Encontro Pedagógico 2026: talk show destaca trajetórias de sucesso e a conexão entre educação e mercado

    Anterior

    Encontro Pedagógico 2026: talk show destaca trajetórias de sucesso e a conexão entre educação e mercado

    Um dos destaques da abertura do Encontro Pedagógico 2026 do Senac Pernambuco, que aconteceu nesta quarta-feira (4), no Auditório Roberto Régnier, em Recife, foi o talk show “Aprendizagens que se conectam: educação, mercado e transformação, mediado pela coordenadora de Programas Educacionais do Senac PE, Fábia Alves”. O objetivo foi expor a visão do mercado sobre a formação Senac, validada por dados e experiências compartilhadas por representantes da Deloitte, uma das maiores consultorias de serviços profissionais do mundo, e por um egresso cuja trajetória simboliza esse impacto.

    A analista sênior de RH da Deloitte, Carla Freire, apresentou números que evidenciam a força da parceria com o Senac. “Quarenta e sete por cento das contratações realizadas por meio do Programa Embarque Digital são de alunos da Faculdade Senac. O trabalho desenvolvido aqui se reflete diretamente no mercado. A formação técnica é importante, mas o foco nas competências comportamentais faz toda a diferença no dia a dia profissional”, afirmou.

    Na mesma linha, o psicólogo e analista sênior da Deloitte, Luan Gomes, reforçou os diferenciais dos estudantes da instituição. Ao relatar detalhes sobre um programa desenvolvido pela empresa para descoberta de novos talentos, o Boot Camp, Luan informou que o Senac é a instituição formadora com o maior número de selecionados, respondendo, sozinha, por 15% dos candidatos escolhidos. “Os alunos do Senac estão em primeiro lugar quando falamos de adequação de perfil e competências. Eles reúnem exatamente o que o mercado exige: competências técnicas e comportamentais, desejo contínuo de aprender, mentalidade ágil, adaptabilidade e boa comunicação”, pontuou.

    O diretor de Educação Profissional do Senac Pernambuco, Eliézio Silva, reforçou esse alinhamento ao apresentar um dado estratégico. “O portfólio do Senac está aderente em 94,4% às competências exigidas pelo mercado de trabalho na área de tecnologia”, afirmou.

    Outro destaque apresentado pelo diretor foi o retorno de ex-alunos à instituição, agora como docentes. Everton Henrique e José Carlos, egressos do Programa de Aprendizagem do Senac Caruaru, e Ruan Guedes, ex-aluno do Mediotec Recife e da Faculdade Senac Pernambuco, participam do Encontro Pedagógico pela primeira vez como docentes.

    Entre os pontos altos do talk show está o depoimento do egresso Erick Carrasco, desenvolvedor front-end, designer e ex-aluno do Mediotec e da Faculdade Senac Pernambuco. Erick compartilhou uma trajetória marcada pela descoberta de propósito ainda no Ensino Médio, quando participou da primeira turma do Mediotec.

    “Minha história começou ali. Eu ainda estava no Ensino Médio quando encontrei, no Senac, um espaço que acreditou em mim. Nos projetos integradores a gente era provocado a olhar para problemas reais e pensar em soluções que fizessem sentido para as pessoas”, relembrou.

    O projeto desenvolvido por Erick tinha como foco o apoio psicopedagógico aos estudantes e, com o incentivo à inovação e ao empreendedorismo, ganhou forma e propósito. A iniciativa deu origem à startup Nook, uma das primeiras incubadas na Incubadora para o Desenvolvimento de Inovação e Aceleração do Senac (I.de.i.a.S).

    “O acolhimento que vivi no Senac não é apenas institucional. Ele forma o profissional, mas, antes disso, forma o cidadão. A educação me transformou profundamente. Mudou minha forma de enxergar o mundo, o trabalho e as pessoas. E eu tenho certeza de que ela pode transformar a vida de muita gente, assim como transformou a minha”, afirmou.

    O talk show consolidou o propósito do Encontro Pedagógico 2026 ao demonstrar que, quando educação e mercado caminham juntos, a transformação acontece de forma concreta, humana e sustentável.

    Anterior

    Accessibility Toolbar