A força e determinação da mulher nordestina tiveram lugar garantido no Conexões Literárias do 21º Congresso Internacional de Inovação na Educação. O escritor e jornalista, Samuel Britto, usou o espaço para lançar a obra “A Impuderada do Sertão – Histórias de mulheres agredidas”, em que traz a temática do combate à violência contra a mulher.
“Esse é um tema muito importante que acabei desenvolvendo devido ao meu dia a dia no Jornalismo de ter que lidar sempre com histórias e reportagens tristes de mulheres violentadas”, explica Samuel.
O romance conta a trajetória de uma sertaneja preta que se recusa a viver o mesmo ciclo de violência pelo qual passaram seus antepassados e resolver colocar um ponto final castigando os homens que batem em mulheres. Além dessa temática, o jornalista, nascido em Arcoverde, presta uma homenagem a região. “O sertão precisa ser mais divulgado como uma terra boa. Precisamos mostrar o sertão bonito. Temos tecnologia, desenvolvimento. É preciso acabar com esse preconceito”.
“A Impuderada do Sertão – Histórias de mulheres agredidas” é o segundo livro de Samuel, que contou com o apoio do Senac Pernambuco. O escritor ratifica a alegria de lançar sua obra no CIIE. “Eu lancei um livro aqui no ano passado e, hoje, esse livro já está em 15 países. O Congresso tem um poder muito grande de divulgação”.
O Conexões Literárias, durante os três dias de Congresso, reuniu escritores e educadores para rodas de conversa, sessões de autógrafos, lançamentos e experiências sensoriais. Entre os temas abordados estão literatura infantil e juvenil, o papel da ficção na construção da empatia e cidadania e os desafios da mediação de leitura em sala de aula.
O 21º Congresso Internacional de Inovação na Educação está sendo realizado pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-Pernambuco, com apoio do Sebrae-PE e do Departamento Nacional do Senac.