Na tarde desta segunda-feira (28), o auditório da Faculdade Senac Recife foi palco de um encontro especial que reuniu docentes e discentes do Centro de Educação Profissional de Imagem Pessoal (CEP – Recife) para debater a importância dos projetos integradores como ferramentas de transformação no setor da beleza e estética.
A abertura do encontro foi conduzida pelo coordenador pedagógico Gabriel Santana, que destacou o papel da inovação na construção de projetos com relevância no cenário atual. Em sua fala, Gabriel reforçou como ideias originais, quando bem direcionadas e conectadas com demandas reais, têm potencial de se destacar em editais, gerar visibilidade e atrair parcerias.
Sob a coordenação e mentoria dos instrutores Ary Vélez e Edgar Alves, o momento contou com uma programação que apresentou temas como a Jornada Exponencial Senac, os valores e diferenciais da instituição, a atuação dos GEDIs (Gestores de Desenvolvimento Integrado) e o uso da Plataforma Gênesis, voltada ao acompanhamento e fortalecimento dos projetos. “A proposta do encontro foi esclarecer como novas metodologias e ferramentas tecnológicas podem potencializar os projetos integradores. A ideia é que eles estejam cada vez mais conectados com as necessidades reais do mercado, criando soluções inovadoras em parceria com ONGs, empresas e instituições públicas”, explicou Ary Vélez.
Durante o evento, professores apresentaram iniciativas desenvolvidas com suas turmas, como o projeto “Beleza para Todos”, que discute inclusão e diversidade nos salões de beleza, e o “CAF – Central de Atendimento e Feedbacks”, criado para conectar clientes e profissionais da área de estética por meio da escuta qualificada. Outra proposta apresentada foi “Massoterapia em Ação”, um jogo educativo utilizado como recurso didático no curso técnico em Massoterapia.
“Queremos sair do modelo de ‘projeto por projeto’ e chegar a um modelo de ‘projeto com propósito’. Um projeto que tenha valor real, que gere impacto e possa ser viabilizado por editais, parcerias com empresas ou órgãos públicos. Esse é o caminho para transformar boas ideias em oportunidades concretas de atuação no mercado”, destacou Edgar Alves.
O encontro também foi um espaço para troca de experiências entre os participantes. A docente Larissa Gomes abordou o papel da criatividade visual nos processos, enquanto Eliane Silva destacou o impacto social como elemento central nos projetos integradores.
A expectativa é que, a partir desses encontros, as unidades desenvolvam projetos cada vez mais conectados com a realidade do setor de beleza e estética, incentivando o protagonismo dos alunos e a atuação coletiva dos docentes.