Cultura e tecnologia são destaques na abertura do CTE

 

Discursos e diálogos entre educação, cultura e tecnologia foram destaques na solenidade

Robô da Orient Code interagiu com Toinho Mendes

Teve início, na manhã desta quinta-feira (19/09), o Congresso de Tecnologia na Educação. Prestigiada por autoridades regionais e gestores do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, a cerimônia de abertura foi apresentada pelo artista Toinho Mendes, ex-gestor do Cais do Sertão, e contou com apresentações culturais, metáforas à tecnologia na educação e momentos surpresa.

Abrindo a solenidade, um repente feito especialmente para a ocasião, destacando a educação como legado, Toinho desceu as escadas do auditório principal, encantando o público presente. Em seguida, misturando a tecnologia e a cultura pernambucana, interagiu e dançou com robôs desenvolvidos pelos profissionais da startup Orient Code, que promove aulas de robótica em escolas de Caruaru.

Bernardo Peixoto destacou interiorização

Depois, foi a vez do grupo de dança Olhares de Caruaru se apresentar. O público presente assistiu atento a uma apresentação que passeou pelos ritmos pernambucanos, como o Xaxado, o Forró e o Cavalo Marinho. Momento interessante foi quando os integrantes dançaram o Bumba meu Boi e uma das dançarinas entrou no palco com um skate elétrico, numa metáfora ao diálogo entre tecnologia, cultura e educação. A execução do hino nacional ficou a cargo da banda de pífanos Nossa Senhora das Graças.

Passado o momento cultural, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, Bernardo Peixoto, deu prosseguimento à solenidade. Em sua fala, sublinhou a importância de realizar o evento no interior do Estado. “A interiorização é marca registrada de nossa gestão. Não é por acaso que estamos trazendo o evento a Caruaru. Ficamos muito felizes em fomentar um debate sobre as novas formas de ensinar e aprender em uma cidade que tem como prioridade a formação continuada de seus professores”, destacou.

Auditório do Cecon lotado

Manoel Santos, diretor do Sindlojas Caruaru, um dos apoiadores do Congresso, e vice-presidente da Fecomércio PE, destacou Caruaru como capital nacional da educação por dois dias. Encerrando a abertura, Alberes Lopes, secretário da Micro e Pequena Empresa, Qualificação e Trabalho de Pernambuco que representou o governador Paulo Câmara, assinalou a vocação de Caruaru para a educação e a tecnologia, destacando a escolha do município como um acerto.

Presenças – A abertura do congresso contou com as presenças de Valéria Peregrino, diretora regional do Senac Pernambuco; Oswaldo Ramos, diretor regional do Sesc Pernambuco; Carlos Artences, diretor nacional do Sesc; Marcos Borges, superintendente regional  da Caixa Econômica Federal (CEF) no Centro-oeste de Pernambuco, patrocinadora do CTE; Débora Florêncio, gerente regional do Sebrae, representando o presidente Ricardo Essinger;  João Charamba, secretário executivo de Gestão da Rede, representando o secretário de Educação, Fred Amâncio.


Texto: Lindalva coelho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *