Biscoito tem data especial no calendário gastronômico brasileiro

    PróximoAnterior

    Biscoito tem data especial no calendário gastronômico brasileiro

    Entre as regiões brasileiras, o Nordeste é segundo maior consumidor do produto 

    Seja doce ou salgado, seco, com recheio, com cobertura, feito com amido, do tipo waffle, amanteigado ou rosquinha, o biscoito está presente nos hábitos alimentares dos brasileiros. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), o setor movimentou R$ 29 bilhões em 2022, com 1,5 milhão de toneladas em volume de vendas. Não é à toa que o alimento tem uma data só sua, no dia 20 de julho, quando se comemora o Dia Nacional do Biscoito. 

    Ainda de acordo com informações da Abipami, aproximadamente 80% dos adultos consomem algum tipo de biscoito diariamente ou, pelo menos, semanalmente. A avaliação do consumo diário nos estados brasileiros, aponta um ranking do segmento com a região Sudeste com o maior índice, responsável por 50%, seguida do Nordeste (48%), Centro-Oeste (46%), Sul (36%) e Norte (28%). 

    “O produto é amplamente consumido pelos brasileiros e em todo o mundo, seja industrializado ou artesanal. É um alimento de fácil armazenamento e prático para um lanche rápido. Hoje, com as pessoas cada vez mais preocupadas com a qualidade da alimentação, a indústria tem apresentado biscoitos de todos os tipos com ingredientes naturais variados. As preparações caseiras, no entanto, ainda são as mais saborosas e abertas à criatividade na hora do preparo”, explica a coordenadora do Curso de Gastronomia da Faculdade Senac em Petrolina, Roneide Gonzaga. 

    Etimologicamente, a palavra biscoito vem do latim: “bis“, duas e “coctus“, cozido e significa “cozido duas vezes”, numa referência ao processo de fabricação. O vocábulo passou para a língua portuguesa pelo francês, “bescuit”. Sua origem não é totalmente certa, pois antes mesmo dos registros de que o alimento era preparado na Pérsia e no antigo Egisto, acredita-se que os homens primitivos faziam algo semelhante utilizado grãos esmagados e água.  

    Vestibular – Para quem deseja ingressar no mundo gastronômico, a Faculdade Senac em Petrolina abriu o processo seletivo para o segundo semestre de 2023, com 30 vagas para o Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia. Com duração de cinco semestres e ofertada no formato presencial, a graduação possibilita que o aluno desenvolva competências compreendendo o processo produtivo do alimento aliado às técnicas de cozinha. 

    Além de Petrolina, a Faculdade Senac oferece cursos de graduação nas áreas de Saúde, Moda, Design, Tecnologia, Games e Gestão em Recife e Caruaru. Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC. Os interessados já podem se inscrever por meio do site faculdadesenacpe.edu.br/vestibular/. 

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar