Com o tema “Deficiência não Define”, o Senac em Caruaru, através do Núcleo Psicopedagógico, realiza de 21 a 28 de agosto de 2025 a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A proposta é promover a reflexão sobre a importância de construir uma sociedade mais justa e acessível, em que essas pessoas tenham voz, autonomia e oportunidades.
“A deficiência é frequentemente associada a estereótipos e preconceitos. Ao abordar o tema, os estudantes podem entender que essa condição não define a pessoa e que cada indivíduo tem suas próprias habilidades e potencialidades. Eles podem aprender a valorizar e respeitar as diferenças, criando um ambiente mais acolhedor e inclusivo”, explicou Risonete Rodrigues, integrante do Núcleo Psicopedagógico do Senac em Caruaru.
A programação contempla atividades gratuitas e diversificadas. Na manhã do dia 21, os estudantes do Mediotec irão confeccionar tirinhas e charges inspiradas no tema da semana. À tarde, haverá palestra com Ineuda Pereira, ex-coordenadora de Educação Inclusiva de Limoeiro e idealizadora do grupo Musical Girassol, seguida da apresentação da Dança de Salão Inclusiva com o professor Nelson Santos.
Nos dias seguintes, os alunos da turma Teens de Inglês vão criar e expor cartazes sobre o tema, enquanto as tirinhas produzidas pelos estudantes do Mediotec serão apresentadas em uma exposição no dia 27. A programação se encerra no dia 28 com a apresentação do grupo de Dança e Teatro da APAE de Agrestina, celebrando a arte, a inclusão e a diversidade.