PALESTRANTES

PALESTRANTES

AUXILIADORA PADILHA / PE
Professora de Educação a Distância da UFPE. Graduação em Pedagogia, mestrado em Educação e doutorado em Educação pela UFPE. Pós- Doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela / Espanha. Pesquisa e atua sobre Coreografias Didáticas e Institucionais, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para Educação com ênfase em Didática, Inovação Pedagógica e Metodologias Ativas, Educação a Distância, Inclusão Digital, processos de ensino e aprendizagem e formação de professores. Professora da Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE. Coordena o Programa de Extensão Proi-Digital.


ANDRÉ LEMOS / BA
Doutor em Sociologia pela Université René Descartes Paris V, Sorbonne, Mestre em Política de Ciência e Tecnologia pela Coppe/UFRJ, Pós-Doutor (visiting scholar) pelas University of Alberta e Mcgill University no Canadá e pela National University of Ireland, Irlanda. Professor Titular da Faculdade de Comunicação (UFBA) e pesquisador do CNPq. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço. Áreas de pesquisa: Teoria da comunicação, Teoria Sociológica, Filosofia e Sociologia da Técnica, Cibercultura, Cidade e Tecnologias de Comunicação e Informação.

 


ANTONI ZABALA / ESPANHA
Catalão, graduado em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Barcelona, preside o Instituto de Recursos e Investigação para a Formação, é diretor do Campus Virtual de Educação da Universidade de Barcelona. Responsável pela maior transformação do sistema educacional espanhol pós-Franco, tornou-se referência internacional na educação. Consultor educacional para ministérios de vários países da América Latina como Argentina, Peru, Bolívia e México. Autor de diversos livros nas áreas de Didática Geral e Específica e ensino do desenvolvimento das competências.

 


CLÁUDIA GERMANA / PE
Pedagoga, Psicanalista e Pós-graduada em Gestão Educacional, participa da gestão pedagógica de escolas de educação básicas há mais de 25 anos. Docente no ensino superior, lecionou nos cursos de Enfermagem, Radiologia e Administração. Palestrante em congressos e formação de professores, consultora pedagógica para instituições educacionais públicas e privadas. Atua na área de Formação de gestores e professores, além de ministrar palestras com temáticas relacionadas ao binômio Família-Escola. Integra a equipe da Secretaria Executiva de Gestão de Rede da Secretaria de Educação da Prefeitura de Olinda.


CAIO LO BIANCO / RJ
Gerente Executivo da Eleva Educação. Ao longo dos últimos três anos liderou a criação do LIV – Laboratório Inteligência de Vida, projeto que desenvolve competências socioemocionais nos alunos. É autor de material didático do LIV e iniciou a sua carreira em educação como coordenador e professor do projeto Construindo o Saber, curso preparatório para concursos voltado a alunos de baixa renda. Graduado em economia / FGV-Rio e Arte-educação pelo instituto Pró Saber, Caio também é professor e coordenador da Escola Eleva e pós-graduando em processos educativos de Reggio Emilia.

 


CELSO VASCONCELLOS / SP
Doutor em Educação / USP, Mestre em História e Filosofia da Educação / PUC – SP; pedagogo, filósofo, conferencista; professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação; titular do LIBERTAD – Centro de pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica. Autor dos livros: “Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico”, “Construção do Conhecimento em Sala de Aula”, “Avaliação: Concepção Dialética-libertadora do Processo de Avaliação Escolar”, “Indisciplina e Disciplina Escolar: Fundamentos para o Trabalho Docente”, “Currículo: a Atividade Humana como Princípio Educativo”, dentre muitos outros.


DIEGO MAHFOUZ FARIA LIMA / SP
Professor, palestrante, escritor e diretor de escola. Agente de transformação humana desde 2006. Trabalha para a evolução, o sucesso e a felicidade das pessoas. Estudou Pedagogia e possui três pós-graduações: Especialização em Tecnologias Educacionais (PUC- RJ), Teorias e Práticas Pedagógicas (UNIP) E Administração Escolar (UNIP). Em 2014 assumiu a gestão da Escola Municipal Darcy Ribeiro em São José do Rio Preto / SP, onde encontrou inúmeros problemas e transformou a escola em modelo para o Brasil. Ganhador dos prêmios: Educador Nota 10, Educador do Ano e do Oscar da Educação (Academia Brasileira de Educação-RJ). Concorreu ao Prêmio de Melhor Professor do Mundo, ficando entre os dez finalistas.


EDUARDO TEVAH / RS
Bacharel em Administração Pública pela UFRGS com especialização em Gestão de Pessoas. Possui cursos de aperfeiçoamento na Europa e Estados Unidos. Professor Titular da Escola de Gestão em Brasília nas áreas de Engajamento no Setor Público e Desenvolvimento de Lideranças; Diretor Presidente da DE Consultores Associados; Assistido ao vivo por mais de 1 milhão de pessoas no Brasil e Estados Unidos; Reconhecido no mercado como um dos dez maiores palestrantes do Brasil nas áreas de vendas, motivação e atitude com foco em resultados; Autor de 5 livros com mais de 300 mil exemplares vendidos.


FERNANDA PEREIRA DA CUNHA / GO
Graduação em Educação Artística, Licenciatura Plena / Fundação Armando Álvares Penteado, mestrado em Artes pela USP e doutorado em Artes pela USP. É Professora Adjunta da Escola de Música e Artes Cênicas da EMAC/UFG. Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nos temas: Intermídia, Cultura Digital, e-Arte/Educação. Atuou no Programa mestrado e doutorado Interdisciplinar em Performances Culturais. É professora da Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado) em Música (EMAC/UFG). É coordenadora do Curso de Especialização em Arte/Educação Intermidiática (EMAC/UFG).


FERNANDO COSTA / PE
Psicólogo Clínico, Doutor em Hipnose Clínica Ericksoniana com distinção em Hipnose Prática, Academia Internacional de Hipnosis Clínica y Experimental, Barcelona, Espanha; Mestre em Hipnose Clássica e Ericksoniana, pela A.I.H.C.E.; Practitioner in Hypnosis pelo Atlantic Hypnosis Institute, Heldelberg, Alemanha. Pioneiro em Pernambuco no acompanhamento psicológico gestacional, responsável pela implantação do Projeto e da Cartilha Antibullying em escolas particulares do Recife, Diretor e Fundador do IACHC – Instituto Antônio Costa de Hipnose Clínica; Coordenador e professor do Curso de Pós-Graduação em Hipnose Clínica da UNINASSAU e Criador do Programa de entrevistas e curiosidades “Café Hipnótico”.


FRANCISCO SOARES / MG
Doutorado em Estatística pela University of Wisconsin – Madison e pós-doutorado em Educação pela University of Michigan – Ann Arbor. Professor titular aposentado da UFMG, onde atua em pesquisa no Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME). Foi membro do Conselho de Governança do Movimento Todos pela Educação, membro do Conselho Nacional de Educação desde 2012; integra o Conselho Técnico do Instituto Nacional para la Evaluatión de la Educatión (INEE) do México. Foi o primeiro presidente eleito da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE). Foi presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP/MEC de 2014 a 2016.


FRANCISCO CORDÃO / SP
Educador, sociólogo e filósofo. Graduado em Filosofia e Pedagogia. Especialista em Educação Profissional, Administração Educacional e Sociologia da Educação. Tem atuado como Conselheiro nos Conselhos de Educação do Município e do Estado de São Paulo e na Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE). Já foi Presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação e da Câmara de Educação Básica do CNE. Representou o Brasil no MERCOSUL Educacional. Atuou durante mais de trinta anos no Senac de São Paulo, ocupando cargos técnicos e gerenciais. Atualmente, é Conferencista e Diretor da Peabiru Educacional, Titular da Cadeira 28 na Academia Paulista de Educação, bem como Oficial e Comendador da Ordem do Mérito Educativo. Presta serviços educacionais a Sistemas, Organizações e Instituições Educacionais tais como Senac, Sesc e Representação da UNESCO no Brasil.


