Comunicação e Humanização na tecnologia: um diferencial mercadológico

    PróximoAnterior

    Comunicação e Humanização na tecnologia: um diferencial mercadológico

    Em tempos de inteligência artificial e automatização crescente, habilidades como empatia, escuta ativa e acolhimento vêm ganhando destaque como verdadeiros diferenciais no mercado de trabalho. Foi sobre essa perspectiva que o jornalista e professor da Faculdade Senac, Pedro Paulo Procópio, conduziu a palestra “Comunicação e Humanização na Tecnologia: um diferencial mercadológico”, realizada na manhã desta quinta-feira (16), no auditório do Instituto de Ciência e Tecnologia do Senac (ICT), no Porto Digital, como parte da programação do REC’n’Play 2025.

    Durante o encontro, Pedro trouxe à tona um dado alarmante: 92% da Geração Z está sendo rejeitada em processos seletivos, segundo pesquisa da empresa especializada em avaliação, Criteria Corp. Para ele, isso se deve por um motivo simples. Mais do que diplomas universitários, as empresas buscam por habilidades interpessoais bem desenvolvidas. Segundo o professor, o desenvolvimento de uma carreira sólida depende de diversos vetores, como educação, metas, valores, habilidades, interesses e visão.

    O palestrante também convidou o público à reflexão por meio de dois vídeos. O primeiro, a animação intitulada “Você está perdido no mundo, assim como eu?” retrata a alienação contemporânea causada pelo uso desenfreado dos celulares, transformando vidas em espetáculos e cidadãos em agentes passivos do entorno. Em seguida, foi exibida a campanha da TV Globo “Ninguém nasce racista. Continue criança”, um chamado à manutenção da pureza e do respeito como valores essenciais desde a infância. Em seguida, Pedro convidou o público a debater os vídeos assistidos. “Uma coisa que me chamou muita atenção no primeiro vídeo é que o personagem principal sempre via o problema, mas não tomava atitude a respeito. E uma coisa que eu acho que pode ser missão dessa geração atual é deixar de ser expectador, deixar de ser coadjuvante da nossa existência. A gente foi chamado para ser protagonista da nossa vida, e isso é fazer diferença na vida do próximo”, refletiu Marcio Cavalcante, técnico em eletrônica e ouvinte da palestra.

    Encerrando a palestra, Procópio trouxe um pensamento que sintetiza sua visão: “tecnologia é um caminho que deve ser traçado ao lado do fator humano, para que juntos sejam o grande diferencial de construção de uma vida plena”. Para além da palestra, o segundo dia do REC´n´Play foi marcado por outras 15 atividades promovidas pelo Senac. Entre elas estiveram o Talk Show “Tech & Ciência Alimentar – Tendências para o mercado de alimentação: sustentável, inclusivo e funcional”; a oficina de criação de jogos de tabuleiro para inovação; e um desfile de moda.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar