O Riocentro, no Rio de Janeiro, sediou na noite desta quarta-feira (17) a abertura oficial das Competições Senac 2025, maior evento de educação profissional do comércio de bens, serviços e turismo do Brasil. A iniciaitiva reúne 109 jovens dos diretórios regionais de todo o país, cujos desafios simulam situações reais do mundo do trabalho, em diferentes ocupações.
A delegação pernambucana marcou presença na solenidade e segue representando o Estado durante os três dias de provas nas ocupações de Cabeleireiro, Serviço de Restaurante, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Cozinha e Desenvolvimento de Sistemas. Formado por cinco jovens competidores e suas equipes de apoio e treinadores, o time do Senac PE leva para as disputas a formação técnica de qualidade promovida pela instituição e a preparação realizada ao longo dos últimos meses.
Na cerimônia, o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, destacou o papel da iniciativa para o futuro da educação profissional. “O verdadeiro sentido das Competições Senac é reafirmar que a educação profissional, conduzida com seriedade, transforma a vida e contribui para o engrandecimento do Brasil. Este é o legado maior do Senac para o nosso país.”
A programação de abertura também contou com apresentação cultural do grupo Ginga Brasil, que levou ao palco a diversidade e a energia da cultura nacional, contemplando a dança, música e ritmos de diversas regiões.
As provas seguem até sábado (20), e no dia 21 serão conhecidos os vencedores em cada ocupação. Além de revelar novos talentos, as Competições Senac também definem os representantes brasileiros na WorldSkills 2026, que será realizada em Xangai, na China.