Djamila Ribeiro encerra 22º Congresso Internacional de Inovação na Educação com reflexão sobre educação antirracista

    Anterior

    Djamila Ribeiro encerra 22º Congresso Internacional de Inovação na Educação com reflexão sobre educação antirracista

    Escritora e filósofa destacou a importância de reconhecer as desigualdades históricas, ampliar a representatividade no ensino e preparar educadores para uma prática comprometida com a diversidade

    “Para falarmos sobre diversidade a gente precisa debater sobre desigualdade. Para falar sobre futuro a gente tem que falar sobre passado, sobretudo em um país como o nosso, o Brasil, que durante muito tempo romantizou a escravidão e as relações raciais. Compreender o passado significa investigar como as desigualdades foram construídas no nosso país.” Foi com essa reflexão que a filósofa e escritora, Djamila Ribeiro, iniciou sua palestra no último dia (8) do 22º Congresso Internacional de Inovação na Educação. A palestra da escritora marcou o encerramento do evento promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE.

    Durante a palestra, Djamila destacou como a estrutura social brasileira foi marcada, ao longo de séculos, por mecanismos de exclusão que restringiram o acesso de diferentes grupos à educação e à participação na sociedade. O Brasil foi o último país das Américas a abolir a escravidão, e, segundo a filósofa, o poder colonial não apenas impediu o acesso de indígenas, africanos e afrodescendentes a direitos fundamentais, como também perseguiu suas formas de resistência, expressas em revoltas, quilombos e na preservação de línguas, danças e saberes ancestrais.

    A escritora também chamou atenção para o mito da democracia racial, ideia que difundiu a percepção de que os conflitos e as desigualdades raciais teriam sido superados no país. Essa narrativa contribuiu para invisibilizar o racismo e retardar o reconhecimento da necessidade de políticas públicas voltadas à promoção da equidade, como as ações afirmativas. Nesse contexto, Djamila ressaltou a importância das cotas raciais como instrumento de ampliação de oportunidades e de acesso à educação. “A falta de oportunidades faz com que a gente perca no nosso país muitos talentos que poderiam estar contribuindo, inclusive para a inovação e educação no nosso país”, alertou.

    O papel dos educadores na construção da equidade

    Ao relacionar o debate racial ao cotidiano das instituições de ensino, Djamila também abordou o conceito de lugar de fala e a responsabilidade dos educadores na construção de ambientes de aprendizagem que reconheçam diferentes experiências e perspectivas. A reflexão reforçou a importância de que os próprios profissionais da educação estejam dispostos a aprender, rever concepções e questionar discursos equivocados, evitando reproduzir estereótipos e visões que reforçam desigualdades.

    “A gente precisa de uma educação que seja representativa do que o Brasil já é. Falar de diversidade, de equidade não é nada de outro mundo. O Brasil já é diverso. Somos formados por mais de 300 grupos étnicos indígenas, temos população negra, branca, descendente de japonês, italiano, alemão e sírio. O que estamos pleiteando e reivindicando é que a educação seja representativa do que a gente já é. E se os espaços não estão refletindo essa diversidade é porque a gente tem um problema e o nosso trabalho como quem pensa educação é transformar as instituições”, afirmou

    Reconhecido por promover reflexões sobre as transformações da educação e conectar especialistas e profissionais do setor, o Congresso Internacional de Inovação na Educação encerrou a 22º edição com mais de 250 atividades, 2.549 participantes, abrangendo 22 estados brasileiros e 254 municípios. “O mote deste ano, educação em movimento é o que o Senac, a Fecomércio e o Sesc fazem todos os dias”, afirmou Regivan Dantas, diretor regional do Senac PE.

    Anterior

    Accessibility Toolbar