FREDERICO AMANCIO / PE
Bacharel em Administração pela UPE e em Direito pela UFPE, pós graduado em Economia Aplicada à Gestão Fiscal, pela FGV – SP. Possui MBA em Gestão de Negócios em Petróleo e Gás pela FGV – RJ. Auditor fiscal do Tesouro Estadual, foi Secretário Estadual da Saúde de Pernambuco, Vice-presidente e, em seguida, Presidente do Porto de Suape. Assumiu, ainda, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Secretaria de Planejamento e Gestão. Atualmente é Secretário Estadual de Educação, tornando-se um gestor e pesquisador da área educacional.


GAUDÊNCIO FRIGOTTO / RS
Graduado e Bacharel em Filosofia pela UNIJUI-RS, graduado em Pedagogia pela UNIJUI, Mestre em Administração de Sistemas Educacionais pela Fundação Getúlio Vargas – RJ e Doutor em Educação: História, Política, Sociedade – pela Pontifícia Universidade Católica – SP. Professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor Titular em Economia Política da Educação – na Universidade Federal Fluminense. Pesquisador AI – Sênior do Conselho Nacional de Pesquisa Certifica e Tecnológica – CNPq. Foi membro dos Comitês científicos da área de educação no CNPq, CAPES e FAPERJ, onde continua como consultor ad hoc até o presente. Coordenador do Grupo CNPQ – Trabalho, História, Educação e Saúde (THESE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e trabalho, educação básica e educação técnica e profissional na perspectiva da politecnia, educação e a especificidade das relações de classe do capitalismo no Brasil. Publicou sessenta e um artigos completos em periódicos nacionais e internacionais, é autor ou coautor de mais de 20 livros e publicou 70 capítulos de livros. Foi eleito como personalidade educacional no Estado do Rio de Janeiro no ano de 2011, uma iniciativa da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Jornal Folha Dirigida e Associação Brasileira de Educação (ABE). Agraciado com o Prêmio CORA CORALINA pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação na 36ª Reunião Anual conferido em 01.10.2013 pela contribuição dada à inclusão educacional.


ISABEL BELLAGUARDA / CE
Bacharelado em Psicologia / Universidade Federal do Ceará. É Diretora do Centro Internacional de Análise Relacional – CIAR; Psicoterapeuta, Psicomotricista Relacional Didata e Analista Corporal da Relação da CIAR; Doutora Honoris Causa pela Associação Brasileira de Medicina Psicossomática do Distrito Federal (ABMPDF). Membro de honra e fundadora da Associação Brasileira de Psicomotricidade Relacional (ABPR) e da Sociedade Internacional de Análise Corporal da Relação – América do Sul (SIAC); Coordenadora, Supervisora de estágio, Formadora Pessoal da Pós-graduação lato sensu e Formação Especializada em Psicomotricidade Relacional do CIAR; autora de livros e artigos científicos, atua nos âmbitos clínico e educacional.


JAIRO MARTINIANO / PE
Pernambucano, graduado em Psicologia e Gestão de Negócios; Especialista em Liderança e Motivação; Master Coach pela Sociedade Latino Americana de Coach; Palestrante Profissional; Hipnoterapeuta com formação Neurosemântica; consultor de empresas e instituições na área de motivação; participante de convenções de vendas e eventos executivos em todo o Brasil.

 


JARBAS NOVELINO BARATO / SP
Possui graduação em Pedagogia pelo Organização Educacional Barão de Mauá(1972), especialização em Avaliação à Distância pela Universidade de Brasília(1999), especialização em Administração Escolar pela Universidade Estadual de Campinas(1994), mestrado em Educational Technology pela San Diego State University(1984) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas(2003). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Sao Judas Tadeu. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Atuando principalmente nos seguintes temas:Formação Profissional, Educação para o trabalho, Educação Profissional, Epistemologia e educação, Educação do Trabalhador.


