Seminário debate combate à corrupção

    PróximoAnterior

    Seminário debate combate à corrupção

    No Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado hoje (9/12), o Senac Pernambuco, em parceria com a Controladoria-Geral da União em Pernambuco (CGU-R/PE), realizou o seminário virtual Controle Interno para uma Governança Anticorrupção, no auditório da Casa do Comércio, no Recife, com transmissão ao vivo pelo Youtube. Transparência, combate à cultura da impunidade, Lei de Acesso à Informação (LAI), Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), integridade e fiscalização dos gastos públicos foram alguns dos temas abordados. A iniciativa faz parte do acordo de cooperação técnica e acadêmica entre as duas instituições.

    O evento contou com as presenças do presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto; do superintendente substituto da CGU-R/PE, Rodrigo Caldas Dantas; do presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota; e de Evaldo Araújo, secretário do TCU em Pernambuco e representante do Fórum Permanente de Combate a Corrupção no Estado de Pernambuco (Focco-PE).

    Dando as boas-vindas, Bernardo Peixoto destacou a importância do evento para a gestão de empresas públicas e privadas. “Fico muito feliz em participar deste seminário aqui na Casa do Comércio. É mais um trabalho em conjunto com a CGU. Para os gestores, quanto maior a transparência e a divulgação dos dados, maior a segurança”, enfatizou.

    O presidente da Amupe, José Patriota, reiterou a opinião do presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, falou da preocupação de preparar os gestores públicos para uma gestão transparente e do papel da sociedade. “A transparência não é só para os órgãos de controle, mas para os cidadãos acompanharem como o seu dinheiro está sendo aplicado, o dinheiro público, da sociedade. Há muitos recursos de acompanhamento. Estamos todos num só barco, somos todos fiscais da aplicação dos recursos”, comentou.  

    AÇÕES EDUCATIVAS

    Evaldo Araújo, representante do Focco-PE e secretário do TCU em PE, reforçou a simbologia da data, que marca a assinatura da convenção das Nações Unidas contra a corrupção, em 2008. “Devemos, a todo momento, ressaltar a importância dessa convenção. Precisamos combater o vírus da corrupção, um fenômeno transnacional, desde a educação anticorrupção até o combate às ações quando os órgãos não cumprem o seu papel”, afirmou.

    Segundo o superintendente substituto da CGU-R/PE, Rodrigo Caldas Dantas, a Controladoria não acredita que apenas ações coercitivas são eficazes contra a corrupção: “São as ações de educação e prevenção que podem, a médio e longo prazo, mudarem as coisas no nosso país e eventos como este são ações de prevenção”.

    O seminário reuniu apresentações de Abelardo Lessa, coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção da CGU-R/PE; Mariana Coelho Barbosa Accioly, auditora federal de Finanças e Controle da CGU-R/PE; e Diogo Ramos, professor da FacSenac PE.

    Também participaram do seminário os diretores regional, de Educação e de Operações do Senac PE, Regivan Dantas, Eliézio Silva e Goretti Gomes, respectivamente, além de Carlos Calado, diretor da Faculdade Senac PE.

    O seminário virtual está disponível no canal do Senac PE no youtube, no link https://www.youtube.com/watch?v=d1Gs-3qe4iQ.  

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar