Neste segundo dia de Rec’n’Play (16), foi realizada a apresentação de “Projetos Didáticos (Canva education)” produzidos no primeiro dia da oficina (15). O encontro, que aconteceu no Instituto de Ciência e Tecnologia do Senac (ICT), foi marcado pela premiação dos participantes que desenvolveram o projeto “A jornada da gotinha azul. Das nuvens até as nossas casas… e de volta à natureza!”.
Todas as criações foram feitas com o auxílio de tecnologia artificial do Canva. Felipi Marques, assessor de tecnologias educacionais do Senac Rio de Janeiro, ressaltou a importância desse momento e de celebrar tecnologias acessíveis e integradas. “Foi um momento de muito aprendizado. Conseguimos usar as ferramentas digitais do Canva e demonstrar o quanto esse uso pode gerar um grande impacto, tanto ao nível de engajamento, quanto numa aprendizagem significativa para os alunos”.
A proposta vencedora se dedicou a produzir um quiz gamificado para o público infantil, de 7 a 11 anos, para auxiliar de forma lúdica e interativa a aprendizagem sobre o ciclo da água, processos de tratamento e a reutilização do recurso. Dessa forma, as crianças podem desenvolver consciência ambiental e ter práticas mais sustentáveis em suas rotinas e, ao completarem o jogo, podem se tornar guardiões da água.
A equipe premiada é formada por Cheila Andrade, Administradora; Elaine Claça que atua no Museu Universo Compesa; Jefferson Matheus e Mário Roberto, profissionais de TI da incorporadora Moura Dubeux; Mayara Paixão e Romero Reis, da área de Gestão de Pessoas da empresa Tupan. “A oficina do Canva foi surpreendente, eu me inscrevi pensando em entender o potencial dele e foi muito gratificante que o grupo abraçou a minha proposta de tema, relacionada ao meu trabalho, e construiu esse quiz”, comemora Elaine.
O segundo lugar trouxe o projeto “Guia Gamificado”, desenvolvido pela equipe de Edvaldo Valentim, Gildo Júnior, Daniel Jhonatas, Ednaldo Ramos e Carolina Luz. Com a proposta de divertir os estudantes com desafios simples e mesclar o processo de aprendizagem cotidiana com assuntos que se relacionam com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
O terceiro lugar ficou com a equipe de profissionais do Senac Alagoas, Mauricesar Barbosa, Annysclea Farias e Ithalo Amorim. Eles apresentaram o projeto “EcoAqua”, um simulador de ecossistemas que direcionaria os estudantes a um quiz responsivo, por meio de QR Code, para tratar de ações e escolhas que podem salvar o meio ambiente.
Durante a premiação também aconteceu a apresentação de outros cinco trabalhos participantes, além da exposição de trabalhos desenvolvidos por professores do Senac.