Páscoa: bacalhau é tradição no encontro familiar

    PróximoAnterior

    Páscoa: bacalhau é tradição no encontro familiar

    No calendário cristão, terminado o Carnaval, inicia-se a quaresma e, além dos ritos religiosos, muitas pessoas já pensam nas comidas da Páscoa. Receitas com leite de coco, peixe e bacalhau já são tradição na mesa dos pernambucanos. E para facilitar a vida de quem quer ganhar tempo, a chef e docente da Faculdade Senac PE, Madalena Albuquerque, preparou uma receita prática para fazer bonito na Páscoa ou em qualquer época do ano que você queira “encantar” os convidados.

    A montagem do prato foi tema da live Food Design, que Madá, como é mais conhecida, participou no dia 19 de fevereiro, na loja do Cartão do Empresário, uma iniciativa do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, no shopping RioMar. Você pode conferir a live no perfil do Senac PE no Instagram @senacpe, através do igtv, aqui.

    Receita

    Arroz de Bacalhau

    Rendimento: três porções

    Ingredientes:

    400g de bacalhau dessalgado
    200g de arroz parboilizado
    02 cebolas grandes
    01 molho de coentro
    200ml de azeite extra virgem
    04dentes de alho
    01 molho de salsa
    12 azeitonas Azapa (pretas)
    Sal e pimenta do reino a gosto

    Para decorar:
    08 tomates cereja maduros
    06 pimentas dedo de moça

    Modo de fazer:

    1- Salteie o bacalhau em lascas em 50ml de azeite e reserve.
    2- Corte os alhos e as cebolas em cubos pequenos e salteie em 50ml de azeite.
    3- Acrescente o arroz e mexa levemente, acrescente 02 xícaras de água e deixe cozinhar em fogo médio, até o arroz cozinhar, o ideal é o arroz ficar al dente, ( cozido, mas não muito mole). Se precisar acrescente maus uma xícara de água quente para terminar de cozinhar o arroz.
    4- Corte o coentro e a salsa bem picadinhos e reserve.
    5- Quando o arroz estiver cozido, junto o bacalhau, os cheiros verdes (coentro e salsa).
    6- Incorpore tudo e sirva em um prato fundo.
    7- Decore cada prato com as pimentas dedo de moça, os tomates cereja, as azeitonas Azapa e os ramos de salsa e de coentro e regue com azeite.

    Sirva quente.

    Conheça a chef –  Madá é arquiteta e graduada em Gastronomia pela FacSenac PE, tem MBA em Gestão Empresarial, com ênfase em empreendimentos de Alimentação fora do Lar e mestrado em Consumo e Desenvolvimento Social pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com a pesquisa sobre gênero feminino.

    PróximoAnterior