ISSN 2764-684X
  • .

Anais do Congresso Internacional de Tecnologia na Educação

  • Trabalhos Acadêmicos
  • Sobre
  • Edições Anteriores
  • Normas de Publicação
  • Expediente
  • Contato

Edição Atual


Título Autor Coautores Download
A APRENDIZAGEM ATIVA SOB A LUZ DE LEV VYGOTSKY Kaline da Silveira Amorim Marilia Ribeiro Sales Cadena
A CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMO TEMA INTEGRADOR DA ESTAÇÃO CONHECIMENTO DE ARARI MAGNO ROBERTO SEREJO RODRIGUES Joversina Martins de Sousa
A CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO INFANTIL E DA FORMAÇÃO DE UM FUTURO LEITOR VANESSA DE JESUS MADEIRA TAISA APARECIDA RODRIGUES
A EJA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL César Bezerra Marinho Adriana Silva do Nascimento Sales
A GAMIFICAÇÃO NAS ESCOLAS DO CAMPO DE ORIZONA – GO: UMA ANALISE DA PRÁTICA IGOR GONZAGA LOPES Sem Coautores
A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES AFETIVAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA CÁSSIA MARIA VALÉRIO DA SILVA NASCIMENTO Sem Coautores
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO EM PRIMEIROS SOCORROS PARA JOVENS BEATRIZ MORAIS CORREIA Célio Guerra Álvares Sobrinho, Julia Vitória Pinto da Silva, Mariana da Silva Carvalho
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UMA EXPERIÊNCIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE JACIANE GOMES SOUSA DE LIMA SILVA ELAINE CRISTINA SANTOS DO NASCIMENTO
A importância do Observatório do Patrimônio Gastronômico do Nordeste e Espírito Santo - OPANES como instrumento fomentador de estudos e olhares para a Gastronomia - um relato de experiências ROBSON LUIS TRINDADE LUSTOSA JONAS ALVES CAVALCANTI
A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO - APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: UMA VISÃO DOS DOCENTES E DISCENTES JOSEFA MARIA GUILHERME DA SILVA FILHA EMANUELLE DOS SANTOS BRAZ
A RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESPÍRITO SANTO AMANDA DASILIO Paolla Ferreira dos Santos, Renata Morosini Favarato, Ludmila Noeme Santos Portela e Karoliny Mendes da Costa
A VIVÊNCIA EDUCACIONAL DE ALUNOS DO 6º ANO EM TEMÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS: UM OLHAR SOBRE A PERCEPÇÃO AMBIENTAL KIANDRO DE OLIVEIRA GOMES NEVES ROSILENE GOMES DA SILVA FERREIRA, VILMA TEREZINHA DE ARAÚJO LIMA, EDILZA LARAY DE JESUS
ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA: UMA FERRAMENTA DE GESTÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO Joana Karolina de Oliveira Ramos Jucimar Casimiro de Andrade, Fernando Salvino da Silva, Jamile Queiroz Leite
ALÉM DA SALA DE AULA: EXPERIÊNCIAS A PARTIR DE PROJETO DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA ARNOTT RAMOS CAIADO CÉSAR AUGUSTO SILVA PINHO
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ATRAVÉS DAS FÁBULAS Maria Aparecida da Silva Silvério Talita Jesus do Prado
ANÁLISE DA LINGUAGEM VISUAL DAS OBSERVAÇÕES SOBRE MODA NOS PRIMÓRDIOS DA REVISTA ILUSTRADA PRODUZIDA EM PERNAMBUCO MARIA TERESA DE CARVALHO POÇAS Sem Coautores
ANÁLISE DO MERCADO DE MODA PANDÊMICO E OS REFLEXOS NOS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS EM DESIGN DE MODA DANIELA VASCONCELOS DE OLIVEIRA sem coautores
ANÁLISES DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM PROMOVER E ACOMPANHAR AÇÕES DOS EDUCADORES SOB A ÓTICA DO CÍRCULO DA QUALIDADE DE ENSINO: PLANEJAR, REALIZAR, DOCUMENTAR, ANALISAR E REPLANEJAR - RELATOS DOS AUTORES DO PROCESSO ROBSON LUIS TRINDADE LUSTOSA JONAS ALVES CAVALCANTI
ANATOMY, UM JOGO SÉRIO PARA O APRENDIZADO DE ANATOMIA: DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO YASMIM FERNANDES MONIZ HIGOR BARRETO CAMPOS, BRUNO TOSHIO GOMES GUNJI
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL): PLANO DE NEGÓCIOS UM ESTUDO DE CASO MULTIDISCIPLINAR ELEN PRESOTTO Sem Coautores
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UMA NOVA PERSPECTIVA NO ENSINO REMOTO NA ÁREA DA BIOLOGIA ALBERES VINICIOS CAVALCANTI DE MOURA Suellen Tarcyla da Silva Lima
APRENDIZAGEM CRIATIVA E METODOLOGIAS INOV-ATIVAS: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS COM USO DA TECNOLOGIA MARIA APARECIDA FRANCELINO DA SILVA sem coautores
APRENDIZAGEM CRIATIVA EM UM CLUBE DE INOVAÇÃO: O IMPACTO DAS CHUVAS NA CIDADE DO RECIFE - PE SHEILA FERREIRA DA SILVA GLEIZE CRISTINA FRANÇA DE BARROS
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DE ESTRATEGIAS QUE VISLUMBREM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ELRILENE DA CRUZ PEREIRA Sem Coautores
AS CONSEQUÊNCIAS DA INCONSISTÊNCIA NO PREENCHIMENTO DO CENSO ESCOLAR IRAN RODRIGUES DE OLIVEIRA José Vieira da Silva, Andreika Asseker Amaranti, Leandro Ferreira da Silva, Dario Uchikawa
AS CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO ROMERO NUNES DA SILVA RILMA LEDA MACARIO
AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS AÇÕES DOS CENTROS DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) ROSELI NOVAIS PARISI Sem Coautores
AS RELAÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA COM A ABORDAGEM CTSA - CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE LEANDRO BARRETO DUTRA Sem Coautores
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E AS TAREFAS EXPLORATÓRIAS NA GEOMETRIA ANALÍTICA COM SOFTWARE GEOGEBRA LIALDA BEZERRA CAVALCANTI Sem Coautores
Avaliação gamificada de língua inglesa no ensino superior: uma abordagem a partir da Arquitetônica bakhtiniana ROSELI WANDERLEY DE ARAÚJO SERRA JOSEMEIRE CAETANO DA SILVA, ROBERTA VARGINHA RAMOS CAIADO
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A PORTARIA Nº28 DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE: ORIENTAÇÕES PARA FORMAÇÃO DO NÍVEL MÉDIO DA SAÚDE MILAIDE CLARICE LOPES RODRIGES FONSECA Sem Coautores
Boas práticas de fomento à formação acadêmica e profissional sob a perspectiva do Programa de Fortalecimento Acadêmico Continuado da Faculdade Senac Pernambuco SAMANTHA GRASIELLE CAMARA PIMENTEL ROBSON LUIS TRINDADE LUSTOSA
CASA PROJECT: UM JOGO DE TABULEIRO PARA POTENCIALIZAR O ENSINO DE EDIFIFICAÇÕES RESIDENCIAIS. SOLLYVAN RANGEL MAZZIOLLI Sem Coautores
CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ESPAÇO PROMOTOR DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NO BIOMA CAATINGA GÉRSICA MORAES NOGUEIRA DA SILVA Sem Coautores
CIBERBULLYING: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM A PARTIR DO APLICATIVO CYBERSAFE SARA MELO DO EGITO NUNES Sem Coautores
CIDADANIA ORGANIZACIONAL: UMA REFLEXÃO SOBRE O COMPORTAMENTO E A OTIMIZAÇÃO DAS VENDAS ANOTONIO JAIR DE SOUSA SILVA Sem Coautores
COMO FALAR INGLÊS “IGUAL A UM NATIVO”: ESTUDO NARRATIVO-DESCRITIVO DE PROFESSORES DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GENA CAROL D GAUT PINTO ANTONY Sem Coautores
Concepção e Estruturação de Programa de Capacitação de Jovens em Rede Envolvendo Múltiplos Agentes Sociais: Um Estudo de Caso ANDERSON DE SOUZA SANT'ANNA Sem Coautores
CONNECT.LAB DENIS MOG Sem Coautores
CONTRIBUIÇOES NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA COM JAMBOARD: UM QUADRO BRANCO DIGITAL E INTERATIVO DELIA HILDA ORTIZ Sem Coautores
DA EMPAREDADADA DA RUA NOVA À PERNA CABELUDA: LENDAS URBANAS E REPRESENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO SESC PIEDADE LAÉRCIO QUEIROZ Sem Coautores
DESAFIOS ENFRENTADOS POR DOCENTES E DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC´S) NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 GLAUBER PEREIRA DOS SANTOS CLEUSIANE DAYANE MENDES NEGRÃO
DESAFIOS PARA APLICAÇÃO DE OFICINAS NO ENSINO REMOTO E PRESENCIAL EM CENÁRIO PANDÊMICO RAIMUNDO CLAUDIO DA SILVA VASCONCELOS Sem Coautores
Desenvolvendo as Competências Midiáticas para Promoção da Cidadania Digital VIVIANE CRISTINA DE MATTOS BATTISTELLO ALINE TERESINHA DA SILVA, LUCAS SOUZA SANTOS
DESMISTIFICANDO RECURSOS DIDATICOS NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL LIALDA BEZERRA CAVALCANTI Gabriela Félix Freire da Silva, Raul Henrique Elias Aureliano, Davi Ferreira da Silva, Claudia da Silva Santos
DIFICULDADE DO ENFERMEIRO NA PERSPECTIVA DA PRÁTICA DOCENTE NO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM EMANUEL BERNARDO DA COSTA Sem Coautores
Do Chão ao Pão – Sala de Recursos Pedagógicos: Inovação Pedagógica JANAÍNA DE FÁTIMA OLIVEIRA DA SILVA Sem Coautores
DÚBIO: MODA CONTEMPORÂNEA AGÊNERA SAMANTHA GRASIELLE CAMARA PIMENTEL Sem Coautores
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES NO CARIRI PARAIBANO MYLLER GOMES MACHADO JAIRO RIBEIRO DE LIMA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MATA ATLÂNTICA: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA ESCOLA SESI – UNIDADE BAYEUX-PARAÍBA MYLLER GOMES MACHADO TATIANNE DA CONCEIÇÃO FERREIRA, BEATRIZ VITÓRIA LOPES MARTINS, CLÁUDIA SIMONI VELOZO DE LIMA
EDUCAÇÃO SEXUAL E FAMÍLIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO ADOLESCER NA MODALIDADE DIGITAL JOSEFA MARIA GUILHERME DA SILVA FILHA EDUARDO HENRIQUE DA SILVA MELO, EMANUELLE DOS SANTOS BRAZ, ROSANA CHRISTINE CAVALCANTI XIMENES
EJA NA COZINHA E O SABOR DAS MEMÓRIAS LAÉRCIO QUEIROZ Sem Coautores
EMPREGABILIDADE E ESTABILIDADE NO MERCADO DE TRABALHO KLEDSON FEITOSA SOUSA VITÓRIA PAJEÚ PELLEGRINI, CLARA MIRIAN DOS SANTOS CARVALHO, ADRIANO DA SILVA MATIAS
EMPRESAS SUSTENTÁVEIS: A NECESSIDADE DE ENCONTRAR UM PONTO DE EQUILÍBRIO ENTRE A BUSCA PELO LUCRO COM A SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL. GUILHERME CIQUEIRA DIAS Sem Coautores
ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS COMO INSTRUMENTO DE PARTICIPAÇÃO NO MUNDO GLOBALIZADO EBENEZER MACARIO DA SILVA Sem Coautores
ENSINO HÍBRIDO: PENSANDO DESAFIOS DO CENÁRIO BRASILEIRO. FABÍOLA FREIRE DA SILVA JULIA MARIA RAPOSO GONÇALVES DE MELO LARRÉ
ESPECIALIZAÇÃO DOS SABERES - O uso de novas tecnologias na educação SILVIA MARIA PRZYLINSKI EVELINE HENNRICHS SARTORI PRZYLINSKI, CARLA LEONICE RECH MATHIONI, EDITE SIMON SEBASTIANY, ISAMARA DE ALMEIDA VERCELINO
ESTUDANTE PROTAGONISTA: CONFECÇÃO DE MAQUETE E O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA CARLOS DE OLIVEIRA BISPO Raimunda Aurília Ferreira de Sousa
EXISTE ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA NO PRÉDIO RECÉM-INAUGURADO DO CCBSA? SORAIA CARVALHO DE SOUZA Sem Coautores
EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: PRECARIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA E O INCENTIVO À EAD DALILA OTILIA SALES SANTOS DE ARAUJO Sem Coautores
EXPERIMENTAÇÕES TÊXTEIS: INOVAÇÃO E CRIAÇÃO NO DESIGN DE MODA COM UM OLHAR PARA OS RESÍDUOS SÓLIDOS MARIA DE FATIMA SILVA Sem Coautores
FESTIVAL GASTRONÔMICO “SABORES DO MUNDO”: A PRÁTICA DE EVENTOS NO PROJETO INTEGRADOR DAYNARA APARECIDA RODRIGUES GONÇALVES RONEIDE GONZAGA DE OLIVEIRA, BERNADETE DE LOURDES MARTINS DE SOUSA
FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE TI NO BRASIL ENTRE 2007 - 2021 DANIELE OLIVEIRA SILVA ISAAC FERREIRA CAVALCANTE
FRANS KRAJCBERG: ARTE COMO FERRAMENTA DE CONSCIENTIZAÇÃO DALILA OTILIA SALES SANTOS DE ARAUJO Sem Coautores
GAMIFICATION AND CLIL: DEVELOPING COMMUNICATION SKILLS IN L2 WITH THE AID OF DIGITAL TOOLS IN THE BILINGUAL CONTEXT LUCAS ALMEIDA SILVA Sem Coautores
GEOGRAFIA E CONHECIMENTO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO EM MANAUS VILMA TEREZINHA DE ARAÚJO LIMA EDILZA LARAY DE JESUS
INFLUÊNCIA DA INCLUSÃO DIGITAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO INFANTIL Carlas Costa Ferreira Brunno Henrique Batista Pessoa dos Santos, Leandro José de Santana, Maria Aparecida Braga de Souza, Mirlena Gomes Pacheco da Silva
INOVAÇÃO DISRUPTIVA DA IMPRESSÃO 3D NO CONSUMIDOR DE MODA MARIA DE FATIMA SILVA Sem Coautores
INSERÇÃO DO APRENDIZADO DO INGLÊS NO ÂMBITO PROFISSIONAL GASTRONÔMICO AMANDA MONTEIRO DA SILVA Sem Coautores
Intervenção didático-pedagógica no curso de Mecatrônica no IFPE – campus Caruaru: uma análise sobre as percepções dos alunos sobre as habilidades do mundo do trabalho LUÍS OTÁVIO CYSNEIROS VIEIRA BASTOS Sem Coautores
JUVENTUDE, PROJETO DE VIDA E A ESCOLA DE REFERÊNCIA PARA O ENSINO MÉDIO DANIEL FERREIRA DE LIMA Ana Cláudia Ribeiro Tavares
LEITURA E TRATAMENTO DE DADOS NO CONTEXTO DA ECONOMIA 4.0: PROJETO LE.TRA.DA. TAMARA LYZ MILHOMEM DE OLIVEIRA Sem Coautores
Letramento Digital e Fatores Limitantes para o Uso das TDIC EMERSON PEREIRA BRANCO Sem Coautores
Metamorfose: Aprendizagem Significativa, Contextualizada com a Ciência e a Arte, um Olhar de Contemplação do Processo Natural VÂNIA CRISTINA DA FREITAS MORAIS ISOLDA MARIA DOS SANTOS LEAL
METOLOGIAS ATIVAS COM USO DA TECNOLOGIA: CARÊNCIA DOCENTE NOS INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS ANA MARISA SILVA DE ALBUQUERQUE Tamara de Lima Oliveira
MULTIDISCIPLINARIDADE: INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NO APRENDIZADO POR DESAFIOS FERNANDO LUIZ DE ALMEIDA NELSON JOSE USSIR, ALEXANDRE DOS SANTOS MIGNON, CRISTIANE YAYOKO IKENAGA FERNANDES, LEONARDO MASSAYUKI TAKUNO
NA MINHA CAIXA TEM HISTÓRIAS ZENARA COSTA DA SILVA CABRAL ISOLDA MARIA DOS SANTOS LEAL, GISELE TAMIRES NASCIMENTO DA SILVA
NARRATIVAS DIGITAIS E MULTILETRAMENTOS: A LEITURA DE TEXTOS MULTIMODAIS JACIANE GOMES SOUSA DE LIMA SILVA ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
O APLICATIVO WORDWALL COMO RECURSO METODOLÓGICO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. SUZANA RAMOS VIEIRA FRANCINI Sem Coautores
O Metaverso e o Ensino Híbrido na Universidade: a construção colaborativa de universos imersivos como estratégia didática FLAVIO AUGUSTO REZENDE CALADO Sem Coautores
O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES DIANTE DA VULNERABILIDADE DO USO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA MARCELA DA COSTA AMADO Amanda Bragion
O PODER DO STORYTELLING COMO NARRATIVA ESTRATÉGICA NA FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE JONATAS PEREIRA DA CONCEIÇÃO Sem Coautores
O PROCESSO CRIATIVO DE UM PRODUTO DE MODA COMO RESULTADO DO PROJETO INTEGRADOR - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA JONAS ALVES CAVALCANTI Sem Coautores
O USO DA REALIDADE AUMENTADA NA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE INTERIORES RESIDENCIAIS E COMERCIAIS SUELY ALICE VASCONCELOS MANGABEIRA Sem Coautores
O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL E JOGOS SÉRIOS NO ENSINO SUPERIOR: MODELO DE PROJETO DE ENSINO EM BIOLOGIA CELULAR SÂMELA DA SILVA SANTOS Márcia Regina Holanda da Cunha
O USO DE GOOGLE EARTH COMO POTENCIALIZADOR DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NO ENSINO BÁSICO CRISTIANE ANA DA SILVA LIMA PAULA ANA DA SILVA, JAIR CAZELI BRAGA PEREIRA, WILK FELIPE VITORINO, VANESSA BARBOSA DA SILVA
O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E APLICATIVOS PARA EXEMPLIFICAR E AVALIAR SITUAÇÕES DE PROPORCIONALIDADE THAMARA FERNANDA DE BARROS BORGES Sem Coautores
O USO DO APLICATIVO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO E À APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA VALDEMIR MELO DE SOUZA ANTONIO HENRIQUE COUTELO DE MORAES, JACIANE GOMES SOUSA DE LIMA SILVA
O USO DO SOFTWARE EDUCATIVO GEOGEBRA NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO CRISTIANE ANA DA SILVA LIMA FAGNAR ROSA CARDOSO, WILK FELIPE VITORINO, JAIR CAZELI BRAGA PEREIRA, PAULA ANA DA SILVA
Origem e evolução do ensino superior no Cariri-CE: principais protagonistas e pioneirismos na oferta desse serviço Carlos de Oliveira Bispo Raimunda Aurilia Ferreira de Sousa
OS DESAFIOS DA EMPREGABILIDADE DOS JOVENS CODOENSES EM TEMPOS DE PANDEMIA SAMUEL DE ASSIS SILVA Hanya Chaelle Cruz Costa, Janaina Ananias da Silva, Paulo Samuel da Silva Santos, Raquel Igreja Sousa
PEQUENAS EMPRESAS E PROPAGANDAS CORPORATIVAS EM INGLÊS AMANDA MONTEIRO DA SILVA Sem Coautores
PERCEPÇÃO ESTUDANTIL DOS EVENTOS ACADÊMICOS ONLINE DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL ROBSON LUIS TRINDADE LUSTOSA LUCIANA SULTANUM LINS CALAZANS
PLAYLIST COLABORATIVA DE MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO GEORGIA RAMINE SILVA DE LIRA Sem Coautores
PODCAST: UM REGISTRO ENTRE SIGNO E SIGNIFICADO NO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL. IVANILSON RODRIGUES DA SILVA CUNHA NARALINA VIANA SOARES DA SILVA OLIVEIRA, LUÍS GABRIEL DA SILVA
PODCAST: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO 5.0 CAROLINA DE SOUSA FRANCO SANTOS Sem Coautores
POLÍTICA DE RESULTADOS NA DISTRIBUIÇÃO DA COTA PARTE DO ICMS DOS MUNICÍPIOS EM PERNAMBUCO LEANDRO FERREIRA DA SILVA IRAN RODRIGUES DE OLIVEIRA, DÁRIO UCHIKAWA
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) LUAN SANTOS OLIVEIRA Sem Coautores
PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: METODOLOGIAS ATIVAS INTEGRADAS ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS MÁRCIA APARECIDA CAETANO SASSAKI ROSIMEIRE APARECIDA SOARES BORGES
