Primeiro dia da Feira de Confeitaria Senac traz grande variedade de atividades ao Recife Expo Center

    Anterior

    Primeiro dia da Feira de Confeitaria Senac traz grande variedade de atividades ao Recife Expo Center

    Segunda edição do evento segue até sábado (15), das 14h às 22h

    O Recife Expo Center é o endereço da 2ª Feira de Confeitaria Senac. A partir de hoje (13) até o sábado (15), os amantes e profissionais do setor vão participar de uma imersão com workshops, palestras, experiências interativas e muito sabor. O evento é uma iniciativa do Sistema Fecomercio, por meio do Senac Pernambuco, e traz a temática “Confeitaria em Movimento: Tradição e Inovação”.

    O início da feira foi animado pelo Afoxé Ylê de Egbá, fundado em 1986 e patrimônio cultural imaterial do Recife e, em seguida, os participantes já puderam aproveitar as tendências trazidas por cerca de 60 expositores. Uma delas foi a palestra “O Futuro da Confeitaria Artística”, conduzida por Bruna Hannouche, confeiteira e empresária na lista Forbes Under 30 Brasil. A especialista ensinou aos participantes sobre como montar um bolo artístico utilizando o papel de arroz, produto comestível feito de farinha de arroz, água e amido, que dá uma ideia de movimento às produções.

    O espaço Cozinha Show ainda trouxe temas como “Tortinha Cristal de Café” e “É bolo ou não é?”, sendo este último conduzido pela influenciadora e confeiteira Vivi Cakes.

    A abertura oficial foi realizada pelo diretor regional do Senac, Regivan Dantas, que agradeceu a presença de todos os participantes e enalteceu a profissão de confeiteiro. “É um prazer muito grande estarmos pelo segundo ano dando oportunidade para que as pessoas conheçam a criatividade e a arte de quem trabalha nessa área. Até sábado nós temos oportunidades para que todos conheçam excelentes profissionais, além, claro, dos Chefs do Senac”.

    Na Arena do Conhecimento, o público aproveitou para discutir temas atuais em workshops como “Tendências e Polêmicas na Chocolateria”, “Como a ficha técnica transforma seu negócio” e “Doce também se faz com pesquisa e desenvolvimento”. No mesmo espaço, a professora da Faculdade Senac, Clarisse Fraga, trouxe a palestra “Receita ou Estratégia: Como se destacar no Marketing Digital”, em que deu dicas preciosas sobre como um conteúdo pode gerar conexão. “O objetivo é aproximar a audiência da história do empreendedor e, para isso, ele pode explorar o que mudou no negócio, qual o motivo de ter começado ou até mesmo um erro que o ensinou mais do que um acerto”.

    A jornalista e amante de confeitaria, Fábia Gomes, participou do curso e aprovou a experiência. “A culinária é um hobby, gosto muito dessa área e quero empreender e eu tenho muita dificuldade em divulgar. Então, a Clarisse esclareceu muitas dúvidas e diminuiu muitos temores”.

    A 2ª Feira de Confeitaria Senac ainda ofereceu ao público espaços como a Arena Kids, voltada para crianças entre 5 e 14 anos e o Espaço Acolhe, em que psicopedagogas do Senac PE se colocam disponíveis ao público geral e pessoas neurodivergentes para conversar e aconselhar durante todo tempo de duração da iniciativa.

    Na Arena Senac, o chef Jonathan Liandro trouxe o tema “Quem é você para derramar meu munguzá”, em que preparou uma sobremesa inspirada em tareco e mariola. No espaço ainda foram discutidos assuntos como “Torta de Chocolate com Pipoca Caramelizada” e “Bolo de laranja nevado: sabores que florescem em Caruaru”. 

    “Das ruas ao balcão. 80 anos à frente do seu tempo”

    O Senac PE comemora 80 anos em 2026 e na 2ª Feira de Confeitaria há espaço para homenagem com uma exposição, que vai funcionar como uma verdadeira viagem no tempo pela história da instituição. O estande reúne fotos antigas dos espaços do Senac, textos e registros que ajudam a contar essa trajetória ao longo das décadas. Um dos destaques é um telefone antigo que o visitante pode atender e, do outro lado da linha, ouvir uma gravação com datas e acontecimentos importantes dos 80 anos do Senac. A proposta é trazer essa memória de uma forma interativa e afetiva.

    O bolo de noiva pernambucano também tem espaço de destaque. A confeiteira, docente da Faculdade Senac e autora Cris Barros lança o livro “Entre Afetos e Tradições: Vidas dedicadas ao Bolo de Noiva Pernambucano”. Além disso, foi preparada uma exposição de modelos da iguaria feitos por alunos do Senac. 

    A 2ª Feira de Confeitaria Senac acontece das 14h às 21h. A entrada acontecerá mediante a doação de no mínimo 2 kg de alimentos não perecíveis ou contribuição de R$ 15 via PIX. Toda a arrecadação será destinada ao Sesc Mesa Brasil.

    Anterior

    Accessibility Toolbar