao tema, tais como o PAS Educação, PAS Universidades/ Escolas técnicas e PAS Ações Especiais de Análise de Risco.

Vale ressaltar, que o Senac Pernambuco trabalha com dois segmentos do PAS: o PAS Mesa e o PAS Distribuição.


Produtos do PAS   |   topo

  • Seminários
  • Clínicas Tecnológicas
    As Clínicas Tecnológicas têm o objetivo de prestar serviços de consultoria coletiva, fornecendo soluções sob medida para problemas específicos de produtos e processos das empresas, bem como para empreendedores com interesses comuns.
  • Curso para técnicos de Empresas
    Esse curso tem o objetivo de capacitar os profissionais de indústrias de alimentos a elaborar e implementar Planos de APPCC/Boas Práticas na Fabricação.
  • Implantações e Boas Práticas (BP) e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC)
    As implantações das Boas Práticas e do Sistema APPCC nas empresas poderão ser feitas através de duas modalidades:

    • Consultoria Individual
      Para implantação em grandes e médias empresas, onde geralmente é formalizado um contrato de prestação de serviço entre a instituição mantenedora e a empresa.
    • Curso de Implantação Orientada (C.I.O.)
      Os C.I.Os constituem uma sistemática proposta para contornar algumas dificuldades, por parte das micro e pequenas empresas, quando da implantação das ferramentas (BPF e Sistema APPCC). O CIO é um curso, com horas teóricas e horas práticas.

Entre em contato conosco   |   topo

Para entrar em contato, envie uma mensagem para a Coordenação Técnica do Senac Pernambuco (Srª. Vívian Damasceno).
E-mail: viviandamasceno@pe.senac.br / Fone: 0800 081 1688.

Na mensagem, devem constar as seguintes informações:

  • Nome da instituição / empresa;
  • Responsável pelo contato;
  • Telefone;
  • E-mail;
  • Cidade para atendimento;
  • Dúvidas e/ou solicitações

Obs.: em breve, disponibilizaremos um formulário de contato.

Redes Sociais

 YouTube Flickr



Programa Senac de Gratuidade

Programa Alimentos Seguros

Cartão BNDES

Faculdade Senac

Calendário Acadêmico 2014.1 Faculdade Senac Pernambuco

Marca Senac
Senac Pernambuco
Av. Visconde de Suassuna, nº 500, CEP 50.050-540 - Santo Amaro - Recife - PE
0800 081 1688 - senac@pe.senac.br - CNPJ: 03.485.324/0001-55
Parceiros