Realizado pela CNC em parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, o evento mobilizou 37 unidades do Sesc e do Senac com ações culturais, de saúde e capacitação entre 11 e 18 de maio, promovendo cidadania e valorização do comércio em Pernambuco.
A maior mobilização integrada do Sistema Comércio no Brasil em Pernambuco comemora o impacto no estado após oito dias de atividades. A Semana S do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, promovida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE e sindicatos empresariais, levou cidadania, cultura, saúde, capacitação e inovação a 19 cidades do estado entre os dias 11 e 18 de maio. O evento marcou os 80 anos da CNC e contou com 341 atividades gratuitas voltadas à população e ao setor empresarial, registrando 11.446 mil inscrições e 36.863 mil atendimentos ofertados pelo Sesc e Senac.
As cidades participantes incluíram Araripina, Arcoverde, Belo Jardim, Bodocó, Buíque, Caruaru, Floresta, Garanhuns, Goiana, Paulista, Petrolina, São Lourenço da Mata, Serra Talhada, Sirinhaém, Surubim, Triunfo e Vitória de Santo Antão, onde as ações foram realizadas nas unidades do Sesc e do Senac. Em Olinda e Recife, a programação ocorreu em locais externos às unidades. A programação contou com oficinas, atendimentos de saúde, ações culturais, atividades esportivas, orientação jurídica, capacitações profissionais, feiras criativas e shows.
Um dos destaques da programação foi o CNC Innovation Day, realizado no Recife Expo Center, no dia 16 de maio, que reuniu cerca de 400 empresários e autoridades pernambucanas para um dia de imersão em tendências, tecnologia e gestão no comércio. O evento contou com palestras como “Protagonismo nos Negócios: Como Aplicar as Chances de Sucesso num Mercado em Inovação”, com o publicitário e especialista em inovação Walter Longo; “Tendências do Varejo Mundial”, com o doutor em Economia pela Unicamp Fábio Oliveira; e “Gestão Exponencial: Potencialize seus Resultados com Inteligência Artificial”, ministrada pelo especialista em inovação e criador do Conecta Recife, Rafael Figueiredo. Além das palestras, o encontro incluiu uma mostra de soluções desenvolvidas por startups e empresas locais, reforçando o compromisso do Sistema Comércio Pernambuco com o fortalecimento do ecossistema de negócios locais.
O Innovation Day contou ainda com a presença da diretoria e dos conselheiros do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, dos presidentes de sindicatos empresariais, da Governadora em Exercício de Pernambuco, Priscila Krause, do deputado estadual Mário Ricardo, representando a Assembleia Legislativa de Pernambuco, do vereador licenciado e atual secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho, autor do Projeto de Lei que instituiu o dia 16 de maio como “Dia S de Valorização e Reconhecimento do Sesc e do Senac”, além de diversos outros políticos. “O CNC Innovation Day proporcionou um espaço importante para a troca de experiências e o fortalecimento do comércio em Pernambuco. Eventos como esse são essenciais para que empresários possam se preparar para os desafios e oportunidades do mercado atual. Nossa alegria e orgulho foram ainda maiores na realização desse evento porque o Dia S nasceu aqui, no Recife, inspirando outros estados. Meu agradecimento especial ao Parlamentar Amigo do Comércio Marco Aurélio Filho pela parceria e reconhecimento. Com o seu Projeto de Lei, o primeiro do Brasil, foi possível estar vivendo esse momento histórico”, avaliou Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE.
Durante a abertura do evento, Priscila Krause, Governadora de Pernambuco em exercício, ressaltou o esforço do governo estadual em manter um diálogo transparente com as entidades representativas do setor produtivo na reformulação da política tributária de Pernambuco. Ela também destacou a importância da atuação conjunta com o Sistema S, em especial o Senac, para a qualificação profissional e a geração de oportunidades. “As parcerias com o Sistema S são estratégicas para atrair a população para o mercado de trabalho. O Senac, por exemplo, executa parte significativa do Qualifica PE, com 15 cursos profissionalizantes e mais de 25 mil vagas para pessoas de diferentes faixas etárias e grupos vulneráveis, como mulheres, populações originárias, população LGBTQIA+, quilombolas e jovens que não estudam nem trabalham”. Completando, afirmou que: “A maneira mais eficiente de atrair essas pessoas para o sistema educacional e o mercado de trabalho é com quem mais entende de profissionalização e das tendências do mercado. É por isso que estabelecemos essa parceria com vocês”.
