Espaço abrigou lançamentos de livros, projetos e saraus nos três dias de evento
Dentre as mais de 250 atividades oferecidas no 22° Congresso Internacional de Inovação na Educação, o “Café com Ideias” trouxe ações diversas e, literalmente, poéticas para o evento, fazendo com que os três dias de programação fossem recheados de delicadeza, literatura e emoção.
A autora Renata Carvalho foi uma dos profissionais que utilizaram o espaço, no dia 8 de outubro, para expor o seu livro “Entre o vulcão e o cuscuz”, no qual ela conta um pouco sobre a sua experiência na cidade de Villarrica, Sul do Chile, mas sem esquecer das suas raízes, culturas e território. “É um livro que encanta as pessoas, não somente pela sua narrativa e animação digital que ele traz, mas também pela proposta artesanal e de sustentabilidade”, explica a professora, que lançou a publicação em 2026. O livro “Entre o vulcão e o cuscuz” é uma produção cartonera, feito com capaz de papelão reutilizado. “O Movimento Cartonero é um movimento de editoras sul-americanas, que defendem a ideia de que todo mundo pode ser escritor e editor, de uma forma menos burocrática, mais econômica e sustentável. As tiragens são pequenas, de no máximo 50 impressões”, afirma.
Maria Auxiliadora, bibliotecária na Faculdade Senac PE, é uma das organizadoras do espaço e explica o principal objetivo da ação. “O Café com Ideias não é somente para lançamento de livros. É possível realizar todo tipo de atividade. Um dos autores trouxe sarau, houve ainda declamação de poesias. É um momento de interação e troca com o público”. Maria acrescenta que todos os profissionais que passaram pelo espaço foram convidados. “Fomos buscar pessoas que sabíamos que tinham publicações e projetos novos”.
22° Congresso Internacional de Inovação na Educação
Reconhecido por promover reflexões sobre as transformações da educação e conectar especialistas renomados, profissionais, pesquisadores e estudantes do setor, o Congresso está acontecendo até hoje (8), no Riomar Eventos. Foram mais de 250 atividades gerais e diversos espaços interativos oferecerão oficinas sobre temas como cultura maker, robótica, metodologias ativas, Inteligência Artificial, criatividade e educação.





