XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação

XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação debate conexões com o futuro

Publicado em: 16, ago. 2023

Evento acontecerá no Recife, em Caruaru e em Petrolina no mês de setembro e reunirá grandes nomes que abordarão os avanços no mercado da educação

Com o tema "Partilhar Experiências, Conectar Futuros", o XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação (CITE) trará ao debate o atual cenário da educação, de forma a estimular professores, gestores e demais profissionais da área a refletirem sobre propostas e práticas educativas inclusivas e inovadoras, a partir de experiências positivas e transformadoras. O evento é promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, com apoio do Sebrae-PE e do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, e será realizado de 20 a 22 de setembro, de forma presencial nos espaços do Senac nas cidades do Recife, de Caruaru e de Petrolina, além de uma programação virtual.

O evento contará com 51 palestras, sete oficinas e cinco prosas/mesas-redondas com nomes importantes dos cenários brasileiro e mundial, divididos em quatro eixos: Inovação e tecnologias educacionais; Formação e Práticas Pedagógicas; Inclusão e Diversidade; e Gestão e Empreendedorismo Educacional para a Educação. No encontro, serão abordados temas relevantes como Inteligência Artificial, gestão e empreendedorismo educacional, Cultura Maker, Neuroeducação, habilidades socioemocionais, diversidade, entre outros. Para participar, os interessados podem fazer as inscrições pelo site www.tecnologianaeducacao.com.br.

Para o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, o Congresso é um espaço de partilha de experiências pedagógicas exitosas e transformadoras, sendo fonte de informações usualmente utilizadas nos espaços educacionais, oportunizando a qualificação das práticas dos educadores a partir de apresentações, reflexão e compartilhamento de experiências. “Em um momento em que a educação atravessa tempos de transição, e se reorganiza gradativamente, é preciso não só explicar a aplicabilidade das tecnologias dentro da sala de aula, mas também conhecer e entender maneiras de como manter o aluno conectado à educação a partir de cases positivos. E quando falamos de tecnologias não estamos nos referindo a ferramentas de TI apenas. Entendemos tecnologia como qualquer recurso ou prática que favoreça o aprendizado e a troca entre docentes e estudantes”, ressalta o presidente.

Também estão previstas atividades paralelas, como o Espaço do Conhecimento, que contará com a apresentação de artigos científicos; o Salão de Empreendedorismo, ambiente virtual para a comercialização de produtos e serviços educacionais; Ideathons, mobilização de pessoas na busca de soluções criativas para educação; o Prêmio Lucilo Ávila de Educação, que valoriza experiências pedagógicas bem-sucedidas em Pernambuco; e o Prêmio Educador Josias Albuquerque, em homenagem aos professores, educadores, empresários e lideranças que contribuem com os avanços e o desenvolvimento da Educação em Pernambuco.

O XIX CITE proporcionará aos participantes a oportunidade de ouvir e aprender com profissionais de destaque nos campos da tecnologia e da educação. Dentre os palestrantes confirmados, destacam-se nomes como Luciano Meira (PE), Miguel A. Zabalza (Espanha), Lígia Zotini (SP), Francesco Tonucci (Itália), Bárbara Carine (BA), Leila Ribeiro (Brasília), Bernard Charlot (Paris), Eduardo Calbucci (SP), Ariane Cereda (PR), Gustavo Estanislau (SP), Andréa Regina (SP), Carolina Gaya (SP), Isaac D’Cesares, Renato Rodrigues (RN), Priscila Cruz (SP), Charles Pimentel (RJ), Peter Wiggins (BA) e Anna Beatriz Waehneldt (RJ).

Espaço do Conhecimento – O XIX CITE contará com um ambiente online que unificará produções educacionais desenvolvidas em todo o mundo, por meio da apresentação oral e publicação de Artigos Científicos e Relatos de Experiência. Os trabalhos serão publicados em anais e os 10 melhores Artigos Científicos e Relatos de Experiência irão compor um e-book exclusivo do evento. Outra novidade do Espaço do Conhecimento 2023 é a utilização do Digital Object Identifier (DOI), um padrão internacional que permite a identificação única das obras em ambiente virtual, proporcionando maior visibilidade e referenciamento das produções disponibilizadas. A submissão dos trabalhos deverá acontecer pelo Espaço do Inscrito, no seguinte endereço: https://www7.pe.senac.br/espacoconhecimento/inscricao, até o dia 14 de agosto.

O evento ainda contará com o Prêmio Lucilo Ávila, que reconhece experiências pedagógicas criativas e bem-sucedidas em instituições de ensino de Pernambuco. Os interessados, seja da rede pública ou da rede privada, podem se inscrever até o próximo dia 15 de agosto, no site do congresso. Durante o encontro, também haverá a entrega do Prêmio Educador Josias Albuquerque aos professores, educadores, empresários e lideranças que contribuíram com os avanços e o desenvolvimento da Educação em Pernambuco e foram escolhidos por uma comissão formada por profissionais da área.

Salão de Empreendedorismo – Eixo que conecta os stakeholders do mercado de educação, o Salão de Empreendedorismo é um espaço virtual para apresentação de empresas, produtos e serviços relacionados à área da educação.

Serviço
XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação (CITE)
Quando: de 20 a 22 de setembro de 2023
Locais: Recife, Caruaru, Petrolina e online
Inscrições: www.tecnologianaeducacao.com.br
Valor: R$ 119,90 (programação presencial) | R$ 59,90 (programação 100% virtual)
Mais informações: 0800.081.1688 ou 3413.6728/6729/6730

Realização

Apoio