Espaço Rotas do Conhecimento expõe ações inovadoras do Senac em todo o Brasil

    PróximoAnterior

    Espaço Rotas do Conhecimento expõe ações inovadoras do Senac em todo o Brasil

    Durante os três dias do 21° Congresso Internacional de Inovação na Educação os congressistas puderam conhecer projetos inovadores do Senac por todo o Brasil. No espaço Rotas do Conhecimento foram apresentadas algumas iniciativas que vêm fazendo diferença na disseminação e democratização da educação profissional de qualidade por todo o país. “Nós temos um grande desafio que é a interiorização do ensino e ações do Senac como as carretas, balsas e os novos containers são muitos importantes para alcançarmos esse objetivo, explica Betânia Paiva, gerente de desenvolvimento educacional do Senac Pernambuco.

    As balsas-escolas do Senac Amazonas, barcos itinerantes que atendem as inúmeras comunidades ribeirinhas do estado, é um exemplo da eficiência dessas ações. O projeto já acumula 25 anos de atuação, 20 mil pessoas atendidas e foi apresentado pela diretora de Educação Profissional do Senac AM, Ellen Castro, que afirmou a alegria de participar do Congresso. “A experiência está sendo inovadora. Fomos surpreendidos pela programação desse evento e com essa oportunidade de compartilhar com as pessoas o que o Senac está fazendo no Amazonas, especialmente em uma modalidade fluvial que não é muito comum”.

    A referida modalidade abriga uma infraestrutura de quatro laboratórios que atendem às demandas dos segmentos de turismo e hospitalidade, informática, saúde e beleza. As balsas ficam instaladas no município por, no mínimo, seis meses e as formações são totalmente gratuitas.

    O Pará também marcou presença no 21° CIIE. A gerente de desenvolvimento educacional do Senac no estado, Patrizia Galiza, trouxe o projeto de Containers, que está sendo instalado neste mês de outubro e também representa um grande avanço na busca por atingir lugares remotos do Brasil. “Com o tamanho do nosso estado e seus 144 municípios, o Senac vem estudando formas de atender o máximo de pessoas possível. Uma das formas é através das ações móveis e pensamos nos containers que são sustentáveis e flexíveis e podemos moldar da melhor forma”.

    A cidade de Salinópolis, a cerca de 220km de Belém, foi a primeira cidade a ser escolhida para hospedar esse tipo de unidade móvel, uma vez que a localidade também vai receber a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 30), em novembro. As capacitações serão gratuitas e vão abranger as áreas de Gastronomia, Hospedagem e Turismo, e Gestão e Negócios.

    O 21° Congresso Internacional de Inovação na Educação está sendo promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-Pernambuco – com apoio do Sebrae-PE e do Departamento Nacional do Senac – e acontece de forma presencial, no Recife Expo Center, no Bairro do Recife, e de forma online, ampliando o alcance para educadores, estudantes e profissionais de todas as regiões do país.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar