Professores e alunos do Mato Grosso do Sul viajam de avião pela primeira vez para participar do 21° CIIE

    PróximoAnterior

    Professores e alunos do Mato Grosso do Sul viajam de avião pela primeira vez para participar do 21° CIIE

    Promover a troca de experiências e, assim, estimular novas ideias e soluções. Com esse objetivo, o 21° Congresso Internacional de Inovação na Educação (CIIE), que acontece até o dia 3 de outubro, no Recife Expo Center, tem sido um local de vivências inesquecíveis para os congressistas. Um exemplo disso são os alunos e professores do Centro Integrado de Educação, Tecnologia e Ciência (CIETEC), da cidade de Rio Brilhante, no Mato Grosso do Sul (MS). O grupo foi agraciado em uma competição promovida pela Secretaria de Educação do município, chamada Embarque Digital, em que os melhores colocados receberiam como prêmio a vinda aos três dias do Congresso, com tudo pago.

    Os estudantes, que nunca tinham viajado de avião, não escondem a alegria. Evelin Souza, de 12 anos (7° ano), comemora a oportunidade. “O Congresso está maravilhoso. Estou gostando muito. O que mais gostei foram as palestras e gostei muito da comida também. Também tivemos a oportunidade de conhecer o Porto Digital e aprendemos bastante”.

    Os professores de Robótica, Samuel Pupile, Luma Ramires e Thaís Zanatta são os responsáveis pela implantação do Embarque Digital na cidade. O objetivo do projeto é que os alunos identifiquem problemas que existem na comunidade ou na escola, trazendo soluções tecnológicas ou de inovação. “Os participantes eram todos da rede municipal, do 6° ao 9° ano, e tiveram a orientação de nós professores, mas todas as ideias foram deles, que tiveram apenas um mês para montar a concepção de suas criações e a apresentação. Os trabalhos foram avaliados por uma banca do Sebrae e da Coordenadoria Regional de Educação – CRE5, e os três melhores colocados receberam como prêmio a inscrição e a vinda para o Congresso aqui em Recife.

    Izadora Borges, 15 anos (9° ano), é uma das alunas que participou da competição e está à frente do projeto Ecoalerta Rio Brilhante, um dos premiados. “Nós elaboramos um aplicativo de denúncias anônimas para queimadas e descarte irregular de lixo. O usuário tira uma foto e envia no app, explicando onde está o foco de incêndio ou do descarte de resíduos. Através disso, aparece um mapa interativo e um órgão público vai receber notificações e ficar ciente sobre quais são as áreas mais afetadas. Dessa forma, é possível fazer ações educativas nesses locais”, explica.

    A estudante afirma que esses dias de Congresso têm sido incríveis. “Estou gostando muito das palestras. As oficinas trouxeram assuntos que já tínhamos estudado, mas conseguimos aprofundar ainda mais. Além disso, vamos conseguir conhecer a praia. Estou muito feliz”.

    O 21° Congresso Internacional de Inovação na Educação (CIIE) é promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-Pernambuco, com apoio do Sebrae-PE e do Departamento Nacional do Senac. A ação acontece até amanhã (03/10) com uma programação híbrida, realizada presencialmente no Recife Expo Center, no Bairro do Recife, e também transmitida online.

     

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar