A aluna do curso de cabeleireiro do Senac de Garanhuns, Daniela Gomes de Melo, conquistou medalha de bronze na 5ª edição das Competições Senac, realizada no Rio de Janeiro, este mês. Ao todo, foram 109 alunos do Senac, vindos de 23 estados e do Distrito Federal, que demonstraram suas habilidades em dez ocupações do Comércio.
Durante três dias, os participantes enfrentaram desafios para entregar os melhores resultados, mas a dedicação de Daniela começou bem antes. Diariamente, ela se deslocava da cidade de Angelim para Garanhuns, um trajeto de quase 25 quilômetros, para, além do horário do curso, ter treinamento extra para a competição. Depois que finalizou a formação em Garanhuns, ficou por 4 meses e meio em Recife para se preparar e representar Pernambuco.
“Subir ao pódio foi uma emoção indescritível. Essa medalha representa muito mais do que o meu esforço pessoal: é o resultado de uma preparação intensa, do apoio dos meus treinadores e da confiança que o Senac depositou em mim. Levo comigo o orgulho de representar Pernambuco com esta medalha”, disse Daniela. Ela trabalha em Angelim com atendimento a domicílio e abrir o próprio salão é o seu objetivo.
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto, acompanhou a delegação durante os três dias do Competições no Rio de Janeiro e ressaltou a importância da participação pernambucana. “Nos orgulha ver uma delegação tão ampla, representando cinco ocupações diferentes e demonstrando o potencial da educação profissional do nosso estado. Esse esforço é reflexo da qualidade do ensino e da dedicação de nossos estudantes e professores”, destacou. Ele também reforçou a relevância das Competições em âmbito nacional. “As Competições são um espaço de estímulo à inovação, ao protagonismo e ao desenvolvimento de novas competências. Os alunos vivenciam situações reais de mercado e demonstram como a educação profissional é capaz de transformar vidas e gerar oportunidades.”
A comissão pernambucana foi formada por cinco competidores: Daniela Gomes (Cabeleireiro – bronze), Renato Muniz (Serviço de Restaurante), Ruan Guedes (Desenvolvimento de Sistemas), Caline Nascimento (Cozinha) e Abigail Araújo (Cuidados de Saúde e Apoio Social).
Competições – As Competições Senac acontecem a cada dois anos e reúnem alunos e docentes do Senac de todo o Brasil para representar importantes segmentos de atuação da instituição. Neste ano foram dez áreas: Cuidados de Saúde e Apoio Social, Desenvolvimento de Sistemas, Florista, Cabeleireiro, Cozinha, Recepção de Hotel, Confeitaria, Aplicações Web e Mobile, Serviço de Restaurante e Estética e Bem-Estar. Os participantes demonstram competências profissionais por meio da execução de técnicas e práticas e as provas são realizadas em ambientes projetados para simular espaços reais de trabalho.
“Os candidatos são treinados anteriormente por um período de nove meses a um ano, por um profissional na unidade. Em seguida, eles passam por eliminatórias locais até a competição nacional, onde participam de provas que sempre trazem um elemento surpresa. No caso de Daniela, ela executou seis provas. Ela passou pela prova de modelo vivo masculino, onde tinha que cortar, fazer química e fazer a barba. Também enfrentou a avaliação de modelo vivo feminino, em que precisava fazer penteado”, explicou Márcia Miranda, delegada técnica das Competições do Senac em Pernambuco.
A avaliação é realizada por uma comissão formada por avaliadores de todos os estados que estão na ocupação. “Na ocupação de Daniela, tínhamos 15 regionais participando. Cada regional leva um avaliador, que foi o treinador da aluna. Além disso, contamos também com o júri externo, formado por três cabeleireiros convidados. Nessa edição, especificamente, tivemos a presença de um avaliador internacional, porque essa competição é uma prévia da Internacional, que será realizada na China”, afirmou Márcia Miranda.
Além das provas, a programação do evento contou com palestras e ativações para promover a educação para o trabalho. Este ano, cerca de 4 mil pessoas por dia acompanharam as provas, entre empresários interessados em conhecer novos talentos, caravanas de estudantes, familiares, lideranças do Sistema Comércio e profissionais da educação.