Pernambuco recebe programa de qualificação de empresas para exportação

    PróximoAnterior

    Pernambuco recebe programa de qualificação de empresas para exportação

    A iniciativa é uma parceria pioneira entre a Apex-Brasil e o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE

    O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), que capacita empresas brasileiras para o processo de exportação de produtos e serviços de forma planejada e segura chega a Pernambuco e Alagoas através de parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, que, como executor, conta com um orçamento de R$ 1,5 milhão. O objetivo é qualificar 150 empresas pernambucanas e 25 alagoanas até 2023. Das atendidas em Pernambuco, ao menos 50 serão voltadas para o setor de serviços, sendo as demais produtoras de bens e dos mais variados segmentos.

    Para marcar o início da parceria, no dia 10 de junho (quinta-feira), no gabinete da presidência da Casa do Comércio, aconteceu o lançamento do programa. Estiveram presentes o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto; Sérgio Ferreira, Representante Regional da Apex-Brasil para a Região Nordeste; a chefe de gabinete da Fecomércio, Cleide Pimentel; o diretor regional do Senac PE, Regivan Dantas; o diretor da Faculdade Senac PE, Carlos Calado, e a gerente de Novos Projetos do Senac PE, Peggy Corte Real.

    O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, comemora: “Celebramos a parceria pioneira com a Apex-Brasil e esperamos um crescimento do comércio exterior nos Estados. Fomos selecionados através de um processo criterioso, nos destacamos pela nossa missão institucional e expertise na capacitação, com o Senac como entidade executora do PEIEX. Outro ponto bastante positivo para o Sistema Fecomércio ganhar essa concorrência foram as missões empresariais realizadas pela entidade, desde 1996, a países de todos os continentes, onde promovemos rodadas de negócios, seminários de divulgação do Nordeste, visitas técnicas a empresas públicas e privadas e prospecção de parcerias institucionais”, diz Peixoto. 

    A Apex-Brasil executa o PEIEX em várias regiões do território nacional desde 2008 em parceria com instituições de ensino superior, parques tecnológicos, Federações, entre outros. A parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE é pioneira no Brasil. “O Sistema Fecomércio tem uma grande capilaridade entre as empresas dos dois Estados e com isso acreditamos que o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) alcançará exatamente o público a que é destinado: os empresários da região. Estamos muito empolgados com essa parceria com o Sistema Fecomércio, instituição conhecida e respeitada nas regiões”, afirma a Deborah Rossoni, gerente de Competitividade e Ensino da Apex-Brasil.

    NÚCLEO OPERACIONAL PEIEX

    m o convênio estabelecido entre as instituições, a equipe para compor o Núcleo Operacional PEIEX será selecionada através de edital de licitação para contratação destes profissionais. As vagas são para monitor e técnico, em Pernambuco e Alagoas. “Entraremos no processo de capacitação da equipe técnica. A previsão é de que o lançamento do programa aconteça após o treinamento, em setembro. Para participação no PEIEX serão selecionadas as empresas que tenham potencial e objetivo de implementar a exportação nas suas atividades”, explica a gerente de Novos Negócios do Senac-PE, Peggy Corte Real. O edital para contratação para equipe do Núcleo Operacional PEIEX pode ser conferido AQUI

    As empresas que têm interesse em receber a capacitação podem realizar um pré-cadastro aqui . O trabalho só inicia em setembro e haverá uma seleção dos participantes.

    PróximoAnterior