Biblioteca da Faculdade Senac PE une literatura e tecnologia em atividade para despertar consciência ambiental em crianças

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    Biblioteca da Faculdade Senac PE une literatura e tecnologia em atividade para despertar consciência ambiental em crianças

    Na sexta-feira, 12 de setembro, a Biblioteca da Faculdade Senac Pernambuco recebeu uma ação educativa especial que combinou leitura e jogos digitais criados por estudantes, com o objetivo de incentivar a conscientização ambiental entre crianças. A atividade foi voltada para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental do Sesc e apresentou duas iniciativas complementares: o livro “A Aventura Espacial”, do professor e pesquisador Dr. Welton Dionisio, e o jogo digital “Chico no Clima”, desenvolvido por discentes da Faculdade Senac com orientação dos professores Arnott Caiado, Filipe Carvalho e Samantha Grasielle.

    Integrada ao programa “Biblioteca Disseminadora da Cultura ODS”, a ação buscou estimular a reflexão sobre sustentabilidade por meio de práticas lúdicas, interativas e conectadas à tecnologia, em alinhamento com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 – Vida Terrestre, que trata da preservação dos ecossistemas.

    A programação começou com a roda de leitura de A Aventura Espacial, conduzida pelo próprio autor. Na narrativa, o excêntrico personagem Sr. Peixe, um astronauta fora do comum, descobre uma Terra repleta de poluição e parte em uma jornada interplanetária em busca de soluções para salvar o planeta. A história traz temas como ciência, astronomia e preservação ambiental de maneira leve e acessível. Durante a atividade, um exemplar foi sorteado entre os alunos e outros dois foram doados às bibliotecas do Sesc e do Senac. As bibliotecárias Elisangêla Morais e Dora Albuquerque apoiaram a mediação e incentivaram a participação das crianças.

    O ponto alto do evento foi a experiência com o jogo digital “Chico no Clima”, criado por alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Senac PE. O projeto, premiado pela Prefeitura do Recife no edital “Jovens no Clima 2025”, oferece aos estudantes a oportunidade de aplicar conhecimentos em programação, design e educação ambiental, ao mesmo tempo em que produz recursos inovadores para o aprendizado.

    Na prática, as crianças ajudaram o caranguejo Chico a realizar missões de coleta seletiva em uma praia virtual, aprendendo de forma divertida sobre reciclagem e descarte correto do lixo. A experiência também contou com um quiz de perguntas sobre espaço e sustentabilidade, que empolgou os pequenos. Ao final, muitos afirmaram que levariam as lições do dia para influenciar outras pessoas.

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