Palestra alerta para o tratamento das disfunções do couro cabeludo

    PróximoAnterior
    A importância da atuação do terapeuta capilar nas disfunções do couro cabeludo e haste

    Palestra alerta para o tratamento das disfunções do couro cabeludo

    “A importância da atuação do terapeuta capilar nas disfunções do couro cabeludo e haste”, foi o tema da palestra que aconteceu ontem (27), no auditório do Senac. O assunto foi discutido pela fisioterapeuta Edna Cristina, diretora pedagógica e técnica da rede Elos Estética e Saúde (PB), e pela instrutora do Senac na Paraíba Keli Oliveira, pós-graduada no assunto. O encontro abordou uma visão geral sobre as patologias do couro cabeludo e fios de cabelos, bem como os procedimentos e tratamentos.

    Palestra sobre tricologia no senac traz especialistas no assuntoEdna explica que a tricologia tem vários pilares: o tricologista médico, cosmético e o estético. “É uma área bem nova, mas tem fundamentação científica, delimitando a área de atuação de cada profissional”, explica. Keli Oliveira chamou atenção para quem faz alisamento com produtos à base de formol, pois deixa o cabelo selado, sem condições de receber nutrientes. E ressalta ainda que tudo que é aplicado no couro cabeludo é absorvido pelo organismo. “É preciso conscientizar as mulheres de que há casos de câncer e até má formação fetal, por causa do uso do formol. É ruim para cliente e para o profissional que aplica, pois inala o produto químico”.

    Uma das participantes do evento, Cintia Oliveira, já trabalha há oito meses em salão de beleza e está se especialistas em tricologia falam sobre patologias e disfunções do couro cabeludo e hastepreparando para abrir o seu próprio negócio. Ela diz que a palestra lhe mostrou outras opções de mercado. “depois de tudo que ouvi, tenho a intenção de atuar na área de cosmetologia e tricologia, pois também posso entender melhor o cabelo do meu cliente e atuar tanto com a parte estética, quanto de saúde. Sem falar que posso oferecer um serviço diferenciado”. Já Jessica do Vale, estudante de graduação em Estética e Cosmética, tem dermatite e foi uma das participantes do evento que se voluntariou na apresentação para fazer um diagnóstico do couro cabeludo e para uma aplicação de produtos. “A sensação foi muito boa, foi um alívio e quero continuar o tratamento. A área capilar não é um segmento que pretendo me especializar, mas preciso ter conhecimentos, pois sempre vai ter cliente fazendo alguma pergunta e você precisa saber passar”.

    A gerente da Unidade de Imagem Pessoal do Senac, Délia Melo, diz que o objetivo do evento foi justamente passar informações e despertar o interesse dos profissionais e alunos do segmento de beleza e saúde sobre a importância de se investir em estudos e pesquisas nesta área. “Por ser um tema bastante em evidência, as pessoas estão procurando especialistas, com experiência para poderem conhecer melhor e seguir com mais segurança nos procedimentos capilares. As palestrantes deram informações valiosas e orientaram sobre os cuidados na avaliação para um resultado eficaz no tratamento. Futuramente, o Senac pretende ofertar o serviço e incluir este curso em seu portfólio para atender a esta demanda de mercado”.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar