Inclusão é tema do primeiro módulo do curso de Design de Moda da Faculdade Senac

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    Inclusão é tema do primeiro módulo do curso de Design de Moda da Faculdade Senac

    Pensar a moda como mais uma forma de inclusão social. Esta é a ideia da Faculdade Senac que promoveu o Projeto Integrador com os alunos do curso de Tecnologia em Design de Moda. Nele, os estudantes desenvolveram um artigo científico relatando a inclusão na moda com base na ergonomia e inspirações históricas, apresentando coleção de 25 peças que pudessem ser usadas por pessoas com necessidades especiais ou não. Depois, confeccionaram um vestido de festa inspirado em algum período histórico, mas com ar contemporâneo, que fosse confortável e usual.

    Um dos grupos tomou como referência o período Greco-Romano e produziu um modelo para uma cadeirante com paraplegia decorrente de uma lesão medular (TRM). Segundo a aluna Raffaelle Lunna, tudo no look precisou ser bem pensado. O tecido deveria ser leve para não causar desconforto quando em contato com a lona da cadeira e o cumprimento não poderia ser muito longo para não enroscar nas rodas e causar acidentes. Além desses aspectos, os alunos tinham em mente que as roupas não são diferentes daquelas que uma pessoa sem deficiência usaria, pois o intuito do projeto é incluir e facilitar a vida delas.

    Confeccionar essas peças foi um exercício de colaboração e trabalho em equipe e contribuiu muito para a formação dos futuros profissionais de moda. “Debater temas como inclusão no ensino superior, principalmente nesse segmento, é fundamental para a formação plena do profissional”, ressaltou a Coordenadora do curso de Tecnologia em Design de Moda, Danielle Borgiani. Mesmo com todo esforço para executar o desafio proposto, os alunos ficaram satisfeitos e orgulhosos do resultado final do trabalho. “Foi muito cansativo desenhar, criar, modelar, procurar tecido, etc. Mas no final é recompensador e supergratificante”, disse Lunna.

    Os resultados do Projeto Integrador já têm tomado dimensões internacionais. As professoras Drª Christianne Falcão e Drª Danielle Borgiani colaboraram na elaboração de um dos capítulos do livro Advances in Desgin for Inclusion, que será lançado no maior evento de ergonomia de Orlando no mês de julho deste ano.

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