Biblioteca Digital do Senac é opção segura para estudar remotamente

    PróximoAnterior

    Biblioteca Digital do Senac é opção segura para estudar remotamente

    Nos últimos meses, por conta do isolamento social provocado pela pandemia do Coronavírus, foi imprescindível que alunos e docentes se adaptassem a uma nova realidade: a de participarem das aulas de forma remota. A Biblioteca Digital do Senac (www.bibliotecadigitalsenac.com.br) garantiu que a comunidade acadêmica tivesse o aporte necessário para a aprendizagem e o estudo por meio dos livros digitais.

    Muitas atividades e estabelecimentos voltaram a funcionar. Porém, a Biblioteca Digital do Senac continua sendo uma forma segura de adquirir conhecimentos. Sua utilização impede que professores, estudantes e colaboradores exponham-se, evitando aglomeração e a ida ao ambiente da biblioteca física do Senac.

    A coordenadora pedagógica da Unidade de Imagem Pessoal do Senac (UIP), Mercianita Vieira, avalia que a Biblioteca Digital Senac é uma valiosa ferramenta pedagógica de apoio ao docente e, principalmente, discentes. “O acervo possui livros de diversos segmentos que auxiliam o trabalho dos professores. Além de possibilitar a busca de forma rápida às publicações disponibilizadas. Na UIP estamos incentivando cada vez mais o uso da biblioteca digital, pois estamos migrando para os espaços virtuais de forma gradativa, uma vez que não estamos mais fazendo aquisição de livros físicos”. Mercianita afirma que o ambiente da biblioteca é bastante interativo, com diversas ferramentas que ajudam, didaticamente, o professor a realizar um trabalho de excelência, não deixando nada a desejar com a ausência do livro físico.

    Segundo a bibliotecária do Senac Caruaru, Miriam Barros, os coordenadores, professores e alunos estão utilizando os recursos da biblioteca digital e estão bem satisfeitos. “Durante o período de aulas remotas os acessos são frequentes e diários e a nova ferramenta tem sido fundamental para acompanhar os conteúdos e otimizar a aprendizagem”.

    São mais de 1000 títulos da Editora Senac São Paulo disponibilizados online, seja no portal (www.bibliotecadigitalsenac.com.br) ou por meio do aplicativo de celular (Android ou IOS), para seus alunos, professores e colaboradores. Em sistema de acesso remoto, a ferramenta permite ao usuário a flexibilidade de horário de leitura, por meio da seleção de livros favoritos, adição de anotações sobre o conteúdo e criação de listas de leitura. O serviço também possui um aplicativo que permite baixar publicações para leitura off-line. Entre as opções didáticas são encontrados exemplares de Ciências Humanas, Saúde, Bem-Estar e Beleza, Comunicação e Artes, Design, Arquitetura, Moda, Educação, Gastronomia, Nutrição, Turismo e Hotelaria, Eventos e Desenvolvimento Social e Tecnologia da Informação.

    Para a aluna Layla Richele Fonseca da Silva, do curso de Serviços Administrativos do Programa de Aprendizagem do Senac Recife, a ferramenta é bem prática e bem inovadora. “Conseguimos ler vários livros, de diversas áreas, e podemos ampliar nossos conhecimentos em casa mesmo, de uma forma bem simples. Eu gostei muito dessa plataforma”. Sua colega de turma, Ana Luiza Jaguaribe Farias, também achou bem interessante o acervo, por disponibilizar livros para vários segmentos de cursos. “O que me chamou mais atenção foram os livros de Gastronomia, Saúde e Beleza. Nunca tive problemas de acesso com a plataforma, e lendo alguns livros adquiri um bom conhecimento”.

    “Também faço uso em sala de aula como ferramenta de consulta. O uso me auxilia bastante na prática de metodologias ativas de ensino, uma vez que a facilidade de acesso ao conteúdo possibilita ao aluno mais protagonismo e confiança, o que gera uma troca de conhecimentos significativa e frutuosa”, ressalta a instrutora dos cursos de Modelista e Modelagem Básica, Camila Juliette, do Senac Caruaru. Ela comenta que a biblioteca virtual do Senac é uma ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem, pois amplia as fontes de pesquisa e motiva o aluno a buscar mais conhecimento por meio da plataforma.

    PróximoAnterior