Em seu discurso, Marco Aurélio Filho fez questão de ressaltar o impacto do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac não só no cenário socioeconômico do estado, mas principalmente transformando vidas com educação profissional de qualidade e bem estar social para o trabalhador do comércio e a sociedade como um todo. “É preciso valorizar e reconhecer entidades como a Fecomércio, o Sesc e o Senac, que prestam excelentes serviços à população e tudo isso com investimentos diretos dos empresários, grandes mantenedores desse Sistema que eu tenho orgulho de ser amigo e parceiro. Quem ganha é o povo do Recife, de Pernambuco e do Brasil”, afirmou o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife.
As fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife durante a semana levaram ao cancelamento dos shows previstos para Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Por orientação das prefeituras, os eventos foram suspensos como medida de segurança para o público, artistas e equipes envolvidas. Em Olinda, foram cancelados os shows da Banda Mini Rock, Maestro Spok com Almir Rouche, Nonô Germano, Nena Queiroga e Marrom Brasileiro, e Vanessa da Mata, todos na Praça do Carmo. Já em Jaboatão dos Guararapes, na orla de Piedade, além dos shows de Limão com Mel e Priscila Senna, Mari Bigio e o espetáculo “Crescer e Aprender”, com o Mundo Bita, a programação prevista para o domingo (18) também sofreu com o cancelamento.
No entanto, devido à melhora nas condições climáticas no sábado (17), as atividades da Semana S foram parcialmente retomadas em Olinda, no início da tarde, com ações na Praça do Carmo e entorno. A programação incluiu a “Maior Galinhada de Pernambuco”, que foi preparada com 1,5 toneladas de alimentos, sendo 450 kg só de frango, e 30 paelheiras. O público experimentou e se deliciou com o tempero de 60 chefs renomados chefs, entre eles o ex-aluno do Senac-PE César Santos, que liderou a ação, servindo cerca de quatro mil refeições. O público também participou de oficinas criativas de poesia visual, encadernação artesanal, graffiti e produção de vídeo, além de ações de saúde e bem-estar, massagens e atendimentos do OdontoSesc. Espaços de lazer com brinquedos, jogos educativos e oficinas culturais animaram o público infantil e familiar, enquanto a feira de economia criativa reuniu expositores de moda, arte e gastronomia sustentável. Uma homenagem ao mestre da xilogravura J. Borges contou com exposição, oficina e performance do artista Pablo Borges.
Durante a Semana S, foram inauguradas duas das três novas unidades móveis do Senac. As novas carretas-escolas receberam investimentos de quase R$ 4 milhões e permitem a formação dos estudantes com a mesma qualidade e recursos dos cursos realizados nas sedes da instituição. Elas possuem equipamentos modernos, como cortador a laser e impressora 3D, no caso das duas Smart Labs; e coifa de bancada automática e forno combinado, na carreta de gastronomia. Todas contam com tecnologia de extensão do ambiente, que aumenta da área útil interna das unidades móveis de 35m² para 57,5m².
Além disso, no segmento de carreiras, foram disponibilizadas consultorias sobre como ter sucesso em uma entrevista de emprego, como construir um currículo e como utilizar o whatsapp profissional. Houve ainda ensino de inglês com óculos virtual, entre outros.
Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, reconheceu o desafio de realizar um evento dessa magnitude, com atividades em 19 cidades e 37 unidades mobilizadas, envolvendo funcionários e parceiros. “Parabenizo a Confederação Nacional do Comércio e os colaboradores do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE pela iniciativa, que reforça o compromisso com a interiorização das ações e o fortalecimento do comércio, serviços e turismo como pilares estratégicos para o desenvolvimento econômico e social de Pernambuco”, afirmou.
Bernardo ainda ressaltou que, apesar dos imprevistos causados pelo mau tempo na Região Metropolitana do Recife, a união de esforços de toda a equipe do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE foi fundamental para viabilizar a realização das ações, ainda que parcialmente, sempre priorizando a segurança da população. Segundo o presidente, “priorizar a segurança da população foi essencial para que, mesmo com o impacto das chuvas, pudéssemos cumprir o principal propósito da Semana S, que é promover cidadania, conhecimento e valorização do comércio em todas as regiões do estado”.
Sustentabilidade e solidariedade
A Semana S também teve foco em sustentabilidade por meio de inúmeras ações. Um dos destaques foi o estande Comércio Consciente, que ofereceu oficinas práticas voltadas para o reaproveitamento de materiais, criação de hortas em garrafas PET e aproveitamento integral dos alimentos e técnicas para reduzir desperdício.
Outro diferencial foi a estrutura do evento, em que foi adotada uma gestão eficiente de equipamentos audiovisuais, iluminação e ventilação naturais. A cultura popular também foi valorizada com apresentações artísticas de inúmeros grupos locais.
A solidariedade também foi pauta do evento, por meio do Sesc Mesa Brasil, maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina de combate à fome e ao desperdício. O público foi convidado a somar nessa rede de solidariedade, totalizando mais de 1,5 tonelada de alimentos doados durante a iniciativa.