Espaços virtuais para apresentação e comercialização de produtos e serviços voltados para a área de educação.
Entre na plataforma virtual e baixe o seu certificado.
Baixe seu certificado e o trabalho apresentado no Espaço do Conhecimento
O XVIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de setembro de 2022. Com formato inovador, ofereceu programações presenciais em Caruaru, híbridas no Recife e 100% virtuais. Foram 30 palestras e 8 oficinas com nomes importantes do cenário Educacional do Brasil e do mundo. E mais: apresentações culturais, shows, Ideathon, Salão de Tecnologia e Empreendedorismo (estandes virtuais para a apresentação e comercialização de serviços e produtos educacionais) e Espaço do Conhecimento (programação dedicada à disseminação e compartilhamento de trabalhos acadêmicos).
A 17ª edição do CITE foi realizada de forma 100% online nos dias 21, 22 e 23 de setembro de 2021. Participaram profissionais de destaque na área da Educação no Brasil e no exterior, como José Moran, Rossandro Klinjey, José Pacheco e muitos outros. Foram 12 palestras; 4 workshops; Ideathon; Salão de Tecnologia e Empreendedorismo e Espaço do Conhecimento.
Rio de Janeiro
Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordena o Grupo CINEAD: Laboratório de Educação, Cinema e Audiovisual, e seus projetos de pesquisa Políticas e pedagogias do cinema e da educação na escola e Acervos audiovisuais e universidades na produção de conhecimento escolar, assim como um Programa de Extensão Universitária que desenvolve atividades de iniciação ao cinema com crianças, adolescentes e adultos em escolas públicas e no setor pediátrico e geriátrico do Hospital Universitário da UFRJ. Participou do grupo fundador e da coordenação da REDE KINO: Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual e do GT de CINEMA-ESCOLA que elaborou a proposta de regulamentação da lei 13006/14. Coordena a coleção Alteridade e Criação na Editora Autêntica e faz parte da coordenação da coleção Cinemas e Educações da Editora Multifoco.
Recife
Engenheiro Eletrônico (UFPE, 1992), mestre em Psicologia Cognitiva (UFPE, 1995) e doutor em Ciências da Educação (Université de Paris V – René Descartes, 1999), atua nas áreas de Interação Humano-Computador com ênfase na concepção de ambientes colaborativos de aprendizagem. Atualmente é Professor no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco onde é líder do grupo de pesquisa Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional. É vice-presidente da Academia Pernambucana de Ciências, membro da Diretoria de Inovação da Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED, membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Computação – SBC. Foi professor visitante na Faculdade de Educação da UFC (Campus do Benfica), no Departamento de Ciência da Computação da Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile, no Instituto Fraunhofer para Pesquisa de Computação Gráfica IGD, Alemanha, e no Centro de Pesquisa Digital Etnográfica (DERC) - RMIT University, Austrália e Centre for Research in Education (CREN), University of Nantes.
Recife
Doutor em Educação pela Johns Hopkins University, é pesquisador visitante da New York University. Possui 20 anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento de inovações educacionais baseadas em evidências científicas. Em 2015 iniciou o projeto Escribo Play, uma plataforma de jogos para estimular e avaliar o aprendizado dos estudantes da educação infantil e anos iniciais. Liderou as maiores pesquisas experimentais já realizadas nas escolas do Brasil. Acompanhando mais de 4 mil crianças, identificou que os que estudam com os jogos pedagógicos avançam quatro vezes mais em leitura, 3 vezes a mais em escrita e 62% a mais em matemática do que as que não utilizam.
Rio de Janeiro
Pedagoga, professora, pós-graduada em Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes/RJ e experiência em Educação Infantil. Trabalha na rede Sesc há 30 anos com formação de professores e coordenadores, realizando ações presenciais e a distância. Elabora, gerencia e avalia projetos na área de Educação.
Brasília
Mestre em Gestão do Conhecimento e Governança para transformação digital. CEO da Big Brain Education – Microsoft Partner. Possui vasta experiência em projetos de transformação digital para impacto na educação e na gestão de serviços de TI. Professor, autor de dois livros, palestrante em temas na área de Tecnologias Educacionais, Gamificação, Tecnologia da Informação, Gestão do Conhecimento, Governança de TI, Compliance de TI, Gestão da Inovação e Segurança da Informação.
