XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação

Ideathon: Senac abre inscrições para maratona de soluções criativas para a educação

Publicado em: 18, ago. 2023

Evento gratuito ocorre em setembro e é voltado para estudantes, professores, pesquisadores e gestores

O Senac Pernambuco abriu inscrições para o Ideathon CITE 2023, uma maratona de ideias colaborativas que acontece em setembro junto com o XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac. O evento reúne pessoas de diferentes campos de atuação, entre estudantes, professores, pesquisadores e gestores, para propor soluções criativas frente a desafios ligados às áreas de Educação, Sustentabilidade e Serviços. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.tecnologianaeducacao.com.br/ideathon.html.

A programação do Ideathon será realizada de forma presencial e simultânea nas três cidades que receberão o CITE 2023: Recife, Caruaru e Petrolina. O evento terá duração de 20 horas e ocorrerá nos dias 21 e 22 de setembro, das 9h às 18h. No ato da inscrição, o participante deverá escolher o local de sua preferência. Na capital, a programação acontece no auditório da unidade embarcada no Porto Digital, no Bairro do Recife. Já em Caruaru e Petrolina, o evento ocorre nas unidades do Senac localizadas nos bairros Indianópolis e Maria Auxiliadora, respectivamente.

Durante o Ideathon, os participantes terão a oportunidade de mostrar seus valores, desenvolver habilidades, conhecer outros profissionais e estudantes da área, fazer networking e realizar o planejamento de um projeto colaborativo de forma ágil. O objetivo da maratona é explorar e discutir novas ideias no processo de desenvolvimento de soluções com o uso de diferentes metodologias. Antes do início do evento, os participantes passarão por uma espécie de aquecimento, com a preparação e formação das equipes, no dia 14 de setembro. Essa etapa será realizada de forma online. O regulamento completo está disponível no site do CITE 2023.

Ao longo do Ideathon, os participantes terão contato com técnicas e ferramentas empreendedoras. Eles terão que construir, por exemplo, um quadro Lean Canvas, utilizado para planejar, comunicar e testar ideias de negócio de forma concisa e estruturada. Essa ferramenta permite uma análise rápida e eficiente da viabilidade e potencial de um projeto. Outra experiência que os participantes terão é com a criação de pitches. Trata-se de uma apresentação breve e persuasiva que tem como objetivo captar a atenção e o interesse de uma audiência. Este será o momento de "vender a ideia".

As equipes premiadas serão conhecidas no dia 22 de setembro, a partir das 17h. A banca julgadora será composta por professores, profissionais e parceiros. Serão vários os critérios de avaliação, incluindo a compreensão do problema alinhado ao eixo escolhido, a originalidade da ideia e a viabilidade de sua aplicação. O grupo vencedor terá o seu projeto incubado pelo Senac Pernambuco. Já as outras duas equipes finalistas levarão para casa uma bolsa de estudos, sendo uma do curso de idiomas do Senac, para o período de um semestre, e outra de um curso de qualificação profissional nos segmentos de Gestão ou TI. Cada integrante será contemplado.

CONGRESSO - O XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação (CITE) será realizado de 20 a 22 de setembro e terá como tema "Partilhar Experiências, Conectar Futuros". O evento ocorrerá de forma presencial em unidades do Senac nas cidades de Recife, Caruaru e Petrolina, além de uma programação virtual. O congresso trará ao debate o atual cenário da educação, de forma a estimular professores, gestores e demais profissionais da área a refletirem sobre propostas e práticas educativas inclusivas e inovadoras, a partir de experiências positivas e transformadoras.

Ao todo, o XIX CITE contará com 51 palestras, sete oficinas e cinco prosas/mesas-redondas com nomes importantes dos cenários brasileiro e mundial, divididos em quatro eixos: Inovação e Tecnologias Educacionais; Formação e Práticas Pedagógicas; Inclusão e Diversidade; e Gestão e Empreendedorismo Educacional para a Educação. No congresso, serão abordados temas relevantes como inteligência artificial, gestão e empreendedorismo educacional, cultura maker, neuroeducação, habilidades socioemocionais, diversidade, entre outros. Para participar, os interessados podem fazer as inscrições pelo site www.tecnologianaeducacao.com.br.

Realização

Apoio