Alunos da Faculdade Senac conquistam 3º lugar no Hackathon Suape com solução para logística portuária

    Anterior

    Alunos da Faculdade Senac conquistam 3º lugar no Hackathon Suape com solução para logística portuária

    A equipe Suape Control, composta por alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Senac Recife, conquistou o 3º lugar no Hackathon Suape 2025, com o desenvolvimento da plataforma Suapi voltada à modernização da coleta e gestão de dados logísticos no Porto de Suape. O evento foi promovido pelo Complexo Industrial Portuário de Suape, em parceria com o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) do Senac Pernambuco, e desafiou os participantes a criar soluções inovadoras para problemas reais das áreas de logística e sustentabilidade.

    Durante os dias 22, 23 e 24 de julho, os competidores trabalharam em equipe para propor soluções para dois grandes desafios: gestão de resíduos sólidos com foco em economia circular e otimização da logística de veículos nos pátios do complexo. A Suape Control escolheu o segundo tema e se destacou com uma proposta de monitoramento em tempo real da entrada e saída de veículos, promovendo maior eficiência na gestão de dados logísticos do Porto.

    “A nossa solução foi criar uma plataforma que conecta os três pátios de Suape, integrando informações e bancos de dados necessários para o dia a dia de trabalho em um dos maiores complexos portuários do Norte e Nordeste. Ser reconhecido entre tantas instituições foi gigante para o nosso grupo. Mais importante ainda é poder fazer parte de uma instituição como o Senac, que nos apoia e incentiva a pensar em inovação”, comentou Jairo Marinho, um dos integrantes do time e CEO de uma startup incubada na i.de.i.a.S (Incubadora para o Desenvolvimento de Inovação e Aceleração do Senac).

    A equipe premiada também foi composta pelos estudantes Mateus Henrique, Marconi Ferreira e Manoel Rodrigues, da Faculdade Senac Recife, além de Rogério Alencar, convidado externo que contribuiu com a proposta. O grupo recebeu R$ 2 mil em premiação e foi elogiado pela banca avaliadora pelo domínio técnico e pela viabilidade da solução proposta.

    “Esse foi o meu primeiro Hackathon e uma experiência imersiva muito gratificante. Aprendi muito sobre trabalho em equipe e sobre como solucionar problemas de uma empresa com agilidade e criatividade. Com certeza participarei de outras oportunidades como essa”, relatou Manoel Rodrigues, estudante do 3º período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

    Além dos alunos da Faculdade Senac, o Hackathon também contou com a participação de estudantes do Mediotec e empreendedores com projetos incubados na própria i.de.i.a.S.

     

    Anterior

    Accessibility Toolbar