Senac lança programa de aprendizagem profissional em TI

    PróximoAnterior
    Senac lança programa de aprendizagem profissional em TI

    Senac lança programa de aprendizagem profissional em TI

    Adesão à formação é gratuita para empresas do setor do comércio de Bens, Serviços e Turismo

    Atento à crescente demanda por profissionais qualificados para a área de Tecnologia da Informação (TI), o Senac Pernambuco apresenta o seu novo programa de aprendizagem em Programação de Sistemas com Aplicações Financeiras. Em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Meu Futuro Digital, a formação Programe seu Futuro capacitará jovens em situação de vulnerabilidade social a alcançar postos no mercado de trabalho, especificamente na área de TI e com foco no mercado financeiro.

    De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no terceiro trimestre de 2020, a evolução do desemprego entre os jovens alcançou o maior patamar desde o início da série histórica, em 2012, com 31,4% de desempregados na faixa dos 18 aos 24 anos. Para efeito de comparação, no mesmo período, a taxa de desemprego no Brasil era de 14,6%. Em paralelo, estimativas da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação vaticinam que a área de TI terá mais de 450 mil vagas não preenchidas no Brasil até 2024.

    “Trata-se de uma formação inovadora e que atende a uma lacuna de mercado, permitindo ao aluno uma aprendizagem profissional de habilidades e competências que serão cada dia mais requisitadas nas empresas. O curso ainda amplia a possibilidade de atuação em um mercado do futuro, que está contratando e deve seguir assim por muito tempo”, explica Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE.

    O curso terá dois módulos, cada um com 400h, totalizando 800h. Dentro de cada módulo, 200h acontecem no Senac e 200h serão na empresa. Na programação, disciplinas sobre desenvolvimento socioemocional, educação financeira, inglês para TI, desenvolvimento, testes e manutenção de sistemas, bancos de dados e cálculos financeiros em planilhas. O recrutamento, a seleção e a matrícula dos aprendizes ficarão a cargo de cada uma das empresas parceiras. O início das aulas será no dia 12 de abril, com encontros presenciais (com possibilidade de aulas remotas) de segunda a sexta, das 13h às 17h, na unidade do Senac na Avenida Visconde de Suassuna, 500, no bairro de Santo Amaro.

    Empresas parceiras – Como etapa de implementação do curso, o Senac Pernambuco abriu cadastro para empresas parceiras que desejem matricular aprendizes na nova formação, que é gratuita para as empresas do setor de Bens, Serviços e Turismo. Para as demais, é necessário solicitar orçamento por e-mail. As organizações interessadas devem enviar ofício com a solicitação de vaga contendo as seguintes informações: Razão social, CNPJ, endereço, curso e número de vagas solicitadas, pessoa para contato, e-mail e telefone. O Senac responderá, por e-mail, com as instruções para os próximos passos.

    Calendário – O cadastramento de empresas parceiras acontece até o dia 5 de abril, data limite, também, para a seleção de aprendizes pelas empresas. A matrícula dos aprendizes tem como prazo limite o dia 6 de abril. O curso acontece no período de 12 de abril a 27 de janeiro de 2022.

    Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 0800.081.1688 e (81) 9.9615.7991 (WhatsApp) ou pelo e-mail aprendizagem@pe.senac.br.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar