Durante o 21º Congresso Internacional de Inovação na Educação, o Espaço Arena Senac de Talentos proporcionou ao público uma imersão na atmosfera das Competições Senac de Educação Profissional. No local, os visitantes puderam interagir com simulações de provas, conhecer os bastidores de treinamentos, explorar cases de sucesso e vivenciar a intensidade de um ambiente onde a aprendizagem se constrói com foco na excelência, na superação e na colaboração.
Na área de Cuidados de Saúde e Apoio Social, Abigail Araújo compartilhou conhecimentos sobre primeiros socorros. “A minha experiência aqui no congresso está sendo grandiosa. Ensinar outros professores que não são da área da saúde, poder ajudar o aluno em uma crise de engasgo, uma crise convulsiva, está sendo maravilhoso. Capacitar de uma forma fácil para ele compreender como deve agir naquele momento de tensão”, afirmou.
Já na área de Cozinha, a competidora Caline do Nascimento apresentou uma oficina de temperos de chocolate com uso de moldes feitos em impressão 3D. “A gente achou interessante unir tecnologia e educação. O chocolate foi uma escolha porque o pessoal gosta bastante e foi uma das experiências que mais gostei durante as competições”, contou. Para ela, participar do congresso tem sido marcante: “É a primeira vez que estou aqui e tem sido um momento bem único de troca”.
A tecnologia também teve espaço com o competidor Ruan Guedes, da área de Desenvolvimento de Sistemas, que trouxe inovação acessível ao público. “Mostrei a criação de chatbots em plataforma low-code, que qualquer pessoa pode personalizar do seu jeito. Fizemos um chatbot socioemocional, capaz de medir emoções como alegria ou tristeza, e também construímos um chatbot do próprio congresso com informações das atrações”, explicou. Para ele, a experiência foi marcante: “É a minha primeira vez ministrando um workshop, e sair com a sensação de estar agregando na vida de outras pessoas não tem preço. É muito satisfatório”.
Na área de Cabeleireiro, Daniela Gomes, medalha de bronze nas Competições Senac 2025, encantou o público com uma oficina prática de penteados. “Eu apresentei uma técnica de abertura de cachos. Cada pessoa colocou em prática também”, disse. Sobre a participação no congresso, ela conta que foi algo encantador. “Foi muito bom fazer parte e ainda poder passar um pouco do que sei para outras pessoas”, destacou.
No Serviço de Restaurante, Renato Muniz, ex-aluno do curso de Garçom promovido pelo Senac em parceria com o Exército Brasileiro através do Projeto Soldado Cidadão, recriou uma prova de barista vivida durante as competições, convidando o público a preparar coquetéis autorais. “Criei um coquetel em 15 minutos a partir de uma caixa misteriosa e foi tão aceito que trouxe para o congresso. Aqui é oficina mão na massa, a gente explica e os participantes também preparam o seu próprio coquetel”, explicou. Para ele, a experiência foi enriquecedora: “Nos últimos 12 meses aprendi muito como aluno, e aqui estou vivenciando o outro lado, como professor. Isso está sendo muito bom”.