Colaboradores do Senac participam do Abril Verde

    PróximoAnterior
    Colaboradores do Senac participam do Abril Verde

    Colaboradores do Senac participam do Abril Verde

    Em alusão ao Abril Verde – Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidente de Trabalho, ontem (28/04), a Gerência de Pessoas e Cultura (GPC) – Segurança do Trabalho do Senac, juntamente com integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), realizaram ação de conscientização em várias unidades da instituição. De forma divertida, a iniciativa levou um bloquinho de Carnaval pelas salas e unidades do Recife, alertando sobre a necessidade de prevenir acidentes de trabalho e/ou doenças ocupacionais, que tem como a pior consequência, a morte.  

    No Senac de Vitória de santo Antão, a ação foi promovida pela representante da Cipa daquela unidade, Mauriceia Pereira, contemplando a todos com uma palestra ministrada pelo especialista em Normas Regulamentadoras e ISO 45.001 Gestão em SST, José Fábio Gomes Mamede, com o tema “A importância da segurança e da saúde nos locais de trabalho”. O público-alvo foram os professores, a turma de aprendizagem, os auxiliares de serviço e gestores.

    A ideia é promover uma cultura para conscientização por um ambiente de trabalho seguro e saudável, respeitando todo os níveis. Instituída em 2003, a data foi criada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Uma referência ao dia 28 de abril de 1969, quando houve uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia, que matou 78 mineiros.  

    À frente do evento, o técnico em Segurança do Trabalho do Senac Recife, Sergio Belarmino, destaca que a blitz de saúde e segurança, como ele chamou, é uma ação voltada para comemorar a vida. “A gente trouxe estatísticas alarmantes fornecidas pelo Governo Federal, referentes ao ano de 2020, última edição divulgada, quando ocorreram 445.814 acidentes. Foi um período em que a maior parte das pessoas estava em home office e, mesmo assim, ocorreram acidentes fatais. As orientações aos colaboradores é uma forma lúdica para que possamos tomar os cuidados devidos”, ressaltou.  

    A iniciativa também contou com participação da coordenadora dos cursos de Saúde da UEP Recife, Audanira Alencar, que falou sobre a importância de cuidar da saúde e da necessidade de tomar as vacinas, a exemplo da Covid e da gripe, e de se fazer exames preventivos periódicos. “São cuidados primordiais para que a gente mantenha uma saúde mais estável”. Na ocasião, ela aferiu a pressão arterial dos interessados. A atividade foi divertida e contou com o elemento surpresa, um colaborador vestido de morte, como uma forma lúdica de mostrar que ninguém quer causar acidentes fatais para encontrar com a mesma.  

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar