Instrutores lançam coleção de livros com dinâmicas para o ensino de idiomas

    PróximoAnterior
    Instrutores do Senac lançam livros sobre dinâmicas para o ensino de idiomas2

    Instrutores lançam coleção de livros com dinâmicas para o ensino de idiomas

    Durante a pandemia, em março de 2020, oito instrutores de Idiomas do Senac Recife uniram-se e lançaram uma série de livros intitulada “Dinâmicas para Professores de Idiomas”, com metodologias e dinâmicas para o ensino de qualquer idioma, com aplicação em aulas remotas e híbridas. Os autores Saulo Bernardo, Cristiane Prates, Jéssica Correia, Cláudia Vasconcelos, Suzana Cavalcanti, Rayana Santos, Marília Silva e Cecília Simes, instrutores da UIS, fizeram uma publicação independente.

    A ideia surgiu das conversas que eles tinham nas salas de professores e dos ricos compartilhamentos de atividades e dinâmicas com outros colegas. “Ao listar as atividades, percebemos que teríamos repertório para nivelar as dinâmicas e adicionar aplicações remotas e híbridas, daí surgiu nossa coleção”, explica Saulo Bernardo, que é o gerente de Projetos da coleção.

    Os autores explicam que escrever um livro destinado aos professores de idiomas é uma tarefa que requer pensar a prática didático-pedagógica de língua estrangeira em todas as suas etapas. Eles destacam que esse pensar e repensar da prática docente suscitou escrever uma série de três volumes, que tem a intenção de prover os professores de língua estrangeira com uma fonte de recursos didáticos, a fim de potencializar e diversificar as aulas de idiomas. “Essa tarefa nada simples incumbiu a nós, autores desta coleção, revisitar nossa prática e a própria aula de idioma, para compreender de que maneira este livro poderia contribuir para a ação pedagógica diária dos nossos colegas”, diz Saulo Bernardo.

    Durante a confecção das publicações, eles tiveram o cuidado de sempre manter o professor e sua prática pedagógica como ponto de partida, e a construção do conhecimento do aluno como objetivo final. Nos três volumes foi considerado não apenas o professor que está começando sua trajetória, mas também aquele que já trilha esta jornada há algum tempo, e que tem em comum o desejo de enriquecer sua prática. “A escrita dos dois primeiros livros foi finalizada em janeiro de 2021 e, no momento, estamos trabalhando na produção do terceiro livro da coleção”, dispara Rayana Santos, instrutora e gerente de Marketing da coleção.

    Os autores optaram por realizar uma coleção de livros de atividades e dinâmicas de sala de aula que pudessem ser usadas por professores de qualquer idioma, sequenciadas e niveladas de maneira a seguir os padrões de proficiência estabelecidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR). O QECR é um material de referência aceito e reconhecido internacionalmente para servir de orientação e base à produção de currículos de ensino e de materiais de línguas estrangeiras, bem como para o acompanhamento e avaliação da proficiência de estudantes e falantes estrangeiros de diversos idiomas.

    A coleção é independente e foi totalmente produzida pelos autores. “Temos um time multifacetado, com profissionais que além de professores de idiomas estrangeiros (inglês, espanhol), atuam como gerente de projetos, designer, jornalista, revisoras, pesquisadoras. Essas habilidades foram essenciais na composição de nossa obra, porque assim pudemos ter domínio sobre todas as etapas da escrita da coleção”, avalia Saulo. A coleção compreende três livros ao todo. No primeiro volume, as atividades são adequadas aos níveis iniciais do estudo de idiomas (A1 e A2). O segundo livro traz dinâmicas para os níveis intermediários (B1 e B2) e o terceiro é voltado para aulas dos níveis avançados (C1 e C2).

    Quem tiver interesse em adquirir os livros basta clicar no link que está no perfil do Instagram deles: @dinamizaprof, que leva direto para a loja on-line da editora da coleção. “Tínhamos estoque de livros para pronta entrega, mas a procura foi tanta que eles terminaram em menos de uma semana”, comemora uma das autoras, Cláudia Vasconcelos.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar