O 21º Congresso Internacional de Inovação na Educação, promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, com apoio do Sebrae-PE e do Departamento Nacional do Senac, chegou ao fim nesta sexta-feira (3) consolidando-se como um dos maiores encontros educacionais do país. Ao longo de três dias, o evento reuniu representantes de 23 estados brasileiros, totalizando 2.351 inscrições – 1.749 presenciais e 602 virtuais.
Foram mais de 20 palestras, 22 lançamentos de livros, dois ideathons e mais de 100 atividades em espaços interativos, que promoveram experiências imersivas e debates sobre os principais desafios e oportunidades da educação contemporânea. Entre os palestrantes, estiveram nomes de destaque como Marcelo Tas, Nina Silva, Débora Garofalo, Mariano Enguita, José Eduardo Santarem, Givanilson Soares, Edgar Andrade, Auxiliadora Padilha, Renato Rodrigues e Zaika Santos.
Os temas discutidos refletiram a amplitude e a atualidade do congresso: inovação e empregabilidade, educação empreendedora, futuro da aprendizagem, inteligência artificial, gamificação, educação digital, metodologias ativas, futuro do trabalho, gestão escolar, inclusão digital, gestão da informação e modelos híbridos de ensino.
A China também esteve presente no evento por meio da participação do Instituto Confúcio, que integrou o espaço Educação Global e Interculturalidade durante o terceiro dia do Congresso. A instituição promoveu uma rica troca cultural com a oficina “A Arte do Recorte de Papel na China e a sua Influência na Educação”, ministrada pela professora Peng Xiyuan, oferecendo aos participantes uma vivência artística e educativa sobre tradições milenares e sua aplicação no contexto pedagógico.
Outra importante parceria esteve presente no evento foi o Instituto Banco Vermelho, aliado do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, que realizou ações de conscientização contra o feminicídio durante toda a programação. Além de uma roda de conversa no espaço Rotas do Conhecimento, o stand institucional contou com um banco vermelho simbólico e um grande painel interativo onde os congressistas deixaram mensagens e frases em apoio ao movimento.
Durante o encerramento, Anna Beatriz Waehneldt, diretora de Educação Profissional do Senac Nacional, destacou a relevância do evento: “Esse congresso já entrou no calendário do Brasil, da educação, do Senac, da região Nordeste, e isso é muito. (…) Esse projeto tem abrangência, porque ele tem uma continuidade de 21 anos, e ele consegue mobilizar a rede do Senac e especialistas mundiais. Além disso, é relevante, porque a cada edição ele se atualiza, nos ajuda a nos atualizarmos em relação à educação profissional”.
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, reforçou o papel coletivo na realização: “Tenho que agradecer à nossa equipe. Não é fácil fazer um congresso desse. E todo ano a gente fica surpreendido. Vejam o padrão. (…) Aqui não tem dinheiro público. Aqui é mantido pelo comércio de bens, serviços e turismo de Pernambuco. Então temos que agradecer aos empresários que financiam estarmos aqui agora. Acredito que todos nós saímos mais fortes e mais sabidos, com mais conteúdo na vida”.
Prêmio Lucilo Ávila valoriza práticas criativas
No encerramento também foi entregue a 10ª edição do Prêmio Lucilo Ávila, que reconhece experiências pedagógicas inovadoras em instituições de ensino de Pernambuco. A vencedora foi Catarina Fraga Marinho, da Escola de Referência em Ensino Médio Engenheiro Lauro Diniz (Ipsep), com o projeto “Educação Antirracista em Prática: Um Relato de Experiência sobre a Consciência Negra no Ensino Médio em Pernambuco”.
Emocionada, Catarina afirmou: “Sem o apoio dos meus amigos, que foram oficineiros, foram palestrantes, eu não conseguiria chegar até aqui. (…) Esse prêmio veio num momento em que eu estava bem pra baixo com a educação. (…) Então essa premiação veio para me dizer: Vai lá, Catarina, continua, você está no caminho certo”.
O congresso terminou em clima de celebração. O Maestro Forró animou o público com um show contagiante, que colocou todos para dançar e coroou os três dias de intensa programação.