21° CIIE: professora Auxiliadora Padilha reflete sobre estratégias para engajar estudantes

    PróximoAnterior

    21° CIIE: professora Auxiliadora Padilha reflete sobre estratégias para engajar estudantes

    Em um mundo cada vez mais marcado pelo uso exacerbado de telas, vídeos curtos e agilidade da informação, muitos dos alunos enfrentam problemas de foco e engajamento durante suas atividades escolares. Por isso, promover a aprendizagem ativa se torna crucial para os profissionais da educação conseguirem prender a atenção dos estudantes.

    Entendendo esse cenário, a professora especialista em educação a distância e inovação pedagógica, Auxiliadora Padilha, apresentou, nesta quinta-feira (2), a palestra “Gamificação e metodologias ativas: como conectar tendências e práticas que promovem engajamento” no  21° Congresso Internacional de Inovação na Educação, promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE. Em fala, ela destacou que a gamificação tem o poder de engajar o estudante e chamou atenção para a importância da autorregulação da aprendizagem.

    “Aprendizagem ativa não é somente aquela em que eu estou falando e ouvindo. A aprendizagem profunda é quando se aprende por meio de experiência e reflexão, ativando a consciência metacognitiva com a mentalidade de crescimento. É preciso estimular a autorregulação das aprendizagens dos alunos.”, explicou a especialista. Mas como estimular a autorregulação? Auxiliadora traz a gamificação – utilização dos elementos dos jogos para atividades que não sejam jogos – como uma excelente estratégia para isso.

    Segundo ela, gamificar requer do professor: planejamento teórico, desenvolvimento da autonomia dos estudantes, antecipação das aprendizagens que serão mobilizadas em cada ação do game, criação de narrativas baseadas em situações reais, definição das regras em conjunto, gerenciamento do jogo e fornecimento de feedbacks em todas as ações.

    “É importante que a gente promova a mentalidade de crescimento em nossos alunos e mostre para eles que aquilo é um passo diante de uma caminhada que a gente vai dar pelo resto da vida – que é a aprendizagem”, refletiu. Por fim, Auxiliadora trouxe duas indicações de plataformas que os docentes podem utilizar para montar atividades gamificadas, foram elas: habitica.com e brilliant.org.

    Além de gamificação, o segundo dia do 21° Congresso Internacional de Inovação na Educação será marcado por discussões que conectam o presente e o futuro da educação, com temas como sustentabilidade e empregabilidade. A ação acontece até amanhã (03/10) e tem como objetivo fomentar reflexões e práticas inovadoras no ensino. Com uma programação híbrida, realizada presencialmente no Recife Expo Center, no Bairro do Recife, e também transmitida online, o congresso amplia o alcance do debate para educadores, estudantes e profissionais de todas as regiões do país.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar