Palestra de Miguel Zabalza discute as TICs no processo de aprendizagem

    PróximoAnterior

    Palestra de Miguel Zabalza discute as TICs no processo de aprendizagem

    O presidente da Associação Iberoamericana de Didática Universitária, Miguel Zabalza, palestrou esta tarde (20) no XVI Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Com o tema “Construindo Aprendizagens com o Apoio das TICs”, a apresentação discutiu a presença dos dispositivos tecnológicos em sala de aula e o seu papel nas metodologias de ensino.

    O profissional destrinchou e discutiu os processos mentais vinculados à aprendizagem em toda a sua abrangência, além de apresentar sugestões de coreografias didáticas inovadoras aliadas ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). “Aprender é mais que conseguir um produto, porque o produto hoje é obtido apenas com a tecnologia, com os inúmeros aparatos que ela oferece. A formação acadêmica implica em coisas que nem sempre a tecnologia compreende”, opinou.

    Zabalza ainda destacou a importância da concentração e direcionamento da atenção no ambiente escolar, afirmando que essas habilidades podem sofrer prejuízos pela presença de dispositivos eletrônicos em sala de aula. “O problema do celular é que ele representa muitas distrações, que prejudicam uma das nossas maiores ferramentas didáticas: a atenção do aluno”. O profissional, porém, reconheceu a importância da tecnologia enquanto ferramenta de apoio. “As tecnologias devem servir como complemento da ativação neuronal. Para isso ela é fantástica. Temos os áudios, os vídeos, experiências sensoriais que auxiliam na absorção do conteúdo”, explicou.

    Ao final, o educador espanhol se dispôs a responder as perguntas do público sobre o tema. A apresentação contou com tradução simultânea em língua portuguesa e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

    PróximoAnterior