Roda de conversa debate a inovação no ensino na visão de alunos egressos

    PróximoAnterior

    Roda de conversa debate a inovação no ensino na visão de alunos egressos

    O conhecimento mercadológico de egressos do ensino profissionalizante do Senac pautou o debate entre alunos, professores e o público 

    Ouvir, opinar e ter um canal de diálogo constante com os alunos, mesmo depois da conclusão de suas formações, norteou o bate-papo entre professores e ex-alunos do Senac, em painel sobre “O que Precisamos Aprender com os Egressos Sobre Inovação no Ensino”, durante a manhã do último dia da XIX edição do Congresso Internacional de Tecnologia na Educação (CITE). 

    Segundo Daniela Oliveira, coordenadora do eixo de Desing da Faculdade Senac, o momento serviu para colocar os alunos da instituição como protagonistas e ouvi-los. “O aluno egresso, no caso, aquele aluno que já está no mercado de trabalho, e que passou pelo Senac, viu toda a sua vivência, mas que volta para casa, está aqui no congresso, para ter um momento de fala do que ele está vivendo no mercado. Não só como o que aprendeu no Senac, que está colocando em prática, mas o que ele está buscando como inovação para os desafios do mercado dele” explica Daniela. 

    Segundo a coordenadora, o seu papel, junto da professora Clarice Fraga, que dividiram a mediação da roda de conversa, foi mostrar o quanto que a instituição  coloca em prática as informações que esse ex-aluno traz para a gestão, que segundo ela é de grande valor, pois ajudará a  construir as próximas práticas pedagógicas que atendam o mercado de trabalho. “Então, por que não abrir o espaço para ouvir esse egresso, para ver se ele está realmente sendo bem preparado para chegar ao mercado de trabalho, que aí envolve até as nossas marcas formativas, com um senso de colaboração, porque eles estão empreendendo, eles têm uma veia do empreendedorismo. Com isso, precisamos por sua vez, olhar para aqueles que estão na casa ainda, e buscar neles esse potencial, através das marcas formativas, para quando ele for egresso, ele chegar numa condição melhor no mercado. Então, essa foi a proposta, ouvi-los para mostrar que existe sim essa parceria Senac e o aluno egresso. Por isso nós temos a COPEG, por isso nós temos todo o acompanhamento pós formação, coisas que são importantes para nossas práticas acadêmicas.” – afirmou a Daniela Oliveira. 

    Para os sócios, Maira Elisabeth e Charles de Assis, fundadores do Koletivo Gastrô e ex-alunos do Sesc, afirma que o momento no CITE, além de ser um convite especial para ambos, também os aproximam ainda mais da instituição. “Nós do Koletivo Gastrô nos sentimos muito honrados, somos egressos da faculdade e pudemos trazer a nossa experiência em relação à nossa faixa etária, a diferença de idade e como isso de certa forma interfere dentro da sociedade, que no nosso caso é mais uma parceria do que uma sociedade, e também para mostrar a nossa experiência enquanto ex-alunos do SENAC dentro do nosso trabalho, e trazer essa experiência dentro desse congresso foi muito bom porque eu espero que sirva de motor propulsor para quem estava presente e que possa agregar uma vez que essas experiências tanto etárias quanto de parceria, elas foram extremamente benéficas no nosso caso.” afirma  Maira Elisabeth.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar