Novos caminhos para aprendizagem no Encontro Pedagógico 2021

    PróximoAnterior
    Novos caminhos para aprendizagem no Encontro Pedagógico 2021_2

    Novos caminhos para aprendizagem no Encontro Pedagógico 2021

    Começou ontem (03) e, vai até amanhã (05), o Encontro Pedagógico 2021 do Senac. Com o tema Flexibilização da Educação: Novos Caminhos para a Aprendizagem, o evento conta com workshops e palestras, acontece de forma remota, e reúne professores, instrutores e coordenadores pedagógicos.

    A solenidade de abertura do evento aconteceu no estúdio da Casa do Comércio e contou com presença do presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Bernardo Peixoto, o diretor de Educação profissional Eliézio Silva, o diretor Regional Regivan Dantas e a diretora de Operações Maria Goretti. A programação cultural incluiu apresentação da Cia. 2 em cena de Teatro, Circo e Dança, e participação, em vídeo, de Toinho Mendes e lançamento do livro virtual “Mói da Sabedoria”. O “Mói da Sabedoria” é um livro digital que reúne artigos, relatos de experiência, artes visuais e poemas de artistas e colaboradores do Senac Pernambuco. A obra traz ainda o poema do artista e cantor pernambucano Beto Brito.

    Na sequência, os participantes assistiram à palestra de abertura “Aprendizagem AltFlex“, com Carla Arena e Samara Brito, educadoras associadas da ProfLab – programa de formações criativas, diretamente de Brasília. O encontro virtual abordou alguns teóricos da educação, sobre os processos de aprendizagem digital e dos desafios do ensino remoto em meio à pandemia do Covid-19, bem como ferramentas e gatilhos mentais que podem contribuir para o engajamento das aulas remotas, entre outros assuntos.

    Samara destaca que o ensino híbrido traz um aprendizado singular, e que é preciso ampliar o conceito de ensino-aprendizagem altamente flexível (AltFlex), que é o ensino remoto, alternado com o presencial. “Afinal, por mais que a gente queira voltar ao presencial, precisa entender que a dinâmica ainda vai continuar esse ano. Deve haver um planejamento pedagógico, e os professores precisam se adaptar a qualquer contexto, pensando tanto no modelo digital, quanto analógico”.

    No período da tarde, a programação seguiu com o workshop Habilidades do Futuro, com Denilson Shikako e Matheus Cardoso, da Fábrica da Criatividade. A dupla explanou sobre aprendizagem e estratégias ativas, mudanças de paradigmas, foco e práticas em grupos, exercitando formas de gerar criatividade. Denilson falou da necessidade de se pesquisar referências em outros diretórios, a exemplo do Baidu, o “Google da China”, bem como o Scielo e Schiolarpedia, etc. Já Matheus, deu início à técnica de despertar a criatividade a partir de metodologia criada pela Fábrica da Criatividade, intitulada de “Cadê a Foca Pimba”.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar