PALESTRANTES


ANNA PAULA GASPARRI / RJ

Pedagoga, professora, pós-graduada em Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes/RJ e experiência em Educação Infantil. Trabalha na rede Sesc há 27 anos, com formação de professores e coordenadores, realizando ações presenciais e a distância. Elabora, gerencia e avalia projetos na área de Educação.


ARNALDO MENDONÇA / PE

Licenciado em Matemática e professor desde 1977; especialista em Administração Escolar e Planejamento Educacional. Diretor Pedagógico do Colégio Atual (1985 / 2009); fundador e diretor Pedagógico do Colégio DOM (Olinda) desde 2010; Conselheiro Estadual de Educação de Pernambuco (2004 / 2014), onde presidiu a Câmara de Educação Superior por seis anos. Diretor Executivo do SINEPE / PE desde 2005 e professor de LIV do Colégio DOM (Laboratório Inteligência de Vida – Habilidades Socioemocionais). Coordenador geral do Congresso Internacional de Tecnologia na Educação de 2008 a 2018.

 


ANTÔNIO MENDES/ PE

Graduado em Ciências Biológicas (modalidade Licenciatura). Mestrando do Curso de Saúde Humana e Meio Ambiente. Especialista em Modelos de Gestão Educacional. Desenvolve pesquisas e técnicas metodológicas para disseminação, implantação e implementação de cursos e programas voltados à pesquisa educacional. Atualmente é Diretor do Centro Cultural Cais do Sertão e já foi Gerente de Estruturação do Turismo da Prefeitura do Recife e Gestor de Monitoramento e Planejamento da Empresa de Turismo de Pernambuco – EMPETUR.  Atuou na coordenação do Programa de Formação em Science Tecnologia engineering and Mathmatics (STEM) das Escolas Integrais do Estado de Pernambuco, Participou da Implantação do Sistema de Gerenciamento da Biblioteca do INFPC (instittuto Nacional de Formação e Profissionalização Continuada) e Formação de Professores de Língua Portuguesa em Timor Leste. Palestrante e Membro comissão Organizadora do Programa de Educação Científica e Feira Estadual de Ciências do Ceará.


BETITA VALENTIM / PE

Co-fundadora e sócia do Fab lab Recife, é coordenadora de Educação Maker, nome por trás da revolução Maker School, a escola de aprendizagem e experimentação mão-na-massa do Fab Lab Recife. Graduada em Psicologia e pós-graduada na Especialização em Políticas Educacionais e Inovação da EIPP/Fundaj. Já trabalhou com Psicologia Organizacional, Gestão de Pessoas e de Qualidade, além de ter atuado na área de produção cultural.



CLAUDIA COSTIN / RJ

Professora da FGV-RJ, onde também é diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (Ceipe), e professora convidada da Faculdade de Educação da Universidade de Harvard. É membro do comitê técnico do “Todos pela Educação” e articulista do jornal Folha de São Paulo. Anteriormente, foi diretora global de educação do Banco Mundial, secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro, ministra do Ministério da Administração, vice-presidente executiva da Fundação Victor Civita e secretária de Estado da Cultura do governo do Estado de São Paulo.


DANIELE TAVARES / PE

Doutoranda e mestre em Educação pela Universidad de Santiago do Chile (USACH). Especialista em Educação Especial e Gestão Educacional pela Universidade de Pernambuco (UPE). Atuou como gerente Geral de Política e Formação Pedagógica (GGPFP) – Prefeitura do Recife; assessora Educacional no Departamento de Educação Especial – Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e professora da educação básica em redes públicas e privadas de Recife- PE. Atualmente, é chefe da Divisão de Anos Iniciais da Prefeitura do Recife, professora no Ensino Superior em diversas Universidades, formadora Educacional pela Faculdade Senac e Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Inovação NUPI – PCR – Unicap.


DENILSON SHIKAKO / SP

Empresário, músico e cientista. Graduado em computação pela Universidade Mackenzie e em música pela Yamaha.  Ex-professor de Inovação da FIA-USP. Especialista em Neurociência e Criatividade. Sócio de empresas de tecnologia e roteirista de cinema e teatro. Fundador da ONG Projeto Vida Nova. Diretor da Fábrica de Criatividade. Consultor de inovação e palestrante em mais de 100 empresas como Rede Globo, Natura, Petrobrás, Basf, Banco de Tókio, Itaú, Promon Engenharia, Ministério da Educação entre outras.


EDGAR ANDRADE / PE

Ativista do Movimento Maker no Brasil, acredita que as mudanças na forma como consumimos coisas determinará o futuro do entretenimento, da educação, das cidades e dos negócios. É juntador de gente, ou CEO, do Fab Lab Recife, instrumento para a prototipação do futuro, atua como mentor de startups, e é também um dos jurados do Batalha Makers Brasil, reality show do Discovery Channel.


EDUARDO SHINYASHIKI / SP

Mestre em Neuropsicologia e Liderança Educadora. Especialista em desenvolvimento das competências de liderança organizacional, educacional e pessoal. Palestrante, escritor e conferencista Internacional com mais de 30 anos de experiência no Brasil e na Europa. Presidente do Instituto Eduardo Shinyashiki, já formou milhares de pessoas para atingir alta performance e autorrealização em suas vidas. Tem como missão ampliar o poder pessoal e a autoliderança das pessoas, por meio de palestras, coaching, treinamentos, formações e livros, para que elas obtenham resultados brilhantes e performances extraordinárias.


ERTON VIEIRA / PE

Graduado em Design pela UFPE-CAA e graduado em Sistemas de Informação pela UPE-Caruaru. Mestre em Ciência da Computação pelo CIn-UFPE com foco em Design, Tecnologia e Mídias Sociais. Professor na UNIFAVIP nos cursos de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico. Desenvolve trabalhos em Design (Identidade Visual e peças gráficas) e Mídias Sociais (consultoria e gestão).


EVERSON MELQUÍADES / PE

Pedagogo, arte-educador, ator e professor de Fundamentos da Arte/Educação e de Fundamentos do Ensino de Teatro, do Centro de Educação, da UFPE. Mestre e doutor em Educação, pela UFPE. Coordenador do Programa de Ensino de Arte Casa da Criatividade, do Núcleo Educacional Irmãos Menores de Francisco de Assis (Neimfa); diretor da Escolinha de Arte do Recife e vice-presidente da Associação Nordestina de Arte/Educadores (Anarte). É membro do Fórum Pernambucano do Ensino da Arte na Pedagogia, da Federação de Arte/Educadores do Brasil (Faeb), da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (Abrace), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), do Centro de Estudo e Pesquisa Paulo Freire.


FRANCISCO CORDÃO / SP

Educador, sociólogo e filósofo. Graduado em Filosofia e Pedagogia. Especialista em Educação Profissional, Administração Educacional e Sociologia da Educação. Tem atuado como Conselheiro nos Conselhos de Educação do Município e do Estado de São Paulo e na Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE). Representou o Brasil no Mercosul Educacional. Atuou durante mais de trinta anos no Senac de São Paulo. Titular da Cadeira 28 na Academia Paulista de Educação. Presta serviços educacionais a Sistemas, Organizações e Instituições Educacionais tais como Senac, Sesc e Representação da Unesco no Brasil.


GILVANIA PORTO / RJ

Pedagoga, professora, especialista em Educação Infantil, pela PUC-RJ, mestre em Educação Básica, pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Possui experiência em elaboração, execução, avaliação e monitoramento de projetos de formação de professores, presencialmente e a distância. No momento, atua na área de Educação do Departamento Nacional do Sesc.