JEAN-ROBERT POULIN / CANADÁ
Doutorado em Orthopedagogia – Universidade de Montréal / Canadá, Mestrado em Educação Universidade Laval, Québec / Canadá; Aperfeiçoamento em Deficiência Intelectual -Universidade de Genebra / Suíça; Graduação em Ensino – Universidade Laval. Professor Titular associado da Universidade de Québec a Chicoutimi-Canadá. Atua na área de Educação Especial. Pesquisador em inclusão escolar, deficiência intelectual e aprendizagem cooperativa. Tem experiência em formação de professores para o atendimento educacional especializado. É pesquisador-colaborador no laboratório LER na UFC.


JOSÉ ANTONIO KULLER / SP
Pedagogo (UNESP), pós-graduado em Psicologia da Educação (PUC/SP). Foi responsável pela supervisão técnica do Senac São Paulo, diretor de Unidade de Educação Profissional, gerente do Programa Empresa do Cenafor, técnico da Fundação do Livro Escolar e professor da PUC-SP. Consultor da Unesco, do BID, do Curso de Pós-Graduação em Docência da Educação Profissional e do Modelo Pedagógico do Senac Nacional. É sócio-diretor da Germinal Consultoria e coordenador pedagógico do Programa Formare, da Fundação Iochpe.


JULIO EMILIO DINIZ / MG
Doutor (Ph.D.) em Educação pela Universidade do Estado de Wisconsin, em Madison, nos Estados Unidos. Professor em Dedicação Exclusiva da UFMG. Coordenou o Núcleo de Assessoramento à Pesquisa da Faculdade de Educação (NAPq/FaE/UFMG) e também assumiu a Coordenação Pedagógica do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/FaE/UFMG). Professor Visitante de várias universidades dos Estados Unidos. Membro do Consejo Asesor Científico do Centro de Investigación en Educación para la Justicia Social (CEJUS) da Universidad Católica del Maule, em Talca – Chile. Professor Colaborador da REAMEC – Rede Amazônica de Doutorados de Educação em Ciências e Matemática. Autor de livros, capítulos e organização de livros no Brasil, em Portugal e no Chile. Editor-chefe da Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores.


KARINE MOREIRA / CE
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, atuou em diferentes áreas da profissão, com experiência em gestão de pessoas e em educação. Trabalhou em grandes escolas de Fortaleza, voltada para todos os segmentos da Educação Básica, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Está no Grupo Ari de Sá há seis anos, onde iniciou como Psicóloga do Colégio Ari de Sá. Passou para o Sistema de Ensino Ari de Sá – SAS desde 2013, onde foi Trainee de Gente e Gestão, em seguida Consultora Educacional e hoje está à frente do setor, como Gerente de Consultoria Educacional N/NE.


LEO AKIO YOKOYAMA / RJ
Licenciado em Matemática pela UNICAMP, Especialização em Educação Matemática pela PUC-Rio, Mestrado em Matemática Aplicada pela UFRJ e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo. É professor do Colégio de Aplicação da UFRJ; possui experiência em Educação Matemática Inclusiva, Síndrome de Down e Conceito de Número, Formação de Professores dos Anos Iniciais, Ensino Fundamental e Ensino Médio, professor do PIC OBMEP, Geometria Dinâmica, Geometria Projetiva. Apresentador do programa “Matemática em Toda Parte II” – TV Escola; Autor do livro “Matemática e síndrome de Down.


LIALDA BEZERRA CAVALCANTI / PE
Doutora em Educação / UNICAMP; Mestre em Educação / UFPE; Licenciatura em Matemática / UFPE; integrante da linha de pesquisa do FORMAR/PRAPEM. Docente de Matemática do IFPE / Recife, é pesquisadora da disciplina Laboratório e Prática de Ensino de Matemática. Coordena o Grupo de Pesquisa em Estudos Matemáticos e Tecnologias (GEMTEC). Integra grupo docente do Mestrado do IFPE Campus Olinda. Atua em Laboratório de Ensino de Matemática, Utilização de Recursos Didáticos na Matemática, Formação de professores de Matemática na EaD, Geometria dinâmica e Softwares de Matemática.


LUCIANO MEIRA / PE
Ph.D. em Educação Matemática / Universidade da California – EUA; Mestre em ciências cognitivas e bacharel em Pedagogia. Professor Adjunto de Psicologia na UFPE; consultor em projetos de inovação do C.E.S.A.R – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife e coordenador de ciência e aprendizagem da Joy Street, empresa de tecnologias educacionais lúdicas do Porto Digital / PE.

