Faculdade Senac e Porto Digital iniciam duas turmas de graduação gratuita

    PróximoAnterior
    Bernardo Peixoto abre aula magna de curso

    Faculdade Senac e Porto Digital iniciam duas turmas de graduação gratuita

    Aula magna do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas aconteceu hoje (9), no Recife.

    Fruto da parceria entre a Faculdade Senac Pernambuco e o Porto Digital, um dos maiores parques tecnológicos do País, duas turmas do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas participaram, hoje (9/03), da aula magna de início da graduação, no Recife. Sessenta jovens de baixa renda, terão formação gratuita durante todo o curso superior e a garantia de empregabilidade nas empresas embarcadas no Porto Digital, caso atendam alguns critérios como desempenho acadêmico, entre outros.

    O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Bernardo Peixoto, deu as boas-vindas aos estudantes, destacando a importância da iniciativa para a transformação social e econômica dos jovens: “A gente fica muito feliz em poder contribuir com a formação profissional de vocês, porque vocês são o futuro do nosso país e o Brasil precisa de pessoas capacitadas para se desenvolver”.

    Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado de Pernambuco, Aluísio Lessa, a área de Tecnologia da Comunicação e Informação ainda é carente na formação de pessoas, um desafio não só estadual, mas nacional. “Esta turma está iniciando um caminho num momento de fragilidade econômica e começar dentro de uma estrutura como a do Senac é um passo importante, que o Governo de Pernambuco vem aqui para aplaudir. O Porto Digital tem mais de 320 empresas, com quase 3500 vagas e não tem gente preparada para assumir estes empregos. É um problema global e vocês contam com a qualidade reconhecida que a Faculdade Senac tem”, pontuou. 

    O secretário estadual de Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, também esteve presente. Ele mencionou como o Senac é parceiro da pasta em diversos projetos e programas de qualificação e acredita que esta ação conjunta com o parque tecnológico só trará benefícios para os alunos e para toda a sociedade: “sou testemunha do bom trabalho que o Senac faz, através dos seus cursos, para muitas pessoas”.

    Encerrando o encontro, o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, fez uma apresentação mostrando como é a estrutura do parque, as principais empresas, o cenário do mercado de TIC local e explicou como o projeto vai atender às necessidades de mão-de-obra. “Trabalhar em conjunto faz toda a diferença. Com esta parceria, vamos resolver os nossos problemas e contribuir com a inclusão social de 60 famílias”.

    Uma delas será a de Kathlyn Letícia, de 17 anos, uma das alunas selecionadas no edital. Com grande expectativa, ela decidiu participar do projeto por gostar da área e sempre buscar aprender mais. “É uma área de trabalho muito ampla, que não tem muitas pessoas formadas. Quero poder dar o melhor de mim, quero ser uma das mulheres nesse meio e que, através de mim, outras venham entrar nesse mercado e mais pessoas queiram atuar”, disse.

    Victor Matheus, de 22 anos, confia na instituição e vê a seleção para a graduação como uma mudança. “Foi um divisor de águas na minha vida e vejo nessa parceria entre Senac e Porto digital, uma nova expectativa e só encheu meus olhos. Já fui aluno de curso técnico do Sistema S, então, sei que é o melhor possível. O Senac é capaz de trazer o que eu quero pra minha vida profissional”, contou.

    A aula magna contou ainda com as presenças do cientista-chefe do Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas de Pernambuco (Parqtel), Carmelo Filho; da gerente de pessoas do Porto Digital, Marcela Valença; da diretora regional do Senac Pernambuco, Valéria Peregrino; do diretor da Faculdade Senac, Carlos Calado, e de outros diretores da instituição; além de alunos de outras turmas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de professores da Faculdade.

    PróximoAnterior