Na tarde do segundo dia de programação do REC’n’Play 2025 (16), o Instituto de Ciência e Tecnologia do Senac foi palco para criatividade e interação. O curso de Design de Moda, da Faculdade Senac, ofereceu aos participantes uma oficina de Fashion Performance, que culminou em um desfile na rua do Apolo.
Na ocasião, foram apresentadas sete peças em algodão cru, todas elaboradas pelos estudantes. Essas unidades foram produzidas para serem modificadas a gosto do público. “O objetivo não era chegar com a coleção pronta e, sim, fazer com que as pessoas presentes finalizassem a coleção, no sentido de trazer a parte mais lúdica. Todas as peças chegam cruas e saem modificadas. Calças que podem virar bermudas, camisas longas que podem ser curtas, coletes que podem virar bolsas. Tudo com a orientação dos alunos, que são os líderes e protagonistas do processo”, explica Daniela Oliveira, professora e coordenadora do curso de Design de Moda, da Faculdade Senac. Os participantes ainda tiveram à disposição uma caixa com materiais como tinta, cola e arame, que poderiam ser utilizados durante a intervenção.
A atividade, que englobou todos os períodos do curso de Design e Moda, foi realizada na edição de 2024, mas o retorno das pessoas foi tão positivo que os organizadores decidiram repetir o programa. A estudante Michelly Demézio, aluna do 4° período do curso, explica eventos como esse são oportunidades. “Estamos nesse processo há cerca de dois meses e cuidamos de tudo, desde a apresentação das modelos até a disposição de como ficaria o espaço. Para nós, é muito legal quando a faculdade participa dessas ações que têm visibilidade. Conseguimos trazer nossas habilidades para um ambiente mais aberto, pois queremos levantar nosso nome no mercado como estilistas e também nosso portfólio”, afirma.
Cadu Sales é produtor de Moda e participou da oficina. Para ele, a ação foi bem interessante. “Como já trabalho e pesquiso essa área de performance de moda e intervenção, eu vim conferir. Muito bom ver todo mundo participando. A galera foi bem criativa, com figurinos muito bem elaborados. Os alunos estão de parabéns”.