PROCURANDO NEMO NO MERGULHO FANTÁSTICO NO FUNDO DO MAR USANDO WEBQUEST COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA MARIA INÊZ DA SILVA Sem Coautores
PRODUÇÃO TEXTUAL EM MEIO DIGITAL: FICS REESCRITAS COM BASE NAS CATEGORIAS DE ANÁLISE DA ARQUITÔNICA BAKHTINIANA JOSEMEIRE CAETANO DA SILVA ROSELI WANDERLEY DE ARAÚJO SERRA, ROBERTA VARGINHA RAMOS CAIADO
PRODUTOS COM TRADIÇÃO CULTURAL: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS IMPACTOS CAUSADOS PELA PANDEMIA COVID-19 NAS COMUNIDADES PRODUTORAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO. DANIELA VASCONCELOS DE OLIVEIRA Sem Coautores
PROFED: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUELLA SOUZA DE OLIVEIRA PEREIRA ARISTÓTELES DA SILVA OLIVEIRA, ANNE RAFAELA LIMA ACIOLI
PROGRAMA ALFAMAIS GOIÁS: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O COMPROMISSO COM A ALFABETIZAÇÃO EM ORIZONA-GO. RONIA BATISTA VAZ OTONI Sem Coautores
PROGRAMA DE FIDELIDADE: ANÁLISE CRÍTICA SOBRE AÇÕES DE MARKETING DE UMA REDE DE SUPERMERCADOS DO PARANÁ E SÃO PAULO Angélica Cristina Rivelini Silva Fernanda C. P da Silva, Géssica F. de Lima e Jackeline Bataglia
PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO - UM BREVE CONTEXTO HISTÓRICO GEOVANNA GONÇALVES DE SOUSA Sem Coautores
PROJETO “MAN IN THE MIRROR”: COMO VOCÊ PODE PROMOVER A MUDANÇA? IZABEL CRISTINA BARBOSA DE OLIVEIRA Sem Coautores
PROJETO DE EXTENSÃO ADOLESCER: REFLETINDO SOBRE AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS POR MEIO DE REDES SOCIAIS THAIS ANA DA SILVA ELAYNE MARIA RUFINO DA SILVA, THAYRES LIRYELLY DA SILVA VIEIRA, ROSANA CHRISTINE CAVALCANTI XIMENES
PROJETO ADOLESCER: ABORDANDO O CONSUMISMO E O MEIO AMBIENTE ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS EDUARDO HENRIQUE DA SILVA MELO JOSEFA MARIA GUILHERME DA SILVA FILHA, EMANUELLE DOS SANTOS BRAZ, ALBERES VINICIOS CAVALCANTI DE MOURA, ROSANA CHRISTINE CAVALCANTI XIMENES
A cozinha afetiva e as festas em família, datas comemorativas e sua relação com as preparações culinárias. MONICA RODRIGUES DE OLIVEIRA DAYNARA APARECIDA RODRIGUES GONÇALVES, RONEIDE GONZAGA DE OLIVEIRA
RAMPAS DE ACESSO: ACESSIBILIDADE VERSUS DESRESPEITO AO DIREITO DE IR E VIR. SORAIA CARVALHO DE SOUZA Sem Coautores
RECURSOS TECNOLÓGICOS EDUCACIONAIS: A BUSCA DO PROTAGONISMO DISCENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA. LÍGIA GIZELY DOS SANTOS CHAVES Fabiano Darlindo Veloso, Marcos Venicius Souza Santos, Rosane de Oliveira Martins Maia, Vanda do Socorro Furtado Amin
REFLEXÕES EM TORNO DO CONTEÚDO SOBRE CYBULLYING NOS LIVROS PARADIDÁTICOS PRODUZIDOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL LEANDRO ALEXANDRE DA SILVA JOSÉ BATISTA NETO
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM ÁREA INTERDISCIPLINAR ANDERSON VANTUIR NOBRE VIEIRA Sem Coautores
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - TRABALHO COM A SEQUÊNCIA DIDÁTICA E O GÊNERO LISTA GEOVANNA GONÇALVES DE SOUSA Nilma Fernandes do Amaral Santos
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO USO DA GAMEFICAÇÃO COMO UMA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM APLICADA AO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA - MEDIOTEC TALITA DA SILVA ANDRADE Sem Coautores
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DA FERRAMENTA WORDWALL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA UNIDADE DE TECNOLOGIA DO ALTO SANTA TEREZINHA POLLYANE DE ALMEIDA PAIVA Sem Coautores
RESSIGNIFICANDO AS AULAS DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA CULTURA INDÍGENA E AFRICANA. SIDMARA BLASZAK DA SILVA Sem Coautores
ROTEIROS PARA TRABALHO DE CAMPO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM MANAUS LAEL MARTINS QUEIROZ VILMA TEREZINHA DE ARAÚJO LIMA, EDILZA LARAY DE JESUS
SAÚDE MENTAL: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA A PARTIR DO PROJETO ADOLESCER NO ÂMBITO ESCOLAR IRLLA STEFANY NASCIMENTO DE LIMA ANA CLAUDIA DA SILVA, INGRID CAROLINE DE SOUZA, ROSANA CHRISTINE CAVALCANTI XIMENES
SCAFFOLDS PARA FORMAÇÃO E TESTE DE HIPÓTESES DURANTE MODELAGEM CIENTÍFICA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA LUCAS VASCONCELOS Sem Coautores
SENAC ACOLHE: UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA DE MULHERES EM CONDIÇÕES DE VULNERABILIDADE SOCIAL NO MUNÍCIPIO DE SANTARÉM – PA PATRIZIA RAPHAELA CHERMONT GALIZA Edmar Fernandes Borges Filho, Evelyn Tayna Maciel Mendonça, Igor Lyra Assis, Mayara de Oliveira Lima
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: EFEITOS DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID 19. MARIA DO AMPARO JOSEFA DA SILVA Sem Coautores
TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES, AUTONOMIA E PRÁTICA ANA CARLA PEREIRA SÁ Sem Coautores
TODAS AS PLANTAS NASCEM DE SEMENTES? ANA ALICE BARBOSA DOS SANTOS ISOLDA MARIA DOS SANTOS LEAL
TRABALHANDO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA, DA CONFECÇÃO AO LUCRO: FUXIKEIRA LOJA MARIZA COSTA DO NASCIMENTO LEAL ISOLDA MARIA DOS SANTOS LEAL
UM ESTUDO SOBRE O CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS ENTRE OS ADOLESCENTES E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ARYADNE OLIVEIRA SILVA GUSTAVO DE FREITAS PEREIRA, LETÍCIA BASTOS DA SILVA, RAILANE DOS SANTOS SILVA, YAN FRANCO DE SOUSA
UM ESTUDO SOBRE O USO EXCESSIVO DE APARELHOS ELETRÔNICOS E OS DANOS QUE PODEM CAUSAR À SAÚDE DOS JOVENS ARYADNE OLIVEIRA SILVA BRENA LORRAYNNE RODRIGUES OLIVEIRA, ELLEM CRISTINA RIBEIRO DE SOUSA, LEONARDO HENRIQUE RODRIGUES LIMA, LINDOMAR NERES DE MIRANDA FILHO
UM ESTUDO SOBRE TRANSTORNOS DE ANSIEDADE, DEPRESSÃO E RISCOS DE SUICÍDIO EM JOVENS E ADULTOS LUANA SANTOS MOURA LUIS FELIPE FONSECA MUBARACK, IANCA RAMALHO ROCHA, ARYADNE OLIVEIRA SILVA
USO DA FERRAMENTA METODOLÓGICA TEAM-BASED LEARNING (TBL) PARA A PRODUÇÃO DE UMA MAQUETE VIRTUAL DE FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO EDUARDA MARIA NERIS SABRINA KERCIA ROCHA SABOIA, ALERRANDRA DOS SANTOS NUNES, GABRIELLA DE QUEIROZ PINHEIRO, EDILENE GADELHA DE OLIVEIRA
USO DE DATA MINING E LEARNING ANALYTICS PARA ANÁLISE E PREVENÇÃO À EVASÃO ESCOLAR: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA DÁRIO JOSÉ NASCIMENTO RÊGO Sem Coautores
VIRTUAL STANDARDIZED PATIENT SCENARIOS UTILIZING ARTIFICIAL INTELLIGENCE ARE WELL ACCEPTED BY SMU HEALTH PROFESSIONAL STUDENTS AS A LEARNING TOOL. CAMILA TEDESCHI MENDONCA LETÍCIA DE MATTEI, NODANA GAUTAM, MARCELINO QUAGLIA MORATO, AMIN AZZAM
А RЕLАÇÃO DЕ GÊNЕRO NА ЕDUCАÇÃO INFАNTIL: O QUЕ PЕNSАM OS DOCЕNTЕS SOBRЕ O TRАTАMЕNTO АTRIBUÍDO А MЕNINOS Е MЕNINАS NА ЕSCOLА? MAURÍCIO PEREIRA BARROS Sem Coautores

Sobre o congresso


O XVIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de setembro de 2022. Com formato inovador, oferece programações presenciais em Caruaru, híbridas no Recife e 100% virtuais. Foram 30 palestras e 8 oficinas com nomes importantes do cenário Educacional do Brasil e do mundo. E mais: apresentações culturais, shows, Ideathon, Salão de Tecnologia e Empreendedorismo (estandes virtuais para a apresentação e comercialização de serviços e produtos educacionais) e Espaço do Conhecimento (programação dedicada à disseminação e compartilhamento de trabalhos acadêmicos).

Edições Anteriores

2021 - 17ª edição (visualização direta)
2018 - 16ª edição (visualização direta)
2017 - 15ª edição (visualização direta)
2016 - 14ª edição (visualização direta)
2015 - 13ª edição (visualização direta)
2014 - 12ª edição (pasta compactada)
Volumes 06 a 12 (2008 a 2014) disponibilizados em CD-ROOM

Normas de Publicação


1.1 A submissão dos trabalhos deverá acontecer pelo ESPAÇO DO INSCRITO.

1.2 Quando o trabalho tiver coautoria, apenas o autor deverá submeter o mesmo no ESPAÇO DO INSCRITO.

1.3 O sistema de submissão só é aberto para inserir trabalhos mediante efetivação da inscrição do autor e coautor no congresso.

1.4 As informações fornecidas pelo autor, no ato da submissão de trabalhos são, exclusivamente, de sua responsabilidade, não sendo permitidas, sob nenhuma hipótese, alterações posteriores. Não é permitido revisão de artigo posterior ou inclusão de nome de outros autores.

1.5 O idioma oficial do evento é o português, podendo submeter trabalhos em inglês e espanhol.

1.6 No momento da submissão, deverá ser indicada a aderência a um dos eixos temáticos do Espaço do Conhecimento.

1.7 Os trabalhos poderão ser submetidos para o seguinte formato de apresentação: comunicação oral.

1.8 A formatação dos trabalhos para submissão deve ser de acordo com o modelo disponível (veja modelo no item 3).

1.9 O Termo de Autorização, disponível no formulário de inscrição do Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, deve ser aceito para fins de publicação do trabalho aprovado nos Anais do evento.

1.10 Os trabalhos a serem submetidos deverão estar relacionados com um dos eixos temáticos indicados a seguir.

Educação Básica

Compreende as discussões, relatos de experiência, desenvolvimento de material didático, projetos de inovação na educação ou pesquisa científica vivenciados ou desenvolvidos para melhoria das práticas da educação básica. Na educação básica inclui-se a pré-escola, ensino fundamental e ensino médio.

Educação Profissional e Técnico

Compreende as discussões, relatos de experiência, desenvolvimento de material didático, projetos de inovação na educação ou pesquisa científica vivenciados ou desenvolvidos para melhoria das práticas da educação profissionalizante. Os relatos podem ser de experiência em cursos livres ou cursos técnicos.

Educação Superior

Compreende as discussões, relatos de experiência, desenvolvimento de material didático, projetos de inovação na educação ou pesquisa científica vivenciados ou desenvolvidos para melhoria das práticas da educação superior. Os relatos podem ser de experiência em cursos de graduação (licenciatura, bacharelado ou cursos de tecnologia) ou cursos de pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu).
1.11 Ao submeter o trabalho, marque a opção se ele trata de artigo científico ou relato de experiência.

Expediente

Diretor de Educação Profissional – SENAC PE

Eliézio Silva

Coordenadora de Avaliação Institucional

Michelle Pinheiro

Comissão Organizadora

Prof Ms. Andressa Brito
Prof Ms. Michelle Pinheiro Pedroza
Prof Ms. Roneide Gonzaga
Ms. Cecília dos Santos
Esp. Lêda Laura
Prof Esp. Hamilton Pereira
Profa Esp. Carolina Pereira
Prof Ms. Robson Lustosa

Comissão Científica

Prof Ms. Andressa Brito
Prof Ms. Michelle Pinheiro
Prof Ms. Roneide Gonzaga
Ms. Cecília dos Santos
Prof Esp. Luiz Clério
Esp. Luiz Henrique M. Barreto da Costa
Esp. Michelle Ramos
Esp. Lêda Laura
Esp. Hamilton Pereira
Esp. Carolina Pereira
Profa Ms. Daniela Vasconcelos
Profa Ms. Samantha Pimentel
Profa. Ms Andrezza Pimentel
Prof. Esp. Naércio Neto

Comissão de Apoio

Graça Bezerra
Márcio Ângelo
Adriana Luz
Sara Helena Farias Cavalcanti
Bertran Rodrigues Ferreira da Silva

Comissão do Prêmio Lucilo Ávila

Profº Esp. Eliézio Silva
Profª Me. Michelle Pinheiro
Profª Me. Andressa Brito

Autor Corporativo

Senac - PE
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Departamento Regional de Pernambuco
Av. Visconde de Suassuna, 500 - Santo Amaro - Recife - PE

Periodicidade da Publicação

Anual

Idioma

Português

Contatos

0800 081 1688


(81) 3413.6728 /6729 /6730

https://www.pe.senac.br/congresso/

apoio

desenvolvido por: RCS Design