Recife
Professora associada para atividades de Educação a Distância da Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Pós-Doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha sobre Inovação em Educação. Pesquisa e atua sobre Coreografias Didáticas e Institucionais, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para Educação com ênfase em Didática, Inovação Pedagógica e Metodologias Ativas, Educação a Distância, Inclusão Digital, processos de ensino e aprendizagem e formação de professores. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Centro do Agreste da UFPE. Foi Coordenadora do Programa Institucional de Inovação Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco e o Programa de Extensão Proi-Digital.
Caruaru
Olá, sou Bárbara Camargo, founder e CEO da Preceitos, empresa que gerencia negócios digitais. Meu trabalho é ouvir, perguntar, colocar a ideia de forma organizada no papel, criar processos, gerar planos de ação e montar um passo a passo para transformar uma ideia em uma empresa rentável. Meu foco é ajudar pessoas a transformar seus sonhos em realidade. Workaholic como sou, sou sócia de mais duas empresas, a Legal4b e a Eco Camargo. Bacharel em Direito, especialista em Proteção de Dados e Inteligência de Mercado; mentora e professora associada da Septemcapulus, mentora do Armazém da Criativade e eterna estudante. Busco aprender um pouco sobre tudo, de resíduos sólidos à metaverso, de marketing digital a levantamento de conformidades à LGPD. Aprender para ensinar: isso que me move.
Recife
Co-fundadora e sócia do Fab Lab Recife é coordenadora de Educação Maker, nome à frente da revolução Maker School, a escola de aprendizagem e experimentação mão-na-massa do Fab Lab Recife. Graduada em Psicologia e pós-graduada na Especialização em Políticas Educacionais e Inovação da EIPP/FUNDAJ. Betita já trabalhou com Psicologia Organizacional, Gestão de Pessoas e de Qualidade, além de ter atuado na área de produção cultural. Com formação na Clínica Psicanalítica com Crianças, pelo CPPL - Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagem, busca, cada vez mais, conectar e compreender a importância do Brincar e do Aprender Fazendo na vida das crianças e, também, dos adultos.
Recife
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1970 a 1974), doutorado em engenharia civil pela Universidade do Minho, Portugal (2010 a 2015), especialização em Estruturas pela COPPE/UFRJ (1976 a 1977) e especialização em concreto protendido na Compagnie Francaise D'Etudes Et de Construction, França (1978 a 1979). Exerceu o cargo de Diretor Adjunto do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (1987 a 1991). Exerceu o cargo de Secretário de Infraestrutura da Prefeitura de Olinda (1993 a 1996). Exerceu o cargo de Pró-Reitor de Planejamento da Universidade de Pernambuco (1999 a 2002). Exerceu o cargo de Diretor da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (2002 a 2006). Exerceu o cargo de Reitor da Universidade de Pernambuco (2007 a 2014) e de Diretor da Faculdade Senac Pernambuco.
Recife
Professora e advogada com mestrado em Políticas Públicas, estudou inovação educacional na escola de extensão da Universidade de Harvard. Foi Diretora Pedagógica da ESFAPEGE, a escola de formação de professores em Sobral/CE, além de Secretária Municipal de Educação de Gravatá/PE. Assessorou a Diretoria de Formação dos Profissionais da Educação da Secretaria de Educação Básica/MEC. Foi membro do Conselho do Movimento Mapa Educação e, atualmente, é Fundadora e Diretora Executiva do Vozes da Educação, conselheira do Conselho Representativo da Fundação Lemann, além de pesquisadora associada do CPRE/ Teachers College/Columbia University.
Rio de Janeiro
É educadora e executiva em Educação. Mestre pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio), com pesquisa focada em ensino e aprendizagem na educação básica, tem mais de dez anos de experiência docente e na gestão pedagógica e acadêmica de sistemas de ensino, trabalhando com formação de professores e elaboração de currículos.
São Paulo
Cláudia Costin é fundadora e diretora do FGV CEIPE, o Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro. Foi Diretora Global de Educação do Banco Mundial e, em 2019, membro da Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT). É professora visitante da Faculdade de Educação da Universidade de Harvard, tendo lecionado também na PUC-SP, no Insper e na Enap (Canadá). Foi ministra da Administração e Reforma do Estado, secretária de Cultura do Estado de São Paulo e secretária de Educação do município do Rio de Janeiro. É articulista da Folha de São Paulo, comentarista-especialista em educação para a CNN Brasil e cofundaodra do movimento da sociedade civil, Todos Pela Educação. Integra, desde o final de 2020, o UIL - Instituto para Aprendizagem ao Longo da Vida - Institute for Lifelong Learning - da Unesco e o Conselho da Qatar Foundation.
Campo Grande
É graduada em Pedagogia, atua há mais de 20 anos na educação, sua grande paixão. Costuma dizer que a educação está em seu DNA, tamanha é a convicção de que nasceu para isso. Durante sua trajetória percorreu da educação infantil a educação profissional, tendo uma grande identificação com esta última, na qual se mantém há 13 anos e onde percebeu a necessidade de especializar-se numa área muito delicada chamada inclusão, desde então seu olhar voltou-se ainda mais para as necessidades individuais de seus alunos. Por acreditar nas especificidades de cada segmento, especializou-se também em docência para educação profissional. Desde 2014 está no Senac MS, nos últimos 5 anos desempenha a função de Gerente de Produtos e Operações Educacionais, sendo uma dentre as várias atribuições, planejar e desenvolver o programa de formação docente. É uma entusiasta do uso de tecnologias em sala de aula para promover engajamento dos alunos e tornar o processo de ensino e aprendizagem cada mais inclusivo, motivador e inovativo.
Recife
Pedagoga Especialista em Psicopedagogia. Especialista em Neuroeducação e Primeira Infância - UPE / CEREBRUM. Especialização (em curso) em Neuropsicologia e Transtornos da Aprendizagem. Mestranda em Neurociência e Educação. Capacitadora do Método PEA (Programa de Estimulação da Atenção) e PEC (Programa de Estimulação Cognitiva – Disclínica/Portugal). Orientadora pedagógica e formação de professores. Coautora do Manual de Provas Adaptadas para Alunos com Dislexia. Diretora do Espaço Casulo (Espaço Multidisciplinar de Terapias Integradas para Crianças, Adolescentes e Adultos).
Recife
Mestre em Ciências da Educação - Universidade Americana - Universidade Americana - UA/PY; Especialista em Educação de Jovens e Adultos - PROEJA - pelo IFPE; Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela UFPE; Especialista em Práticas de Análises Discursivas pela FAFIRE - PE; Graduado em Letras Vernáculo pela FAFIRE; Formação pedagógica: Magistério, Normal Médio. Pesquisador nas Linhas de Currículo, Educação e Sociedade, Formação Docente com ênfase a conceitos de língua e linguagem do Língua Portuguesa brasileira padrão, interfaces à Sintaxe, à Semântica, à Linguística Sistêmica Funcional, à Análise de Discurso Crítica - ADC e, ainda à Temática Africana na ótica da Epistemologia Materialista Histórica Dialética; Epistemologia Afro centrada e Epistemologia Sistêmica; Revisor Ortográfico e de Metodologia do Estuda e da Pesquisa Científica; Orientador; Articulista. Presidente e Fundador do Centro de Inteligência Aplicada à Educação de Qualidade - CIA, Assessoria Pedagógica para a Elaboração de Política Pública em Educação, sediado em Camaragibe - PE/BR
Recife
Edgar Andrade é um dos principais ativistas do Movimento Maker no Brasil. Acredita que as mudanças na forma como consumimos coisas determinará o futuro das escolas, das cidades, das marcas e dos negócios. Ele é CEO do Fab Lab Recife, instrumento para a prototipação do futuro, atua como mentor de startups, é um dos idealizadores do Canal Maker, co-fundador e ex-sócio da Mr. Plot, produtora do Mundo Bita e foi jurado do Programa Batalha Makers Brasil, que foi ao ar em 2019 no Discovery Channel. Bora moer?
São Paulo
Edgard Gouveia Júnior não se cansa de colocar as pessoas para brincar. Arquiteto e Urbanista e Pós-Graduado em Jogos Cooperativos, ele dedica sua trajetória a mobilizar crianças, jovens e adultos desenhando e aplicando jogos virtuais, gincanas e ações coletivas que desembocam em pequenas revoluções comunitárias.
Felow Ashoka, Berkana Exchange, BMW Foundation e TRIP Transformadores, Professor da Pós em Jogos Cooperativos, Youth Initiative Program (YIP) e MSLS na Suécia, Knowmads na Holanda e Amani Institute e Gaia Training no Brasil. Co-fundador do Instituto Elos, Guerreiros Sem Armas e Oasis Game (onde participou até 2010), é sócio do Projeto Cooperação, e Diretor Presidente da LiveLab e Epic Journey.
Palestrante em diversos TEDx e consultor internacional na Europa, América do Norte e Asia onde aplica tecnologias sociais como World Café, Open Space, Danças Circulares, Comunicação não Violenta e Jogo Oasis.
Edgard dedica sua vida a mobilizar pessoas para que coloquem a mão na massa com o objetivo de transformar o mundo num lugar melhor. Para que haja engajamento, ele acredita que tudo tem que ser rápido, divertido e sem botar a mão no bolso. “Brincando, todo mundo é empreendedor.”
A metodologia parte da idéia central de que podemos mudar o mundo já com os recursos que dispomos e muitas vezes nem sabemos, onde os participantes são provocados a construir e a realizar um sonho coletivo.
Recife
Arte/Educador; Professor de Fundamentos da Arte/Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Diretor Presidente da Escolinha de Arte do Recife. Doutor e Mestre em Educação, pela UFPE. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), da Associação Nordestina de Arte/Educadores – Núcleo Pernambuco (ANARTE/PE), da Federação de Arte/Educadores do Brasil (FAEB), da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), do Fórum Pernambucano do Ensino da Arte na Pedagogia, do Centro de Estudo e Pesquisa Paulo Freire, do Coletivo Momos, do Coletivo Artístico Ubuntu, do Grupo de Pesquisa em Formação de Professores, Arte e Inclusão (GEFAI/CNPq) e Grupo Interdisciplinar de Estudos Sobre Representações Sociais e Educação (GIERSE/CNPq). Desenvolveu suas atividades docentes na educação não-formal, na Educação Básica e no Ensino Superior de diferentes instituições de ensino particular e pública do Estado de Pernambuco, como também em organizações culturais, a exemplo do Espaço Ciências, do Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães (MAMAM), Espaço Cultural Santander, Centro Cultural Caís do Sertão/Luiz Gonzaga, Itaú Cultural, Instituto Ricardo Brennand, SESC, SENAC, do qual vem dando também assessoria. Foi curador de diferentes exposições, a exemplo de “Olinda! Quero cantar a ti” (2020), “Viva o Alto do Moura” (2019), “Lixo Extraordinário” (2018), “A África em Nós” (2017), “Você tem fome de que?” (2016). Atua na área da Arte, da Educação e nos Movimentos Sociais e Populares desde 1988.
São Paulo
Biólogo, educador e produtor cultural, entusiasta da educação democrática, estuda há alguns anos metodologias ativas e sua integração com as mais diversas tecnologias. Busca entender a relação entre educação, sociedade e tecnologia e como mudar os processos inerentes nessa relação. Atualmente é especialista em educação e costumer success manager junto à Microsoft e auxilia diversas instituições de ensino, público e privadas, no processo de transformação da educação por meio de tecnologias digitais.
Recife
Professor do Departamento de Educação da UFRPE. Coordenador da área de fundamentos, educação para as relações étnico raciais e políticas. Graduado em direito pela UNICAP. Mestre em extensão rural e desenvolvimento local. Doutor em ensino de ciências pela UFRGS na linha de implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos e de currículos. Área de Atuação: Investiga efeitos das práticas sociais em diferentes instâncias: salas de aula, universidade e escola, mídia, entre outras, visando compreender como os discursos e as práticas atuam na produção de “verdades” e de sujeitos da ciência, da educação e tecnologia. Para tanto, utiliza-se de autores vinculados ao campo dos estudos pós-críticos em seus entendimentos de sujeito, verdade e currículo.
Recife
Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, com pós graduação em Economia Aplicada à Gestão Fiscal, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo e, MBA em Gestão de Negócios em Petróleo e Gás, pela FGV do Rio de Janeiro.
Auditor Fiscal do Tesouro Estadual da Secretaria da Fazenda concursado desde 1995, exerceu diversas funções e cargos.
Fred Amancio também foi secretário de Saúde do Estado de Pernambuco, secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape. Também exerceu a função de secretário de Planejamento e Gestão. Em 2015 assumiu como Secretário de Educação e Esportes do Estado, cargo que ocupou até 31 de dezembro de 2020. Foi Presidente do CONSED (Conselho Nacional de Secretários de Educação) entre 2016 e 2017. Foi Vice-Presidente do CONSED por duas vezes, inclusive até o final de 2020.
Atualmente é secretário de Educação do Recife.
Recife
Administrador, Especialista em Educação a Distância e Docência no Ensino Superior. É professor da rede privada no Ensino Superior (graduação e pós-graduação), onde implantou as primeiras iniciativas de Eduacção a Distância em Pernambuco. Atualmente é Gerente-geral da Educação Profissional da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, acumulando a coordenação estadual de programas como o Pronatec e o Profuncioonário. É diretor de Temática Livre da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância) e também coordena o Fórum Nacional de Educação Profissional e Tecnológica a Distância da ABED e é um dos pioneiros na implantação de cursos a distância no Brasil (na era da internet).
Rio de Janeiro
Pedagoga, professora, especialista em Educação Infantil, pela PUC-RJ, Mestre em Educação Básica, pela UERJ, com experiência em elaboração, execução, avaliação e monitoramento de projetos de formação de professores, presencialmente e a distância. Atualmente atua na área de Educação do Departamento Nacional do Sesc.
Recife
Mestrando em Sociologia pela FUNDAJ, especialista em Política e Gestão Educacional em Redes Públicas. Professor efetivo de sociologia da SEE-PE com atuação no Atendimento Socioeducativo (FUNASE-PE) e na plataforma EDUCAPE de ensino à distância SEIP/SEE-PE. Membro de Coletivos e pesquisador para Educação em espaços de privação e restrição de liberdade.
Brasília
Artista da dança, docente, pesquisadora e gestora cultural. Possui dupla titulação (Bacharelado e Licenciatura) em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (IAUNICAMP), Especialização em Gestão e Políticas Culturais pela Universitat de Girona (UdG - Espanha) e Itaú Cultural (Brasil) e Especialização em Estudos Contemporâneos em Dança pelo Programa de Pós Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (PPG DANUFBA). É mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília (PPG CEN- UnB) onde investiga interfaces entre a dança e filosofias africanas e afrobrasileiras em perspectiva de colonial.
Recife
Publicitária e pós-doutora em Cultura do Consumo pelo COPPEAD/UFRJ, é fundadora da Consumix, consultoria especializada em branding e tendências de consumo. Também é professora e pesquisadora do Núcleo de Design e Comunicação da UFPE. Possui diversos livros sobre publicidade, consumo, branding e transformação digital publicados.
Recife
Psicólogo e administrador de empresas. Especialista em motivação e liderança. Mestrando em liderança. Master coach pela SLAC. Palestrante profissional. 28 anos na área de gestão de pessoas. Criador do projeto Stand Up Corporativo que leva descontração, bom humor e conteúdo para pessoas no Brasil e no exterior.
Caruaru
Mentor do Porto Digital, investidor anjo, empresário (JH Representações), consultor e membro do conselho de administração de multinacionais, CEO da JHCM Consulting e Mentoring e Professor de MBA em Business Strategy e Negociação (UNIFG-Ânima).
Master em Marketing (UPE), MBA em gestão comercial e inteligência de mercado (IPOG), Especialista em Account Based Marketing (ESPM) e BSC (FGV).
Apaixonado por vendas e o universo Smarketing com mais de 14 de experiência na área comercial. Maior know-how como Key Account Manager. Em uma única conta no mercado Life Science obteve um LTV nos últimos 2 anos (2020-2022) de 50 milhões de reais.
Recife
Licenciado em Letras - UFPE. Especialista em projetos educacionais e formação de professores em tecnologia educacional. Educador Certificado pelo Google - Nível 1, Nível 2 & Trainer (Google for Education).
Lisboa
Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (Portugal) e especialista em Alfabetização. Fundador da Escola da Ponte, em Portugal, referência de inovação. Coordenou o projeto "Fazer a Ponte", da Escola da Ponte, de 1976 a 2004. Foi membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal. Colaborou no projeto "Educação para Todos", de 2001 a 2004, no Instituto Paulo Freire. Pela sua relevante contribuição para a educação, recebeu diversos prêmios, entre os quais, o "Primeiro Prémio do Concurso Experiências Inovadoras no Ensino" (Ministério da Educação), entre outros – tendo-lhe sido conferido o título de “notório especialista”. Recebeu da Presidência da República a "Comenda da Ordem da Instrução Pública". Em 2005, passou a residir no Brasil e, desde então, viaja pelo país mobilizando professores, educadores, estudantes, crianças, jovens e entusiastas da educação, que acreditam em uma educação transformadora e democrática, que integra comunidades e as artes. Acompanha mais de 100 projetos para uma nova educação. Foi colaborador voluntário na Escola Projeto Âncora, em Cotia (SP). No IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) no Projeto Brasília 2060 - Plano Estratégico para uma Cidade Sustentável, coordenou, de 2014 a 2015, pesquisa sobre indicadores de boa qualidade da educação no Distrito Federal. No MEC (Ministério da Educação) integrou o Grupo de Trabalho de Inovação e Criatividade da Educação Básica. Foi facilitador do Gaia Education no Brasil, de 2009 a 2016. E coordenador dos projetos de transformação vivencial Gaia Escola – “Construindo Comunidades de Aprendizagem para um Mundo Sustentável”, bem como do projeto “Escolas em Transição”. No Distrito Federal, coordena a Rede de Comunidades de Aprendizagem, projeto da Secretaria de Educação. É autor de inúmeros livros e artigos sobre educação e um grande dinamizador da gestão democrática.
Rio de Janeiro
É roteirista, diretor de arte e diretor. Desde 2004 atua como colaborador criativo em projetos de realizadores como Kleber Mendonça Filho, Daniel Bandeira, Marcelo Pedroso e Leonardo Lacca. Como diretor e roteirista, em 2011 lançou o curta ”Mens Sana In Corpore Sano” no 64o Festival de Cinema de Locarno, onde ganhou o prêmio especial do júri. Seu longa “Bacurau”, co-escrito e co-dirigido com Kleber Mendonça Filho, tornou-se o filme brasileiro mais aclamado de 2019, alcançando a marca de 800 mil espectadores nos cinemas brasileiros e vencendo o prêmio do júri no Festival de Cannes. O filme acumulou diversos outros prêmios em festivais, tanto no Brasil, quanto nos EUA e na Europa. Atualmente, Juliano tem dois projetos autorais em desenvolvimento, “O Ateliê da Rua do Brum”, em fase de pós-produção, e o roteiro original de “The Blue Island”.
Recife
Graduanda em design na UFPE na área de produtos e metodologias de design. Educadora maker, designer e guru de corte a laser. Entre suas expertises está prototipação mão na massa e experimentação para criação de soluções usando fabricação digital e vetorização em diversos softwares.
Recife
Pós-Doutor no uso das Tecnologias da Informaçao e Comunicaçao no Ensino de Ciências pela Universitat de Barcelona (2006). Doutor e Mestre em Química Computacional pela Universidade Federal de Pernambuco (1994 e 1999). Licenciado em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1988). É Professor Titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde ministra aulas no Curso de Licenciatura em Química e no Programa de Pós-Graduaçao em Ensino de Ciências. Membro da Academia Pernambucana de Ciências (APC). Coordenador do Núcleo SEMENTE (Sistemas para a Elaboração de Materiais Educacionais com uso de Novas Tecnologias) da UFRPE. Vice-Reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2012-2020). Reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2020-2024).
Recife
Graduação em Filosofia (1990), Especialização em Ciência Política, mestrado em Antropologia Filosófica PUCRS (1993) e doutorado em Filosofia (2000), e pós-doutorado em Bioética. Atualmente é prof. Titular da Universidade Federal de PE, em especial Direitos Humanos (Conflitos, Justiça Restaurativa, CNV). Ênfase de estudos em Sujeito, Saúde mente-corpo, Hermenêutica, Epistemologia da saúde e Epistemologia ambiental. Membro do Grupo de Ciência e Cultura de Paz, da Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara. Formação internacional em Terapia Corporal (Orgonomy - NY), em CNV com M. Rosenberg, e em Círculos de Diálogo com Kay Pranis; em Internal Family Sistems Therapy. Coordenador do Espaço de Diálogo e Reparação da UFPE. Rede de Justiça Restaurativa de Pernambuco. 18 livros publicados. @marcelo.pelizzoli (Ex. prof. de Epistemologia/Filosofia da Ciência/Bioética nos mestrados e doutorados de: Saúde Coletiva (UFPE); Saúde Pública (FIOCRUZ); Gestão e Política Ambiental (UFPE); Filosofia (UFPE)).
Coimbra
Marco Bento é natural de Coimbra. Licenciou-se em Ensino Básico – 1.º Ciclo, tem uma Pós-graduação em TIC e um Mestrado em Comunicação Multimédia.
