Senac Pernambuco inaugura unidade no Porto Digital com foco em formações tecnológicas

    PróximoAnterior

    Senac Pernambuco inaugura unidade no Porto Digital com foco em formações tecnológicas

    Na Rua do Apolo, nova instalação atuará junto ao hub tecnológico para o desenvolvimento de programas e de iniciativas conjuntas de soluções educacionais na área de TI    

    Em sintonia com o crescimento dos setores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o Senac Pernambuco inaugura, nesta quinta-feira (04), a nova unidade embarcada no Porto Digital, que visa atender à qualificação profissional e tecnológica da Região Metropolitana do Recife no segmento de TI. A nova estrutura está localizada na Rua do Apolo, 235, no Bairro do Recife, destacando-se como um importante passo para suprir as necessidades dos setores impactados pela automação e transformação digital no atual contexto do mundo do trabalho. A cerimônia de inauguração acontece a partir das 18h.   

    Para o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, a inauguração da nova unidade acontece em um momento importante para o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico da sociedade. “Ao possibilitar a formação, passamos a contribuir mais para o crescimento de mercados emergentes e aquecidos como o de TI, formando profissionais capacitados para atuação no setor, preenchendo vagas ociosas e corroborando para a competitividade da indústria de software, além de gerar renda para a população local”, enfatiza Peixoto, que ressalta também o Porto Digital como um grande aliado da instituição, com uma parceria que vem desde 2020 e que já capacitou gratuitamente quase mil pessoas na área de tecnologia. 

    A nova unidade conta com ambientes de aprendizagem, inovação e tecnologia para o desenvolvimento de projetos tecnológicos de inovação, com o intuito de atender as demandas do mercado e de contribuir com a prospecção de novos negócios com instituições parceiras que possam ser incubadoras de projetos. O Senac no Porto Digital vai oferecer formação inicial na área de TI, cursos de aperfeiçoamento e qualificação para profissionais de empresas embarcadas no Porto Digital, capacitação para quem deseja realizar transição de carreira, desenvolvimento de projetos e de pesquisas no segmento de TI, inovação focada na expansão dos negócios e voltados ao desenvolvimento de soluções, inovação e empreendedorismo em TI. A instituição já dispõe de cursos abertos e as matrículas podem ser realizadas por meio do site www.pe.senac.br. 

    Com uma estrutura direcionada para quem quer viver o aprendizado de forma inovadora, criativa e dinâmica, o espaço conta com salas e laboratórios amplos, equipamentos modernos e ágeis, para que estudantes possam desfrutar da melhor tecnologia para desenvolverem seus projetos. Os ambientes dispõem de computadores de última geração, como miniPC’s com 32GB de RAM instalada, sistema operacional Windows 11 Pro, 64bits, com processador baseado em x64, ideais para a realização das programações aderentes às áreas de tecnologia. Todas as formações da unidade vão contar com a expertise do Senac na área de tecnologia que, ao longo dos anos, tem se destacado no segmento com o seu amplo portfólio de cursos. São mais de 50 opções voltadas para diversos níveis de conhecimento, onde os alunos têm uma formação completa, desde a qualificação profissional até a pós-graduação.    

    A parceria entre o Senac e o Porto Digital em Pernambuco abriu caminhos para a assinatura, em agosto de 2022, de protocolo de intenções entre as duas instituições a nível Brasil. O documento estabeleceu uma relação de colaboração voltada para o desenvolvimento de programas e de iniciativas conjuntas, de caráter nacional, no campo da formação para o segmento de TI, a fim de promover inovação, inclusão digital e competitividade das atividades econômicas no Brasil. Por este acordo, estão em andamento duas turmas gratuitas e exclusiva para mulheres, com o objetivo de contribuir com a inserção feminina no mercado de tecnologia. 

    Prints – Durante a inauguração da nova unidade do Senac, serão apresentados três projetos do PRINTS, o Programa de Inovação e Tecnologia do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco. O Prints-Pesq, que visa estruturar e impulsionar a área de pesquisa do Senac-PE, o Prints-Inc, que tem como objetivo elaborar o modelo de incubadora e aceleradora, e o Prints-TD, voltado ao planejamento e apoio à implantação da transformação digital para a instituição.  

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar