Terrários são miniaturas de jardins que simulam um ecossistema para as plantas e, geralmente, são criados em recipientes transparentes. Além de proporcionar um embelezamento ao ambiente, a prática também estimula a adoção de espaços verdes, que são produzidos manualmente. Essa foi a principal aposta da oficina “Terrários: ecossistemas em miniatura”, conduzida pela palestrante e professora de Biologia do Mediotec Senac, Letícia Santos.
A capacitação permitiu que os participantes pudessem criar seus próprios terrários com uma adaptação estratégica que levasse em conta a necessidade da planta utilizada no vaso. Na ocasião, foram trabalhados os cactos e as suculentas. A proposta da atividade envolveu também materiais recicláveis e de baixo custo para a produção dos arranjos, compreendendo a necessidade de incluir a sustentabilidade e manejo consciente dos recursos durante práticas de paisagismo.
Outro aspecto trabalhado no encontro diz respeito à oportunidade de empreender por meio da criação de terrários ou outros arranjos. A palestrante destaca que “se você entende a base de produzir um terrário, mesmo que com materiais de baixo custo, como os que utilizamos hoje aqui, é possível trazer sofisticação e aprofundar a produção para tornar isso um negócio.”
Entre areia, garrafas pet e muitas mudas pequenas, os participantes puderam aproveitar a criação consciente e organizada de espaços verdes, explorando conceitos de profundidade, ideais para o paisagismo, bem como altura e textura das plantas.
Stefany Lima, que participou da oficina e trabalha com educação ambiental, vê a oportunidade como “fundamental, porque além da experiência física, do tato, de montar, a gente também compreende e desenvolve consciência e sensibilização para preservar o meio ambiente.”