A última palestra do Auditório Principal do 21° Congresso Internacional de Inovação na Educação foi marcada por provocações e estímulos. O diretor regional do Senac no Rio Grande do Norte, Raniery Pimenta, trouxe o tema “Inovar é coletivo: Construindo culturas de engajamento para a Educação Digital” e fechou a programação de apresentações do segundo dia.
O principal mote da conferência foi a necessidade de o ser humano e a Inteligência Artificial não competirem entre si, e sim, aprenderem a colaborar um com o outro. Em um mundo em que os agentes de IA são uma realidade, Raniey aponta três caminhos. “Podemos torcer para que essa revolução não aconteça, podemos sentar e chorar e podemos trabalhar para entender como isso vai funcionar no futuro e, assim, conseguir estar na frente”, lista.
O diretor explica que a próxima revolução digital será com os óculos inteligentes, inaugurando uma nova era de interação e apontando para um futuro em que o processo de aprendizagem será diferente. “Esses novos dispositivos trazem a tecnologia não apenas em nossas mãos, mas ao nosso redor. A partir daí, muitos estudantes podem começar a se questionar da real necessidade de estudar, afinal os óculos trarão todas as respostas. Será preciso haver outra motivação. Esse vai ser um grande desafio para os educadores e instituições de ensino. Estamos preparados?”, provoca Raniery.
Além dos óculos digitais, o diretor trouxe dicas sobre como aprender a cocriar com a IA, explicando que esse processo não deve ser apenas uma interação superficial, mas sim uma simbiose que requer entendimento profundo sobre as potencialidade e limitações dessas ferramentas. “As melhores práticas é criar uma persona, informar o objetivo da tarefa a ser feita, fornecer todos os detalhes relevantes da tarefa no formato passo a passo, dar exemplos e especificar como o resultado deve ser entregue”. O usuário dá o objetivo e a IA entrega o resultado.
Raniery ainda explicou como ele usa esses dispositivos no dia a dia e quais as melhorias e mudanças do ChatGPT 5.0, que traz raciocínios mais inteligentes, é multimodal, oferecendo funções de texto, imagem, áudio e vídeo, e é capaz de se integrar com outros aplicativos.
Promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-Pernambuco – com apoio do Sebrae-PE e do Departamento Nacional do Senac – o 21° CIIE acontece entre os dias 1 e 3 de outubro e busca promover debates sobre os rumos da educação no Brasil e no mundo. A programação está sendo realizada presencialmente no Recife Expo Center, no Bairro do Recife, mas também pode ser acompanhada de forma online. É possível conhecer a programação completa no site https://www.pe.senac.br/congresso/programacao.html