Com a proposta de promover um atendimento mais inclusivo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), alunas do Curso Técnico em Enfermagem do Senac, em Petrolina, apresentam nesta quinta-feira (7), às 18h, na área externa da unidade, uma cartilha e um banner voltados para a comunicação com pessoas surdas.
A ação faz parte do Projeto Integrador (PI) do curso e surgiu após as estudantes identificarem, durante o estágio em UBS, a dificuldade enfrentada por profissionais da saúde na comunicação com pacientes com deficiência auditiva. O material educativo foi desenvolvido com o apoio de uma intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e será utilizado no setor de triagem de uma UBS do município.
Segundo dados do IBGE, mais de dez milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência auditiva. Apesar disso, essa população ainda enfrenta barreiras significativas para acessar serviços básicos, especialmente na área da saúde.
“A comunicação é um dos pilares para a segurança do paciente. Saber e entender Libras é um diferencial importante para oferecer uma assistência humanizada, segura e de excelência ao paciente surdo na atenção primária”, destaca a enfermeira Celina Matos, instrutora do curso e orientadora do projeto, ao lado da enfermeira Luciana Andrade.
A iniciativa reforça o compromisso do Senac Petrolina com a formação de profissionais conscientes, preparados e sensíveis às necessidades da população, promovendo inclusão e qualidade no atendimento em saúde.