XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação

Noite de abertura do CITE 2023 premia destaques da educação em Pernambuco

Publicado em: 20, set. 2023

Com o tema “Partilhar experiências, conectar futuros”, o XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação (CITE) teve sua abertura oficial na noite de ontem (19), no Salão de Eventos da Faculdade Senac Recife. O evento contou com a presença de colaboradores, autoridades e parceiros que prestigiaram a solenidade. A noite foi repleta de emoção e reconhecimento, com a entrega dos prêmios Lucilo Ávila e Educador Josias Albuquerque, que homenagearam projetos e personalidades que se destacaram na educação em Pernambuco.

A cerimônia foi iniciada pelo presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, Bernardo Peixoto, que agradeceu o apoio dos parceiros para a realização do evento. “Sem eles, não seria possível fazer um congresso tão grandioso e importante para a educação. Já temos cerca de quatro mil pessoas inscritas. Ficamos muito felizes em levar experiência, dedicação e tecnologia aos professores, porque são eles que nos dão conhecimento”, declarou.

Bernardo Peixoto destacou também as 61 inscrições internacionais no Congresso, vindas de países como Espanha, El Salvador, Moçambique, Timor-Leste, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Angola, Portugal e Irlanda do Norte. “São todos bem-vindos, a gente fica muito feliz. E esse é o objetivo do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac: servir”, afirmou.

Um dos momentos mais esperados da noite foi a entrega do Lucilo Ávila, cuja vencedora, a professora Joana Francisca Guedes Pereira, recebeu das mãos do diretor e superintendente do Sebrae PE, Murilo Guerra. Este ano, foram 46 trabalhos inscritos e ela se destacou pelo projeto “Resinarte: criar e fazer com resina na Escola Técnica Estadual Dom Bosco, em Casa Amarela”. O prêmio busca reconhecer experiências pedagógicas criativas e bem-sucedidas desenvolvidas por educadores em instituições de ensino públicas e privadas de todo o Estado.

Muito emocionada, Joana agradeceu ao Sistema pelo reconhecimento e incentivo ao seu trabalho como educadora e à Escola Técnica Estadual Dom Bosco, que apoiou a ideia. “A iniciativa busca desenvolver a educação empreendedora, fazendo com que os alunos passem por todas as etapas de um processo empreendedor, desde a criação do produto, a fabricação, a adaptação do negócio e a venda. O projeto também trabalha as habilidades socioemocionais dos alunos e tem um caráter social, pois os valores arrecadados com os produtos são revertidos em ações sociais da escola”. Como prêmio, ela recebeu uma pós-graduação da Faculdade Senac à sua escolha.

Na sequência, o presidente Bernardo Peixoto entregou o Prêmio Educador Josias Albuquerque, que é um reconhecimento a professores, educadores, empresários e lideranças que contribuíram com os avanços e o desenvolvimento da educação em Pernambuco. O homenageado deste ano foi o reitor da UFRPE Marcelo Carneiro Leão. “A gente tem no congresso vários parceiros, das mais diversas áreas. É uma alegria particular estar aqui e ver todo o desenvolvimento de qualidade. Estou muito feliz e fico muito honrado com essa premiação. Desejo sucesso ao evento e mais do que isso: gratidão por todo o acolhimento, apoio e toda a parceria do Sistema”, comemora.

Marcelo é pós-doutor no Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências pela Universitat de Barcelona e doutor e mestre em Química Computacional pela Universidade Federal de Pernambuco. É membro da Academia Pernambucana de Ciências (APC) e coordena o Núcleo Semente (Sistemas para a Elaboração de Materiais Educacionais com Uso de Novas Tecnologias) da UFRPE.

Para encerrar a noite, os convidados foram prestigiados com um jantar preparado pela equipe de chefs e alunos do Mascate Restaurante-Escola ao som do Coletivo Musical Isto é Choro. A banda apresentou clássicos do chorinho e músicas de compositores pernambucanos, valorizando a cultura e a tradição desse gênero musical brasileiro.

Congresso – O CITE é realizado pelo Sistema com apoio do Senac e do Sesc Nacional, do Sebrae Pernambuco, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Acontece no Recife, em Caruaru e Petrolina, além de ter uma programação virtual exclusiva. São quatro congressos simultâneos. Esta é a maior edição em número de atividades já realizada. Serão 65 palestras, prosas e oficinas.

O congresso terá ainda o Salão de Empreendedorismo, que reúne 33 empresas no ambiente virtual; o Espaço do Conhecimento, com apresentações de trabalhos e relatos de experiências; Ideathon – a maratona de soluções colaborativas voltadas para a educação.

Realização

Apoio