 


LUIZ SCHETTINI / PE
Psicólogo e Teólogo, professor aposentado de Psicologia da Infância e Adolescência e Psicologia da Aprendizagem, da UFRPE. Durante os últimos 30 anos tem se dedicado à clínica, assessoria a escolas e palestras. Autor de mais de vinte livros sobre relações interpessoais, afetivas e adoção. Palestrante em congressos no Brasil e países da América do Sul, aborda a Pedagogia do Afeto como uma das soluções para o fazer pedagógico.

 


MÁRCIO GOMES / PE
Graduado em Engenharia pela UFRPE, Pós-graduado em Construtivismo e Educação pela Universidade Autônoma de Madri e pela Universidade Latino-Americana de Ciências Sociais da Argentina, Pós-graduado em Capacitação Pedagógica para o Ensino Superior pela UFRPE, MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pelo CEDEPE/Laureate Internacional Universities, formação Internacional em Coaching e Mentoring pelo Institut Holos de Santa Catarina (reconhecido pela Federação Internacional de Couching). Atualmente é Diretor do SAPIENS – Centro de Formação e Pesquisa, Diretor de Gestão de Pessoas do Grupo Preserve Liserve, professor de Pós-graduação e MBA’s, palestrante e assessor pedagógico com 25 anos de experiência. Ganhador de cinco prêmios em Educação no âmbito estadual e nacional em concursos promovidos pela Fundação Roberto Marinho e Secretaria de Tecnologia do Governo do Estado de Pernambuco, além de ganhador do Troféu Prof. Otávio Morais 2012, concedido pelo CEDEPE/Laureate International Universities.


MARCOS MAGALHÃES / PE
Nasceu em Sertânia, cidade do sertão pernambucano. Foi aluno do Ginásio Pernambucano, é engenheiro graduado pela UFPE e tornou-se presidente da Philips para a América Latina. Desde 2003 atua na educação; fundou o ICE – Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, entidade que reúne empresários e o poder público em busca de novos modelos de escola pelo Brasil. É um dos principais mentores da escola de tempo integral, modelo que iniciou no Ginásio Pernambucano e está sendo replicado em diversos estados brasileiros.

 


MARISE NOGUEIRA / RJ
Graduada em Química pela UFRJ, Mestra e Doutora em Educação pela UFF. Pós-doutorado em Etnossociologia do Conhecimento Profissional na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/Portugal. Especialista em Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz e professora associada da Faculdade de Educação da UERJ. Docente credenciada no quadro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana e de Educação Profissional em Saúde, do qual foi coordenadora no período de 2008 a 2012. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional em saúde, educação profissional integrada ao ensino médio, ensino médio, ensino técnico, reformas educacionais, saberes profissionais.


MIGUEL ZABALZA / ESPANHA
Professor Catedrático de Didática e Organização Escolar da Universidade de Santiago de Compostela – USC. Graduado em Psicologia, em Pedagogia e doutorado em Psicologia pela Universidade Complutense de Madrid. Foi diretor do Departamento de Didática e Organização Escolar, diretor do Instituto de Ciências da Educação, decano da Faculdade de Ciências da Educação, membro do Claustro e da Junta de Gobierno da USC. É presidente da Associação Iberoamericana de Didática Universitária e integra o Comitê Executivo da Rede de Docência Universitária (RED-U). Presidente do Instituto Latinoamericano de Estudos da Infância e Diretor da Revista Latinoamericana de Educação Infantil.


RITA VIEIRA DE FIGUEIREDO / RN
Professora titular da UFC. Graduada em Pedagogia pela UFRN, mestre em Educação pela UFRS, doutora em Psicopedagogia – Universidade Laval, Quebec, Canadá. Pós-doutorado em Linguagem Escrita e Deficiência Intelectual na Universidade de Barcelona (2005). Desenvolve ensino, pesquisa e extensão em Educação Especial, da Deficiência Intelectual, da Linguagem Escrita e da Inclusão Escolar. Pesquisadora do CNPq e consultora Adhoc da CAPES e do CNPq. É coordenadora do Curso de Formação de Professores em Atendimento Educacional Especializado da UFC.

 


ROBERTO BERTE / RS
Engenheiro Civil pela PUCRS, Doutor em Educação pela PUCRS, Mestre em Engenharia pela ESCOLA POLITÉCNICA DA USP em Planejamento Econômico-Financeiro. É Gerente de Educação Profissional do Senac-RS, tendo sido por mais de 05 anos Diretor da Faculdade Senac Porto Alegre. Administra e coordena as atividades educacionais das 43 Unidades do SENAC/RS com mais de 2.200 funcionários, respondendo junto a Direção Regional e ao Conselho Regional. Também atua como Conselheiro da SOGIPA, participando das deliberações e votações junto ao Conselho Deliberativo das ações realizadas pela Diretoria Executiva da Instituição.


RUBENS WAJNSZTEJN / SP
Graduado em Medicina pela USP, Dr. Rubens Wajnsztejn concluiu residência médica em Neurologia Infantil na Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP e doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC. É professor assistente de Neurologia da FMABC desde 1984, onde coordena o Programa de Residência Médica em Neurologia Infantil. Fundou o NEA – Núcleo Especializado em Aprendizagem, campo de estágio para os novos neuropediatras É presidente da SBNI – Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil.


REYNALDO JÚNIOR / RJ
Mestre em ensino de Física pela UFRJ. Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi professor por 10 anos da Escola Sesc de Ensino Médio/RJ e atualmente é analista da Gerência de Educação do Departamento Nacional do SESC. Coordena projetos de ensino médio no campo da tecnologia, inovação, Edutechs e formação de professores. Responsável pela implantação de espaços makers na rede nacional de escolas do Sesc.


THEREZA PENNA FIRME / RJ
Carioca, graduada em Psicologia (PUC/RIO), Mestre em Psicologia Educacional pela Universidade de Wisconsin, USA, Mestre e Doutora em Educação e Psicologia da criança e do adolescente pela Universidade de Stanford, Califórnia. Lecionou no Ensino Fundamental, Médio, Graduação e Pós-Graduação. Exerceu funções de Direção e Coordenação na PUC/RIO, UFRGS e UFRJ, atuando como professora, pesquisadora e orientadora de Dissertações e Teses. Tem experiência Nacional e Internacional (USAID, OEA, BID, BANCO MUNDIAL, UNICEF, PAHO, UNESCO) como Conferencista, Consultora e Avaliadora. É Coordenadora do Centro de Avaliação da Fundação CESGRANRIO, membro da American Evaluation Association e da Associação Brasileira de Monitoramento e Avaliação.


TÍCIA CAVALCANTI / PE
Graduada em Fonoaudiologia / UNICAP; mestrado em Psicologia Cognitiva / UFPE e doutorado em Psicologia Cognitiva / UFPE. É professora Associada I do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais, Centro de Educação da UFPE. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Centro de Educação UFPE. Coordenadora do Centro de Estudos Inclusivos – CEI. Membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE). Membro do Grupo de pesquisa TICC: Tecnologias Inovadoras em Computação e Comunicação. Desenvolve pesquisas em educação inclusiva, Impedimentos comunicacionais relacionados à deficiência motora e/ou intelectual, Comunicação Alternativa e Aumentativa, alfabetização e letramento da pessoa com deficiência.


VERÔNICA BORGES / RJ
Doutora em Educação pela UERJ, Graduada em Psicologia pela UFF, Especialista em Psicopedagogia pela PUC e Mestra em Educação pela UFF. Estagiou na Universidade de Luxemburgo. Professora Adjunta no Departamento de Educação Aplicado ao Ensino – DEAE da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação – Proped/UERJ na linha Currículo: sujeito, conhecimento e cultura. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa do CNPq Discursos sobre avaliação nas Políticas de Currículo para a Formação e o Trabalho Docente no Espaço Ibero-Americano. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Políticas de Currículo e cultura sob a Coordenação. Membro da Association for Teacher Education in Europe. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo e Formação de Professores.