Ganhou uma Bolsa de Mérito Académico pelo seu percurso no Ensino Superior, em 2015. Tem dois prêmios europeus, que premiaram a sua investigação na área das práticas pedagógicas da utilização do digital com crianças, em 2016, e sobre Ambientes Educativos Inovadores mediados por tecnologia, em 2018. Atualmente, é professor na Escola Superior de Educação de Coimbra e investigador em tecnologia educativa e formação de professores / práticas pedagógicas no Núcleo de Investigação, Educação, Formação e Intervenção (ESEC) e investigador em tecnologia educativa no Centro de Investigação em Educação, da Universidade do Minho. É co-investigador em diversos projetos europeus nas áreas da Robótica com as STEAM, Práticas pedagógicas em modelos online, Aprendizagem através de jogos educativos, Desenvolvimento de hábitos de estudo numa era tecnológica, robótica móvel e num Projeto da FCT sobre o reencantamento dos professores com mais de 50 anos na docência por meio de tecnologia.
É consultor pedagógico em diversas escolas e colégios, faz parte da Direção Pedagógica do Colégio Santa Eulália, a primeira escola de referência Google For Education, em Portugal. Coordena há 7 anos o Projeto SUPERTABi, no concelho da Maia, que visa transformar as práticas pedagógicas através do uso de modelos pedagógicos centrados na aprendizagem do aluno e mediados por tecnologias móveis, potenciando os novos espaços de aprendizagem.
Faz parte de duas redes internacionais, a Rede COST- Digital Literacy Skills and Practices in the Early Years (DigiLitEY) e a Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa.
Caruaru
Movida pelo desenvolvimento humano, pensamento criativo e empreendedor, busco continuamente, adquirir e compartilhar conhecimento pessoal e profissional. Identifico oportunidades, estruturo estratégias implantando e gerindo recursos promocionais, materiais e humanos. Atuo como consultora de marketing, produtora e professora/facilitadora universitária. Ativista e precursora de movimentos de interiorização do conhecimento empreendedor, marketing de moda e inclusão da cultura digital, em especial, ações de apropriação feminina desses espaços. Sou mestra em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Recife
Mestre em Administração - FBV/PE. MBA em Gestão Profissional de Negócios - USP/SP. Especialista em Gerência Nacional de Vendas - Mackenzie/SP. Especialista em Psicologia Organizacional - Libertas/PE. Pós-graduado em Gestão de Equipes - Libertas-Unicap/PE. Psicólogo - Unicap/PE. Executive, Business e Life Coach pelo IBC e pelo Instituto Holos de Santa Catarina, entre outros. Experiência de mais de 25 anos em atividades de atendimento, vendas, coordenação de eventos e treinamento. Facilitador com trabalhos apresentados em congressos, convenções, workshops e encontros locais, regionais e nacionais nas diversas áreas de gestão de pessoas. Professor universitário e de pós-graduação. Palestrante internacional, autor do livro “Satisfação no trabalho – Teoria e prática” e de artigos publicados em diversos países.
Recife
Pierre Lucena é professor de Finanças da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além de ter ocupado a vice-presidência do Diario de Pernambuco, cargo que renunciou para assumir o comando do Porto Digital. Acadêmico respeitado no Estado, Pierre fez graduação e mestrado na UFPE - onde foi coordenador do curso de Administração - além de ser doutor em Administração/Finanças pela PUC-RJ.
Pierre atuou como Secretário-Adjunto de Educação do Estado de Pernambuco e foi professor visitante na Universidade do Minho, como bolsista do Programa Erasmus Mundus, no ano de 2010. Foi Reitor do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG) de 2013 a 2018 e Diretor Acadêmico Regional da Rede Laureate para o Estado de Pernambuco. É autor de vários trabalhos publicados na área de finanças, no Brasil e no exterior.
Natal
Graduado em Administração, com ênfase em Gestão do Conhecimento, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; instituição onde concluiu Mestrado também em Administração, com ênfase em Gestão da Informação. Desde 2018, é diretor regional do Senac RN e tem se dedicado a estudar sobre os impactos da Revolução Digital no mundo do trabalho e da educação. Ao longo de sua carreira, passou por vários cargos de liderança na Universidade Potiguar, bem como por experiências profissionais no Centro de Tecnologia do Gás e Energias Renováveis – Gtgás. Também atua com docência do ensino superior desde 2005, tanto em cursos de graduação quanto em cursos de pós-graduação, especialmente nos segmentos de Gestão da Informação e da Tecnologia, Gestão Estratégica e Empreendedorismo.
Campo Grande
É Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, e Engenheiro de Computação pela Universidade Católica Dom Bosco. Exerce a função de Analista de Tecnologias Educacionais no Senac DR/MS há 3 anos e desenvolve pesquisas que abordam metodologias ativas e tecnologias na educação, aplicando-as na formação de professores em sala de aula. É professor no Ensino Superior há 21 anos, em faculdades e universidades do MS. Suas pesquisas recentes estão concentradas nas áreas de realidade virtual e aumentada, gamificação, como forma de aprendizado dentre outros temas educacionais.
Natal
Graduação Tecnológica em Banco de Dados com MBA em Gestão de Projetos de TI pela Estácio de Sá, Educador Inovador Especialista Microsoft, Especialista em Tecnologias Educacionais no Senac RN, atuando há 24 anos na instituição, coordena as Salas Education Experience – Senac Microsoft Smartlab, Membro titular da Fecomércio RN na COINCITEC – Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Professor do Centro de Pós-Graduação em Odontologia – CPGO Natal, vinculada a FACSETE – Faculdade de Sete Lagoas de Minas Gerais, ministrando aulas de Tecnologias, entusiasta por inovações tecnológicas, movido por desafios, compartilhador de conhecimentos.
Québec
Sarah Sanchez é conselheira em promoção e prospecção no Escritório do Québec em São Paulo e Vice-cônsul do Canadá no Brasil. Seu trabalho consiste em informar os brasileiros dos mais variados setores da economia sobre as oportunidades de carreira internacional no Québec.
Recife
É membro dos conselhos da CI&T, MAGALU, MRV, BBCE e TEMPEST e dos comitês de inovação da ANIMA, YPÊ e DPSP. trabalha com estratégia, transformação digital, engenharia de software, inovação, novos negócios e educação. é professor titular aposentado do CIN, fundou [1996] e foi cientista-chefe do C.E.S.A.R, centro de estudos e sistemas avançados do recife até 2014. foi fellow e faculty associate do berkman klein center, harvard university, de 2012 a 2015 e professor associado da escola de direito da FGV-RIO, de 2014 a 2017.
São Paulo
Graduada em Filosofia pela UFMG, Mestre em Filosofia da Educação pela PUCSP, Doutora em Educação pela USP. Membro do GEPEFE – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores – FE/USP e da SOFELP – Sociedade de Filosofia da Educação dos Países de Língua Portuguesa. Diretora da Oficina de Pergunta – Consultoria e Assessoria Ltda. Assessora e consultora em projetos de formação continuada de profissionais de diversas áreas. Autora dos livros Ética e Competência e Compreender e ensinar – por uma docência da melhor qualidade (Cortez Editora), Filosofia na escola – o prazer da reflexão, em parceria com Marcos Lorieri (Editora Moderna) e Vivemos mais! Vivemos bem/, em parceria com Mario Sergio Cortella (Papirus Editora).
São Paulo
É roteirista e diretora pernambucana com prêmios e incursões em curadorias, laboratórios de projetos, júris de festivais e oficinas. Pós-graduada em Estudos Cinematográficos, acumula diversas formações curtas como roteiro na EICTV (Cuba) e transita entre o documentário e a ficção. Participou do BRLab - SP, Cine Latino - Toulouse/FR, Lab Porto Iracema das Artes/Cena 15 - CE com roteiros de longas-metragens e foi finalista do FRAPA-RS. Em 2021 foi premiada pelo Cabíria e em 2020 selecionada pelo Selo ELAS. Dirigiu 8 curtas, 6 séries documentais e os longas-metragens “A Mesa Vermelha” e “Amores de Chumbo”. No teatro, fez vídeo-cenário para o espetáculo “Corpo Corpóreo”, “Angu de Sangue”, “Rasif” e “Essa Febre que não passa”. Assinou também a direção audiovisual do monólogo “Poema” e a adaptação do espetáculo “Baile do Menino Deus - 2021” junto com Ronaldo Correia de Brito. Atualmente trabalha em roteiros de ficção e séries documentais e se prepara para filmar dois longas metragens em 2023 quando comemora 20 anos de carreira.