GIORDANO RIBEIRO / PE

Possui graduação e mestrado em Ciencias da Computação pela UFPE e doutorado em Informatique, Telecommunications et Electronique pelo Laboratoire D’Informatique de Paris. É educador com ampla experiência em unir jogos, música e tecnologia. Para inovar no ensino de música, mergulhou no universo dos jogos produzindo softwares e games como a premiada Turma do Som. Professor da UFPE, é especialista em estratégias de planejamento para a criação de jogos. Focado em questões como ludicidade e tática, identificou que essas estratégias de concepção de jogos podem ser aplicadas à educação ajudando o professor a construir cenários para uma aprendizagem mais divertida. Atualmente é coordenador do grupo de pesquisa MUSTIC, da UFPE, e de diversos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.


INGRID KOUDELA / SP

Graduada, com mestrado e doutorado em Artes Cênicas, pela USP, é livre docente e professora associada aposentada da instituição. Com Bolsa de Produtividade de Pesquisa em nivel A1, é docente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, orientadora em nível de Mestrado e Doutorado. Pioneira na área de Pedagogia do Teatro, foi iniciadora desta área de pesquisa na Escola de Comunicação e Artes (ECA). Suas publicações incluem jogos teatrais e texto e jogo, que vão além de relato e analise de experiencias e suas respectivas influencias teóricas, apresentando o resultado de suas pesquisas na forma de uma metodologia que incorpora o teatro didático de Bertolt Brecht. É tradutora de literatura alemã, com indicações para o Premio Jabuti.


JADSON CAVALCANTI / PE

Licenciado em Ciências com habilitação em Biologia, é especialista em Tecnologias Digitais para a Educação e mestre em Gestão e Tecnologias em EAD. Atua como professor de Ciências e Robótica Educacional, há mais de trinta anos, na rede estadual e municipal de ensino. Professor conteudista dos cursos de Introdução a Robótica e Pilotagem de drones pela Unirec, é também professor multiplicador em novas tecnologias educacionais na rede municipal de ensino. Músico formado pelo Conservatório Pernambucano de Música, especialista em Flauta Transversal, Sax Alto e regência.


JAIRO MARTINIANO / PE

Com 28 anos de experiência com pessoas, é formado em Psicologia e Gestão de Negócios, especialista em Gestão de Qualidade e em Liderança. É professor Universitário de pós-graduação e MBA. Possui certificação Internacional em Master Coach, hipnoterapeuta com formação Neurossemântica e palestrante internacional. Atua em empresas nacionais e multinacionais em todo Brasil, sempre com uma forma descontraída e bem humorada, levando conteúdo e transformação através da reflexão comportamental.


JANUÁRIA CRISTINA / SP

Jornalista, Mestre em Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo; especialista em Infoeducação e em Educomunicação, escritora com mais de 40 obras publicadas. Ex-roteirista do programa infantil da TV Cultura “Bambalalão” e ex-colaboradora da Maurício de Sousa Produções como roteirista de histórias da Turma da Mônica. Colaboradora de diversos jornais e revistas como Cláudia, Marie Claire, Folha de S. Paulo, Jornal da Tarde, O Estado de São Paulo e Diário do Grande ABC escrevendo sobre Educação, Cultura e Comportamento. Em 2014 venceu o Prêmio Jabuti de Literatura pela obra “Para ler e ver com olhos livres”.


JARKKO WICKSTRÖM / FINLÂNDIA

Graduado em Ciências de Comunicação e mestre em Ciências Sociais, trabalhou como professor de segundo grau e pesquisador de Ciências de Comunicação na Universidade de Tampere até 2012. Produziu documentários sobre sistemas educacionais da América Latina (2014 – 2015). Entre 2016 e 2018 coordenou projetos de cooperação na área de educação e pesquisa na Embaixada da Finlândia, construindo parcerias entre universidades brasileiras e finlandesas, especialmente na área de educação e formação de professores. Desde 2018, representa quatro Universidades Federais da Finlândia pela Finland University no Brasil, na área de projetos transnacionais, focando em programas de formação inicial e continuada de professores, engenharias, medicina e TIC´s.


JAYSE FERREIRA / PE

Formado em Educação Artística, possui pós-graduação em Psicopedagogia. É professor há 10 anos e tem experiência em Ensino Fundamental II, Ensino Médio e EJA. Dedica-se a aplicação das diversas linguagens artísticas, e desenvolveu o projeto “Eu sou uma obra de arte: Etnias do Mundo”, que visa resgatar a autoestima e a valorização étnico-racial dos alunos. Foi vencedor do 8º Prêmio Professores do Brasil, realizado pelo MEC, na categoria Ensino Médio e, em 2019, foi escolhido como um dos 50 melhores professores do mundo pelo Global Teacher Prize, considerado o Nobel da Educação. Atualmente, dá aulas pela rede estadual na cidade Itambé (PE) e pela rede municipal em Pedras de Fogo (PB).


MÁRCIA FREDERICO / RJ

Psicóloga e atriz, articula em seu trabalho psicologia, teatro e educação. Formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com especialização em
sócio-psicodrama e em terapia sistêmica de família e casal elo Delphos Espaço Psicossocial RJ. Professora de teatro e de psicodrama há mais de 30 anos em diversas escolas, incluindo educação especial, como Teresiano, Espaço Total, Marista São José e, atualmente, a Andrews. É membro da diretoria da Associação de Terapia de Família e consultora pedagógica do LIV.


JORGE TELES / RJ

Economista, formado pela UFRJ, e cientista Social, pela (UFF). Mestre em Economia e doutor em Educação, ambos pela UFF. Como professor universitário, atuou na Universidade Cândido Mendes e na UFF. Servidor público da carreira de Especialistas em Política Pública e Gestão Governamental, exerceu suas funções nos Ministérios do Trabalho e Emprego, da Assistência Social, da Educação e da Cultura, bem como na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Como pesquisador social, trabalhou no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e no Observatório do Mercado de Trabalho – MTE. Chefiou o Departamento de Educação do Sesc Nacional. Na Fundação Biblioteca Nacional, atua com políticas de livro e leitura e no Centro de Pesquisa e Editoração.

 


LOURDES ATIÉ / RJ

Socióloga formada pela UFRJ, com especialização em Educação Infantil e pós-graduação em Educação pela FLACSO (Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, Argentina). Tem mais de trinta anos de experiência no campo da Educação, é assessora Pedagógica da ONG Doutores da Alegria para a construção do Projeto Pedagógico e na formação dos formadores. É autora do livro de literatura infantil Almanaque dos Contos de Fadas, publicado pela Editora Moderna. É autora das publicações do Programa Escolar da empresa Faber-Castell, voltadas para a formação docente, onde realizou, até 2017, encontros de professores e gestores em todo Brasil. Produziu conteúdos educativos especializados para as editoras Moderna, SM e Cosac Naif. Já trabalhou como assessora pedagógica no Canal Futura e TV Cultura, além de ter dirigido o Centro de Estudos da Escola da Vila, SP.


LUIZ ROSE / SP

Atua no campo de ensino de inglês há mais de 20 anos. Com formação em propaganda e marketing, ele atualmente trabalha como gerente pedagógico na editora Cambridge University Press da Inglaterra. Luiz também é autor de livros de vocabulário em inglês publicados pela Disal Editora e de paradidáticos publicados pela Cambridge University Press.


MOZART NEVES / PE

Engenheiro químico formado pela UFPE, doutor em Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutor em Química pela Politécnica de Milão – Itália. Foi professor e reitor da UFPE, presidiu a Andifes, foi secretário de Educação de Pernambuco e presidiu o Consed. Já foi presidente executivo do Todos Pela Educação (2007-2010) e membro do Conselho Nacional de Educação (2005-2014). É autor dos livros “Educação Sustentável” (2006) e “Educação Brasileira: uma agenda inadiável” (2015) e coautor do livro “A Urgência da Educação” (2011). Em 2008, foi eleito pela Revista Época como uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil. É o atual diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna.


RENATA ANDRADE / PE

Graduada em Ciência da Computação, especialização em “Planejamento e Gestão Organizacional”, Google Trainer e Diretora de Educação da Ensinar Tecnologia.


RENATO RODRIGUES / RN

Possui Graduação Tecnológica em Banco de Dados pela FALNATAL/Estácio de Sá e está concluindo MBA em Gestão de Projetos – TI. É Educador Inovador Especialista Microsoft e Coordenador das Áreas Educacionais de Informática, Comunicação, Artes e Design do Senac RN, que recentemente tornou-se uma Microsoft School, onde já trabalha há 23 anos. Coordena as salas do Senac Microsoft Smartlab no RN e é entusiasta por inovações tecnológicas; movido por desafios e apaixonado por compartilhar conhecimento.


RITA BERSCH / PE

Fisioterapeuta, mestre em Design, pela UFRGS, com pesquisa na área de Tecnologia Assistiva aplicada ao contexto educacional inclusivo. Diretora da Assistiva Tecnologia e Educação, possui formação em Tecnologia Assistiva pelo ATACP 2006 – Programa de Certificação Aplicado a Tecnologia Assistiva da CSUN – Universidade Estadual de Northridge, Califórnia, EUA e também pela Fundação Don Carlo Gnocchi de Milão, Itália. Membro da Sociedade Internacional para a Comunicação Aumentativa e Alternativa (ISAAC) e da ISAAC Brasil. Membro do Comitê de Ajudas Técnicas (CAT) da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República e autora de livros e artigos que abordam o tema da tecnologia assistiva.


SÉRGIO ABRANCHES / PE

Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira, mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: informática e educação, educação a distância, formação de professores, novas tecnologias e educação e educação e comunicação.


TANCICLEIDE GOMES / PE

Mestre em Ciência da Computação (2018), desenvolve projetos e pesquisas voltados ao ensino do pensamento computacional desde 2010. Atuou com o ensino do pensamento computacional na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Superior. Atualmente, no doutorado, busca estabelecer maneiras apoiar o professor da Educação Básica na incorporação do pensamento computacional em sala de aula de maneira exploratória e lúdica.


TENAFLAE LORDÊLO / PE

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Especialista em Design pela Universidade Estadual da Bahia (2005), graduado em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia, atua como professor nos cursos de Comunicação, Gestão e Design. Mentor de Modelagem de Negócio no Armazém da Criatividade Caruaru – Porto Digital e coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Extensão e Coordenador (Napes) do Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI). Atualmente dedica-se a construção de projetos e métodos para empoderar estudantes e professores na jornada empreendedora de impacto.


RONALDO MOTA / RJ

Diretor Científico da Digital Pages e Membro Titular da Academia Brasileira de Educação. Consultor, escritor e conferencista nas áreas de Novas Tecnologias e Metodologias Inovadoras em Educação. Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo, Mestre pela Universidade Federal da Bahia, Doutor pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós-Doutoramento nas Universidades de Utah/Estados Unidos e da Columbia Britânica/Canadá. Anteriormente, foi Chanceler do Grupo Estácio, Reitor da Universidade Estácio de Sá, Professor Titular de Física da Universidade Federal de Santa Maria e Pesquisador nível 1 em Física do CNPq, Professorial Visiting Fellow no Instituto de Educação da Universidade de Londres/Reino Unido, Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Secretário Nacional de Educação Superior, Secretário Nacional de Educação a Distância e Ministro interino do Ministério da Educação. Colunista dos Portais iG e BrazilMonitor (USA). Foi condecorado pela Presidência da República do Brasil como Comendador, na Classe Grã-Cruz, da Ordem do Mérito Científico Nacional.