XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação

Livro apresenta cartografias da educação profissional e discute o efeito docente

Publicado em: 21, set. 2023

O livro “Cartografias da Educação Profissional – Efeito Docente e Horizontes da Democracia”, do gerente de Educação Profissional do Senac MG, Murilo Alencar, foi lançado hoje (21), no XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação (CITE), ao vivo, dentro da programação da TV CITE, no canal do Youtube do Senac Pernambuco. Amanhã (22), ele segue para Caruaru para lançar dentro da programação do evento.

A obra é fruto de uma pesquisa de três anos e meio que investigou as variáveis que influenciam a qualidade da educação profissional. No livro, Murilo questiona o impacto direto da formação e escolaridade dos professores na educação, e defende que é preciso analisar o contexto em que eles atuam, considerando as condições oferecidas para o exercício da docência.

Ele também critica as políticas de responsabilização, que se baseiam em indicadores padronizados, e destaca a importância de entender as condições mínimas para melhorar a formação docente. “Eu questiono o impacto direto da formação e escolaridade dos professores na educação, e defendo que é preciso analisar o contexto em que eles atuam, considerando as condições oferecidas para o exercício da docência. Eu também critico as políticas de responsabilização, que se baseiam em indicadores padronizados, e destaco a importância de entender as condições mínimas para melhorar a formação docente”, avalia Murilo.

O gerente do Senac MG revela que seu interesse pela educação profissional nasceu de sua experiência como professor e gestor, e que viu nessa modalidade uma oportunidade para a juventude se inserir no mercado de trabalho. Ele também ressalta a importância de os professores estarem atualizados e preparados para integrar a tecnologia em sua prática pedagógica, adaptando-se aos novos tempos e modos de aprendizado.

Por fim, ele deixa um recado para os educadores, enfatizando a essência da docência, que é a capacidade do professor de estabelecer referenciais para a formação de hábitos nos alunos, e a atitude de aprendizado contínuo. O livro “Cartografias da Educação Profissional” é uma leitura indispensável para quem se interessa pelo tema e busca melhorar sua prática pedagógica e pode ser baixado em PDF, gratuitamente, através do link: editorapathos.com.br/cartografias-da-educacao-profissional.

Realização

Apoio