Computadores do Senac PE recebem sistema de voz para PCDs

    PróximoAnterior

    Computadores do Senac PE recebem sistema de voz para PCDs

    Comissão de Acessibilidade acompanha ações nas unidades em todo o estado

    Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), acessibilidade é “a possibilidade e condição de alcance para a utilização, com segurança e autonomia, de edificações, espaços, mobiliários e equipamentos urbanos buscando um desenho universal”. A acessibilidade não é realidade para a maior parte das pessoas com deficiência (PCDs) no Brasil e, no Dia Nacional da Acessibilidade, celebrado em 05 de dezembro, é preciso reforçar a importância de garantir esse direito a todos. O Senac Pernambuco acolhe os estudantes de forma inclusiva, atendendo às necessidades para que todos possam participar do curso que desejam. Uma das ações recentes foi a instalação do Sistema Operacional DosVox, destinado a auxiliar a pessoa com deficiência visual a acessar computadores, através do uso de sintetizador de voz, nos computadores localizados nos laboratórios e bibliotecas do Senac PE. Ao todo, foram 605 computadores.

    A iniciativa faz parte do Plano de Acessibilidade e foi implantada pela Comissão Permanente de Acessibilidade, em parceria com a Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), e ratifica a importância do Senac em ofertar Tecnologia Assistiva. A Comissão é formada por integrantes de diversas áreas (administrativa, regulação, gerencia de educação superior, apoio psicopedagógico, coordenação pedagógica, engenharia e arquitetura etc). Ela atua para orientar as ações de inclusão dos alunos com deficiência; identificar as necessidades de reformas e/ou adaptações; aprimorar a comunicação interna gerando maior comprometimento dos colaboradores; facilitar o planejamento financeiro e a redução dos custos; e atender os dispositivos legais vigentes.

    Já o Plano de Acessibilidade é um instrumento para nortear as ações que contemplam toda a instituição, direcionadas a todos que circulam no Senac PE. Dentro do plano existem metas e ações, que são avaliadas constantemente, em reuniões mensais. “É um trabalho realizado em conjunto. A comissão identifica a necessidade, e no momento da “ação”, contamos com a parceria das unidades”, comenta Cássia Monteiro, supervisora psicopedagógica que compõe a Comissão de Acessibilidade.

    Para a implantação do DosVox, por exemplo, colaboradores da GTI foram a todas as unidades do Senac em Pernambuco, da Região Metropolitana do Recife ao Sertão, para instalar o sistema “ Enquanto instituição de educação, temos como missão promover a inclusão  dos estudantes que escolhem o Senac PE como referência em educação profissional e educação superior”, reforça.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar