O projeto “Robótica, Cultura e Inovação: Chico, o Caranguejo Interativo”, desenvolvido pelos docentes Arnott Caiado, Filipe Carvalho e Samantha Grasielle, da Faculdade Senac Pernambuco, está entre os três vencedores nacionais do Prêmio Melhores Práticas Docentes 2025, promovido pelo Departamento Nacional do Senac.
Criado no Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) do Senac PE, Chico é um caranguejo robótico construído com resíduos eletrônicos, programado com recursos de metarreciclagem e robótica embarcada. Além de representar a fauna e a cultura pernambucana, o projeto propõe uma reflexão sobre sustentabilidade e reaproveitamento de materiais tecnológicos, tornando-se um instrumento educativo inovador e lúdico.
O caranguejo interativo, que se movimenta e reage a estímulos, também se transformou em jogo educativo, despertando nos estudantes o interesse pela ciência e pela tecnologia a partir de elementos da cultura local. “Estou muito feliz com esse projeto. Ele nasceu em 2024 e continua ganhando novas versões e experiências. Que em 2026 possamos, eu e meus parceiros Arnott e Filipe, compartilhar ainda mais experiências e aprendizagens com o Chico”, celebrou Samantha Grasielle.
O reconhecimento nacional reforça o compromisso do Senac Pernambuco em promover uma educação criativa, sustentável e conectada com as transformações tecnológicas. Agora, o time segue rumo ao Rio de Janeiro, onde será revelada a colocação final no pódio, em cerimônia marcada para 10 de dezembro.





